Porsche 911 Targa 4S traz as maiores qualidades de um esportivo

O Porsche 911 Targa 4S traz todas as maiores qualidades que se pode esperar de um verdadeiro esportivo, muito luxo, tecnologia de ponta, segurança e conforto, sem falar em sua incrível motorização. Mas o preço a ser pago por isso é bem elevado.

Carros
3 semanas atrás
Porsche 911 Targa 4S traz as maiores qualidades de um esportivo

Qual o preço do Porsche 911 Targa 4S?

O preço base do Porsche 911 Targa 4S é de R$ 745.000, aproximadamente. Claro que esse valor poderá subir muito se o comprador quiser adicionar itens de customização, como a pintura personalizada que pode passar dos 50 mil reais.

Motorização

A motorização do Porsche 911 Targa 4S é um dos atrativos do modelo. Composta pelo motor 3.0 de 6 cilindros, capaz de gerar até 420 cv de potência e um torque máximo de 500 Nm entre 1.700 e 5.000 rpm. Sua tração integral é um dos fatores que permite tanta potência, uma vez que o esforço de impulso é distribuído nas quatro rodas.

Porsche 911 Targa 4S
Porsche 911 Targa 4S

Aliada a esse motor impressionante está a transmissão de 7 velocidades que pode ser tanto automática quanto manual, ambas com a tecnologia Porsche Doppelkupplung que proporciona trocas muito rápidas, garantindo a total eficiência do motor.

Câmbio manual ou automático

O câmbio, como se disse acima, pode ser automático ou manual. Caso o comprador opte pela segunda opção, terá sob seu comando uma alavanca de curso curto com encaixes extremamente precisos, que proporcionará trocas ágeis, deixando a condução extremamente esportiva e competitiva, além de dar ao piloto o controle absoluto do veículo.

Porsche 911 Targa 4S
Porsche 911 Targa 4S

Sistema Porsche Doppelkupplung

O sistema de Porsche Doppelkupplung refere-se à dupla embreagem que equipa os modelos mais recentes da marca. Com essa tecnologia as trocas de marcha acontecem numa velocidade tão grande que a energia cinética gerada pelo propulsor é aproveitada integralmente, o que significa, entre outras coisas, que o consumo de combustível é tem o melhor aproveitamento.

Função Start Stop

Para corroborar com a economia de combustível a motorização do 911 Targa 4S ainda conta com a função Start Stop, a qual desliga automaticamente o motor quando o veículo está numa velocidade inferior a 7 km/h, religando-o assim que o condutor aciona o acelerador. Em perímetros urbanos onde o “anda e para” é praticamente constante, a economia de combustível é significativa.

Porsche 911 Targa 4S
Porsche 911 Targa 4S

Porsche Torque Vectoring Plus

Saindo da motorização e entrando nos elementos tecnológicos do modelo, temos como um trio que trabalhando em harmonia oferece ótimas condições de segurança numa pilotagem mais esportiva.

O primeiro elemento desse trio é o Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP), sistema destinado a monitorar e agir sobre cada roda individualmente, entregando o torque exato a cada uma para que o veículo execute manobras como curvas em alta velocidade, sem perder a estabilidade nem a aderência.

Porsche Active Suspension Management

O segundo elemento é o Porsche Active Suspension Management (PASM), que faz exatamente o mesmo trabalho do sistema de torque, mas neste caso exerce sua ação sobre as suspensões do veículo, também de forma individual, balanceando a resposta exata de cada uma em todas as situações.

Porsche 911 Targa 4S
Porsche 911 Targa 4S

Graças a esse sistema a altura do veículo pôde ser reduzida em 10 mm, melhorando a aerodinâmica, o que não apenas deixa o carro mais “grudado” no chão, mas diminui o arrasto e ajuda a economizar combustível. O sistema é capaz de reconhecer o estilo de pilotagem de cada condutor e a ele se adaptar.

Porsche Stability Management

Para completar o trio temos o Porsche Stability Management (PSM), sistema que também atua no sentido de proporcionar a maior estabilidade e aderência ao solo, atuando sobre os freios, executando pequenas frenagens em cada roda individualmente para facilitar a manobra.

Para isso, ele monitora continuamente a velocidade do veículo e, através de sensores, é capaz de identificar a direção do veículo, bem como a taxa de inclinação da carroceria, e com essas dados calcula em combinação com os dois sistemas apresentados acima qual a pressão necessária de frenagem em cada roda para permitir a realização perfeita da manobra sem desviar do curso, sem perder a estabilidade nem a aderência.

Porsche Dynamic Chassis Control

Além do trio que exerce sua ação diretamente sobre as rodas, temos o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), sistema que age sobre o chassi de modo a minimizar a inclinação lateral que acontece nas curvas, oferecendo ainda mais estabilidade ao conjunto e diminuindo o balanço lateral, proporcionando mais conforto aos ocupantes mesmo em terrenos irregulares.

Porsche Sport Chrono

O Porsche Sport Chrono é um pacote que traz alguns elementos que deixam o modelo ainda mais esportivo e que já é um item de série no 911 Targa 4S. Entre os itens está o conjunto de 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Além desses modos de condução o pacote ainda traz o Sport Response, uma função que dá uma grande concentração de potência durante cerca de 20 segundos.

Outra função que faz parte do pacote é a Launch Control, que ajuda o piloto a fazer uma boa largada, dando mais força de arrancada e maior aderência dos pneus para evitar a derrapagem.

O aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) também está incluso. Ele permite monitorar algumas funções do veículo, além de poder cronometrar e compartilhar o tempo de suas voltas com os amigos e equipe técnica.

Direção do eixo traseiro

Por tudo quanto ficou visto até aqui já se pode notar que o 911 Targa 4S é um modelo bem exclusivo, e por falar em exclusividade, uma das tecnologias que será difícil encontrar em outro modelo do mesmo porte é a direção do eixo traseiro.

Com esse sistema o eixo traseiro pode direcionar ligeiramente as rodas traseiras para os lados, assim como se direcionam as dianteiras com o movimento do volante, facilitando manobras em diversas circunstâncias. Esse direcionamento acontece de forma automática, independente da intervenção do piloto.

Esse movimento do eixo traseiro acontece de duas formas distintas. Primeiro, quando o veículo está em alta velocidade e começa a realizar uma curva, as rodas traseiras se direcionam para o mesmo lado das rodas dianteiras de forma a “lançar” o carro para o sentido da curva.

Mas quando o veículo está em baixa velocidade, por exemplo manobrando numa vaga de estacionamento, as rodas traseiras viram na direção oposta das rodas dianteiras, de modo a facilitar a manobra ampliando o ângulo de esterço.

Aletas de refrigeração inteligente

As aletas de refrigeração ajudam no resfriamento do motor e trabalham de forma inteligente, ou seja, sem a intervenção do piloto. Quando os modos de condução Sport e Sport Plus são acionados elas se abrem para permitir a entrada do ar. Quando no modo Normal elas se fecham para diminuir o arrasto do vento, fazendo-o deslizar com mais facilidade sobre a carroceria, priorizando a economia de combustível.

Sistema de freio Porsche Ceramic Composite Brake

O sistema de freios Porsche Ceramic Composite Brake é um opcional que custa caro, mas que oferece uma precisão e segurança imprescindível para quem pretende participar de competições.

Ele está composto por discos de cerâmica, os quais são mais leves – cerca de 50% – e duráveis, aquecem menos e respondem muito melhor aos comandos. Na dianteira conta com discos de 410 mm com pinça de 6 pistões, e na traseira discos de 390 mm com pinça de 4 pistões.

Sistema de som de última geração

O sistema de som não fica abaixo do nível geral do veículo, podendo oferecer até 100 watts de potência. Mas a marca ainda oferece duas opções para aumentar a experiência dos ocupantes. Uma dessas opções é o sistema da BOSE com 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência e 1 amplificador no PCM.

Mas o melhor mesmo é o High-End Surround da Burmester: 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.

Ficha técnica detalhada

  • Layout do motor: traseiro
  • Número de cilindros: 6
  • Deslocamento do motor: 2.981
  • Potência (kW): 309 kW
  • Potência (cv): 420 PS
  • Torque máximo: 500 Nm entre 1.700 e 5.000 rpm
  • Tipo: Tração integral
  • Transmissão automática: Porsche Doppelkupplung (PDK) com 7 velocidades
  • Consumo urbano: 8,2 km/l
  • Consumo rodoviário: 11,0 km/l
  • Emissões de CO2: 148 g/km
  • Classe de eficiência: D
  • Eixo dianteiro: McPherson
  • Eixo traseiro: Multi-link
  • Freios com pinças fixas em monobloco de alumínio dianteiras com 6 pistões e traseiras com 4 pistões. Pinças na cor vermelha.
  • Direção: Eletromecânico
  • Controle de estabilidade: Porsche Stability Management (PSM) com ABS
  • Velocidade máxima: 301 km/h
  • Aceleração de 0 – 100 km/h: 4,2 s
  • Aceleração de 0 – 160 km/h: 9,1 s
  • Aceleração em marcha (80-120km/h): 2,5 s
  • Flexibilidade (80-120 km/h) em 5ª marcha: 5,2 s

Porsche 911 Targa 4S
Porsche 911 Targa 4S

Lista dos principais itens de série

  • Acabamento de couro macio no aro do volante, alavanca de câmbio, puxadores das portas, apoios de braço e tampa do porta-objetos do console central
  • Ar condicionado automático de 2 zonas com ajuste separado de temperatura para o condutor e passageiro dianteiro, mode de recirculação automática incluindo sensor de qualidade do ar
  • Ativação automática dos faróis incluindo iluminação ‘Welcome Home’
  • Console central ascendente com um porta-objetos aberto e outro com tampa
  • Construção leve e inteligente em alumínio e compósito de aço
  • Dois porta-copos individuais (no lado do passageiro da frente, integrado à moldura do painel)
  • Entradas de ar laterais na frente com defletores e entradas de ar adicionais (air blades)
  • Espelhos retrovisores juntos aos trilhos das portas, eletricamente ajustáveis e aquecíveis, esférico no lado do condutor
  • Espelhos retrovisores juntos aos trilhos das portas, eletricamente ajustáveis e aquecíveis, esférico no lado do condutor
  • Faróis bi-xenônio com luzes de condução diurna de 4 pontos de LED, ajuste dinâmico de amplitude do feixe luminoso e sistema de limpeza dos faróis
  • Ganchos para roupa no encosto do banco e nas colunas B (apenas modelos Coupé)
  • Inscrição “PORSCHE” e designação do modelo na traseira com acabamento cromado de alto polimento
  • Lanterna com faixa incluindo luzes de estacionamento integrais e luz de ré
  • Lanternas traseiras tridimensionais em LED com luzes de freio integrais de 4 pontos
  • Luzes em LED de leitura, orientação, ignição e do espelho interno. Também inclui iluminação do compartimento de bagagem, área dos pés, porta-luvas e luz de cortesia de saída
  • Mostradores digitais para a velocidade do veículo, indicador de marcha, hodômetro e quilometragem de viagem
  • Mostradores dos instrumentos em preto com tacômetro de cor prata
  • Spoiler traseiro de acionamento automático
  • Unidades de luzes auxiliares dianteiras e traseiras em LED com luzes de posição, e indicadores de mudança de direção
  • Vidros verdes com isolamento térmico
  • Volante esportivo (375 milímetros de diâmetro) com ajuste de profundidade e altura

Dimensões

  • Comprimento: 4.499 mm
  • Largura: 1.852 mm
  • Altura: 1.293 mm
  • Entre-eixos: 2.450 mm
  • Peso (DIN): 1.600 kg
  • Volume do porta-malas: 125 l
  • Tanque de combustível: 68 l

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?