Porsche 911 Turbo Cabriolet oferece potência e luxo

O Porsche 911 Turbo Cabriolet além de lindo, sofisticado, luxuoso e conversível, ainda é muito potente, podendo entregar até 540 cv de potência. Seu motor é excepcional, assim como a tecnologia que está empregada. Seu preço também é bastante incomum, e não passará de um sonho para muita gente.
Publicado por Alan Corrêa em Ficha técnica dia 4/05/2019

O Porsche 911 Turbo Cabriolet além de lindo, sofisticado, luxuoso e conversível, ainda é muito potente, podendo entregar até 540 cv de potência. Seu motor é excepcional, assim como a tecnologia que está empregada. Seu preço também é bastante incomum, e não passará de um sonho para muita gente.

Qual o preço do Porsche 911 Turbo Cabriolet?

O preço base do Porsche 911 Turbo Cabriolet é de R$ 1.070.000. Preço base significa que nenhum opcional está incluído, nem qualquer customização. Por exemplo, a pintura customizada passa de 50mil reais,

Motorização excepcional

Um dos destaques do modelo, claro, é a impressionante motorização com a qual está equipado. O motor 3.0 de 6 cilindros, está constituído com bloco e cabeçote de alumínio, e traz 2 turbocompressores com turbina de geometria variável, 2 intercoolers e comando de válvulas variável VarioCam Plus. Isso permite que ele gere 540 cv de potência e um torque máximo de 710 Nm entre 2.250 e 4.000 rpm.

Porsche 911 Turbo Cabriolet
Porsche 911 Turbo Cabriolet

Sistema Porsche Doppelkupplung

Aliada ao motor está a transmissão automática de 7 velocidades que conta com uma tecnologia diferenciada e exclusiva da marca: a Porsche Doppelkupplung. Trata-se de um sistema de dupla embreagem que realiza as trocas de marcha em milésimos de segundo, praticamente sem intervalo, de modo que a energia cinética gerada pelo propulsor é aproveitada integralmente.

Porsche Active Aerodynamics

Elemento que corrobora para esse aproveitamento é o Porsche Active Aerodynamics (PAA), aerofólio traseiro e spoiler dianteiro dinâmicos, que se movimentam de modo a oferecer a melhor aerodinâmica nas várias situações. A ideia é que ele ofereça a melhor downforce em altas velocidades, de modo a evitar que o carro voe.

O sistema tem 3 diferentes estágios. No primeiro os dois acessórios ficam recolhidos de modo a evitar arrasto ou mesmo serem danificados por elementos externos. No segundo estágio spoiler e aerofólio ficam a meio caminho de seu curso completo, o que acontece sempre que o veículo passa de 120 km/h. Por fim, no terceiro estágio eles ficam totalmente liberados, o que se dá quando o modo de condução Sport Plus é ativado, independente da velocidade.

Função Planar e Start Stop

A motorização fica ainda mais completa com essas duas funções: Planejar e Start Stop. Com a primeira o motor é desacoplado em certas situações de modo a evitar o efeito de freio motor, ou seja, aproveitando a energia cinética ao máximo e reduzindo o consumo de combustível.

Porsche 911 Turbo Cabriolet
Porsche 911 Turbo Cabriolet

Com a Start Stop o motor é literalmente desligado quando o veículo está numa velocidade inferior a 7 km/h, sendo religado assim que o acelerador é acionado. Isso também reduz consideravelmente o consumo de combustível, basta pensar no percentual de tempo que se fica parado no trânsito, no semáforo.

Porsche Torque Vectoring Plus

A tecnologia Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é responsável por controlar e distribuir o torque a cada uma das rodas individualmente, o que faz com base em cálculos precisos em função da direção e velocidade, por exemplo, numa curva entrega mais torque a uma do que outra roda para equilibrar a manobra.

Porsche Active Suspension Management

A tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM) age de forma semelhante, mas sobre o sistema de suspensão do modelo, adequando a reação e sua intensidade correta em cada momento, em cada manobra, de modo a oferecer mais estabilidade e conforto aos ocupantes.

Porsche Stability Management

A tecnologia Porsche Stability Management (PSM) monitora a velocidade, direção e inclinação lateral, e aciona os freios de forma individual em cada roda de modo a compensar os efeitos da manobra e ajudar o piloto a manter o veículo na trajetória desejada.

Porsche Dynamic Chassis Control

A tecnologia Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) já sai das rodas e passa para o chassi, “lendo” o que acontece com o veículo e procurando minimizar a inclinação lateral do chassi, fator que aumenta a estabilidade e o conforto dos passageiros.

Porsche Sport Chrono

O pacote Porsche Sport Chrono tra consigo elementos de alta esportividade. Um deles é o conjunto de 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Ele também traz a função Sport Response, a qual dá mais potência ao motor por cerca de 20 segundos.

