O Porsche 911 Targa 4 GTS consegue unir em si mesmo duas características que à primeira vista parecem opostas, aliar o luxo – e que luxo – à esportividade – e que esportividade. Claro que isso tem um custo, e é bem alto.
O preço base do Porsche 911 Targa 4 GTS é de R$ 765.900, mas esse valor pode subir bastante se o comprador decidir, por exemplo escolher uma pintura customizada, a qual pode passar de 50 mil reais.
A motorização do modelo impressiona qualquer um. Com o motor 3.0 de 6 cilindros, capaz de gerar 450 cv de potência e um torque máximo de até 550 Nm entre 2.150 e 5.00 rpm, é fácil compreender que ele não desagrada.
Para completar essa bela configuração o 911 Targa 4 GTS conta com o câmbio de 7 velocidades, que pode ser manual ou automático, além da tecnologia Porsche Doppelkupplung, exclusiva da marca.
A opção de câmbio manual ou automático, sendo que ambos estão na mesma categoria de qualidade e oferecem a mesma quantidade de marcha é um dos diferenciais do 911 Targa 4 GTS. Poucos são os modelos que oferecem essas duas opções no mesmo nível de qualidade.
É importante ressaltar que na opção manual o curso da alavanca é mais curto que o comum dos carros, de modo que a esportividade longe de diminuir só aumenta. Os encaixes são precisos, perfeitos, e não oferecem qualquer dificuldade ao piloto.
O Porsche Doppelkupplung é um sistema de dupla embreagem que permite a troca de marchas de forma tão rápida que o aproveitamento da energia cinética gerada pelo propulsor é aproveitada integralmente. Além disso, a suavidade das trocas garante o maior conforto e prazer ao dirigir.
A função Start Stop é um elemento importante de motorização, já que impacta positiva e eficazmente na economia de combustível. Sempre que o veículo está numa velocidade inferior a 7 km/h o motor é desligado, e assim permanece até que o acelerador seja acionado. Se pensarmos nas grandes cidades onde o trânsito muitas vezes está mais parado do que em movimento, a diferença de emissão de poluentes é enorme.
O Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é um sistema que controla a distribuição de torque entre as rodas, de forma individual, de maneira a auxiliar o condutor a não perder o controle do veículo em manobras de alta velocidade.
O Porsche Active Suspension Management (PASM) é o sistema que controla a reação, bem como sua intensidade, de cada uma das suspensões de modo a oferecer mais conforto aos ocupantes e mais estabilidade ao veículo a todo momento. O sistema consegue identificar o estilo de pilotagem de cada motorista.
O Porsche Stability Management (PSM) é o sistema que monitora continuamente a velocidade do veículo, o sentido da direção e a inclinação lateral, e aciona de forma proporcional o freio de cada roda para proporcionar mais estabilidade na realização de curvas e manobras em alta velocidade.
O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) é o sistema de monitora as reações do chassi em cada manobra e ajuda a minimizar a inclinação lateral de modo a evitar, por exemplo, o capotamento. Além disso, propicia mais conforto aos ocupantes.
O pacote Porsche Sport Chrono é um pacote que contém um conjunto de 4 modos de condução, sendo eles: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Também conta com a função Sport Response, que quando ativada dá mais energia ao motor por cerca de 20 segundos (a contagem regressiva aparece no painel de instrumentos).
O pacote ainda abria a função Launch Control que melhora as condições e respostas do veículo em largadas, dando vantagem sobre a concorrência e evita a derrapagem. O aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) também está incluído, ele permite monitorar certas funções do veículo, cronometrar e compartilhar os tempos das voltas.
O sistema de direção do eixo traseiro é uma das novidades da tecnologia automobilística e disponível em pouquíssimos modelos até o momento. O sistema permite que as rodas traseiras virem de forma suave para facilitar certas manobras.
Quando o veículo se encontra em alta velocidade, as rodas traseiras viram no mesmo sentido das rodas dianteiras. Isso faz com que o carro seja “atraído” para o sentido da curva, de modo a evitar que o veículo saia da trajetória mesmo se estiver muito rápido.
Contudo, se o veículo estiver em velocidade baixa, as rodas traseiras viram no sentido contrário às dianteiras, aumentando o ângulo de esterço e permitindo a realização de manobras num espaço menor. Por exemplo, seria muito mais fácil estacionar com esse sistema.
Pensado especialmente para competições, a marca oferece o sistema de freios Porsche Ceramic Composite Brake. Como o nome diz, ele é constituído de cerâmica em parte, fator que diminui em até 50% o peso total do sistema de freio, mas que sobretudo oferece mais eficiência e precisão nas paradas, e ainda evita o superaquecimento. Está
composto por discos de 410 mm na frente e de 390 mm na traseira, com pinça de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira.