A Porsche apresentou ao público um dos projetos mais ambiciosos de sua história recente: o 911 Speedster Sonderwunsch, desenvolvido através do programa Factory One-Off, parte do renomado Sonderwunsch. Esse modelo exclusivo foi criado para o designer Luca Trazzi, um colecionador apaixonado por Speedsters. Com uma trajetória que remonta a 1954, os Speedsters da Porsche sempre foram sinônimo de prazer de dirigir, combinando o estilo clássico com a performance esportiva.
O projeto de Trazzi, que levou mais de três anos para ser concluído, é um exemplo claro de como a Porsche permite que seus clientes participem ativamente do processo criativo e técnico de desenvolvimento de seus veículos. A versão do 911 Speedster baseada na geração 993, inédita até então, foi personalizada em praticamente todos os detalhes, desde o design externo até os componentes mecânicos. O resultado é um carro único, que será uma das principais atrações da Monterey Car Week de 2024, na Califórnia.
O processo de criação do 911 Speedster Sonderwunsch teve início quando Luca Trazzi, designer italiano com uma vasta coleção de Speedsters, decidiu completar sua linha com um modelo da geração 993, até então inexistente. A Porsche não ofereceu oficialmente um 911 Speedster durante a quarta geração do modelo, que compreende os anos 1993 a 1998. No entanto, com o programa Sonderwunsch, Trazzi teve a oportunidade de transformar seu sonho em realidade.
A inspiração de Trazzi veio dos modelos anteriores do Speedster, especialmente o Speedster 1600 Super de 1955, que ele adquiriu após muito esforço pessoal. Apaixonado pela simplicidade e pureza de design dos Speedsters, ele apresentou sua visão para a equipe da Porsche, levando consigo um livro de esboços e desenhos que expressavam detalhadamente sua ideia de como o 993 Speedster deveria ser.
A partir desse ponto, o processo de criação foi conjunto. Trazzi trabalhou diretamente com os especialistas da Porsche, participando de reuniões e tomando decisões cruciais sobre o design e os aspectos técnicos do carro. Esse nível de envolvimento é um dos diferenciais do programa Sonderwunsch, que permite que o cliente seja, em essência, parte da equipe de desenvolvimento. Ao longo dos três anos de projeto, Trazzi visitou a fábrica da Porsche diversas vezes, acompanhando de perto o progresso de seu 911 Speedster personalizado.
O programa Sonderwunsch da Porsche, relançado recentemente, tem suas raízes no final dos anos 1970. Ele oferece aos clientes a possibilidade de co-criar carros completamente individualizados, seja a partir de modelos clássicos ou modernos da Porsche. O conceito Factory One-Off é o nível mais exclusivo de personalização dentro do programa, onde o cliente tem a oportunidade de participar ativamente em todas as fases do desenvolvimento de seu carro, desde a concepção inicial até a construção final.
O processo de criação de um Factory One-Off segue três etapas principais. A primeira etapa envolve o desenvolvimento da ideia do cliente, que é apresentado a um consultor da Porsche no centro da marca. Caso a ideia seja considerada viável pelos especialistas da Porsche, o cliente é convidado a participar de uma reunião de projeto, onde suas ideias são discutidas e refinadas junto aos designers e engenheiros da empresa.
A segunda etapa é a fase de concepção, onde os detalhes técnicos e de design são trabalhados em conjunto com o cliente. O carro começa a ganhar forma, e o cliente participa de visitas à fábrica e de discussões sobre cada aspecto do projeto. Durante essa fase, a Porsche pode chamar especialistas de diferentes áreas, incluindo design, engenharia e desenvolvimento, para garantir que cada detalhe do carro atenda às expectativas do cliente.
A terceira e última etapa é a construção do carro. Esse processo é realizado de forma totalmente manual, com os melhores artesãos e mecânicos da Porsche trabalhando para transformar a visão do cliente em realidade. Durante toda a construção, o cliente continua envolvido, visitando a fábrica e acompanhando de perto o progresso do carro.
O 911 Speedster Sonderwunsch de Luca Trazzi é um carro que combina elementos clássicos do design dos Speedsters anteriores com inovações modernas. O modelo é baseado em um 911 Carrera Cabriolet (993) de 1994, com diversas modificações tanto no exterior quanto na parte mecânica. A característica mais marcante do Speedster é o para-brisa rebaixado, que foi completamente redesenhado para este modelo, mantendo o espírito dos Speedsters anteriores, mas com um toque contemporâneo.
Outra característica importante do design é a tampa traseira, que também foi personalizada para o carro. A tampa combina formas côncavas e convexas, exigindo um alto nível de trabalho técnico e estético para garantir que se harmonizasse com o restante da carroceria. Além disso, o carro possui espelhos laterais cônicos no estilo dos esportivos da década de 1960, além de luzes diurnas de quatro pontos, uma referência aos modelos mais recentes da Porsche.
O carro é pintado na cor exclusiva “Amarelo Otto”, desenvolvida especialmente para Trazzi e nomeada em homenagem a seu cachorro. A tonalidade vibrante contrasta com as rodas pretas de 18 polegadas no design Turbo, que possuem um filete amarelo ao redor das bordas. Outros elementos de design incluem maçanetas pretas e saias laterais retiradas do 911 Turbo (993). A combinação de componentes clássicos e modernos dá ao carro uma aparência única, esportiva e fiel à linhagem dos Speedsters.
O interior do 911 Speedster Sonderwunsch é uma verdadeira obra de arte artesanal, combinando luxo e funcionalidade. O carro é revestido em couro preto com costuras amarelas, um detalhe que se repete nos assentos, cujo design quadriculado preto e amarelo é o ponto focal do interior. O padrão quadriculado, inspirado em modelos clássicos, foi cuidadosamente costurado à mão, e o mesmo design foi aplicado ao compartimento de bagagem dianteiro e à capa do carro.
Os encostos de cabeça trazem o logotipo do Speedster bordado, enquanto elementos de carbono no painel, console central, alavanca de freio de mão e de câmbio adicionam um toque moderno e tecnológico ao design. Pela primeira vez em um 911 da geração 993, as soleiras das portas são iluminadas, com a inscrição “Amarelo Otto” destacando a exclusividade do carro.
No quesito tecnologia, o carro é equipado com o Porsche Classic Communication Management (PCCM), que inclui sistemas de navegação e suporte a Apple CarPlay. Esses sistemas foram retrofitted especialmente para o modelo, garantindo que o 911 Speedster de Trazzi ofereça uma experiência de direção moderna sem comprometer a autenticidade clássica do design.
O 911 Speedster Sonderwunsch não é apenas uma obra de arte em termos de design; sua performance também é digna de um verdadeiro carro esportivo. O modelo é equipado com o motor boxer de seis cilindros do 911 Carrera RS (993), que, na época, era o motor mais potente disponível na linha 993. Com 3,8 litros de cilindrada e uma potência de 300 cv, o motor oferece uma performance robusta, garantindo que o carro tenha uma condução esportiva e ágil.
Além do motor, o carro possui um chassi modificado e sistemas de direção e freios atualizados, todos retirados do Carrera RS. Esses componentes, combinados com a leveza da carroceria e o design aerodinâmico, fazem do 911 Speedster Sonderwunsch um carro excepcional em termos de desempenho, com aceleração rápida e alta estabilidade nas curvas.
A história do Porsche Speedster começou em 1954, com o lançamento do Porsche 356 Speedster. Desde então, o modelo passou por diversas evoluções, sempre mantendo sua essência: oferecer uma experiência de direção ao ar livre com foco na performance esportiva. O Speedster tornou-se um dos modelos mais icônicos da Porsche, especialmente entre colecionadores e entusiastas da marca.
No entanto, durante a quarta geração do 911, o modelo 993, não houve um Speedster regular na linha de produção. Apenas dois exemplares únicos foram construídos: um para Ferdinand Alexander Porsche, em 1995, e outro para o ator americano Jerry Seinfeld, em 2001. O modelo de Luca Trazzi, portanto, é o terceiro Speedster baseado no 993, tornando-o uma peça rara e exclusiva na história da Porsche.
Fonte: Porsche.