Outro elemento é o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) que permite ao piloto monitorar pelo app algumas funcionalidades do veículo. Ainda permite cronometrar e compartilhar o tempo de suas voltas.

Porsche 911 Turbo Cabriolet
Porsche 911 Turbo Cabriolet

Sistema de direção do eixo traseiro e elevação do eixo dianteiro

Como se todas essas tecnologias não fossem suficientes, o modelo ainda conta com um sistema de direção do eixo traseiro e elevação do eixo dianteiro. A elevação do eixo dianteiro se dá pela ação do condutor sempre que precisar superar algum obstáculo mais alto. Acionando um comando o eixo pode subir até 40 mm, desde que o veículo esteja numa velocidade inferior a 35 km/h.

Já o direcionamento do eixo traseiro independe da intervenção humana. Quando o veículo está em alta velocidade e o volante vira para realizar uma curva o eixo traseiro vira de modo discreto as rodas traseiras de modo que a manobra fica mais precisa. Porém, quando o veículo está em baixa velocidade o eixo vira as rodas traseiras no sentido oposto ao das dianteiras para aumentar o ângulo de esterço, facilitando, por exemplo, estacionar numa vaga mais apertada.

Sistema de freio Porsche Ceramic Composite Brake

O sistema de freios, Porsche Ceramic Composite Brake, também é excepcional. Composto em parte por cerâmica, ele é cerca de 50% mais leve que o tradicional. Na dianteira conta com discos de 410 mm com pinça de 6 pistões, e na traseira discos de 390 mm com pinça de 4 pistões.

Sistema de som de última geração

Entretenimento também não será um problema. O modelo oferece duas opções excelentes de sistema de som. A primeira está composta pelo sistema da BOSE com 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência e 1 amplificador no PCM.

A segunda, muito superior, é o High-End Surround da Burmester: 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.

Ficha técnica detalhada

  • Layout do motor: traseiro
  • Número de cilindros: 6
  • Deslocamento do motor: 3.800 cm³
  • Potência (kW): 397 kW
  • Potência (cv): 540 PS
  • Torque máximo: 710 Nm entre 2.250 e 4.000 rpm
  • Consumo urbano: 7,1 km/l
  • Consumo rodoviário: 9,2 km/l
  • Emissões de CO2: 175
  • Classe de eficiência: E
  • Eixo dianteiro: McPherson strut suspension
  • Eixo traseiro: Multi-link
  • Freios: Pinças dianteiras e traseiras em monobloco de alumínio fechado com 6 pistões na frente e 4 pistões atrás. Pinças de freio na cor vermelha.
  • Direção: Eletromecânico
  • Controle de estabilidade: Porsche Stability Management (PSM) com ABS
  • Velocidade máxima: 320 km/h
  • Aceleração de 0 – 100 km/h: 3,1 s
  • Aceleração de 0 – 160 km/h: 7,1 s
  • Aceleração em marcha (80-120km/h): 2,0 s

Lista dos principais itens de série

  • Acabamento de couro macio no aro do volante e módulo do airbag na cor interior
  • Airbags de grandes dimensões para o condutor e passageiro da frente
  • Ar condicionado automático Dual Zone com ajuste separado de temperatura para o condutor e passageiro dianteiro, modo de recirculação automática incluindo sensor de qualidade do ar
  • Ativação automática dos faróis incluindo iluminação ‘Welcome Home’
  • Console central com um porta-objetos aberto e outro com tampa
  • Construção leve e inteligente em alumínio e compósito de aço
  • Direção assistida eletromecânica com relação de direção variável e gerador de impulso de direção
  • Display multifuncional incluindo pressão do turbo, utilização da potência do motor, distribuição do torque entre os eixos e longitudinal e aceleração lateral
  • Dois porta-copos individuais (no lado do passageiro da frente, integrado à moldura do painel)
  • Faróis em LED incluindo Porsche Dynamic Light System (PDLS) e luzes diurnas de 4 pontos, ajuste automático de farol, controle sensitivo de velocidade, luzes dinâmicas de curvas e sistema de lavagem dos faróis
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Função Auto start/stop e “coasting”
  • Gerenciamento Ativo de Suspensão Porsche – Porsche Active Suspension Management (PASM)
  • Gerenciamento de Estabilidade Porsche – Porsche Stability Management (PSM), incluindo ABS
  • Inscrição “PORSCHE” e designação do modelo na traseira com acabamento cromado de alto polimento
  • Interior em couro
  • Lanterna com faixa incluindo luzes de estacionamento integrais e luz de ré
  • Lanternas traseiras tridimensionais em LED com luzes de freio integrais de 4 pontos
  • Luzes em LED de leitura, orientação, ignição e do espelho interno. Também inclui iluminação do compartimento de bagagem, área dos pés, porta-luvas e luz de cortesia de saída
  • Mostradores dos instrumentos e tacômetro em preto
  • Painel de instrumentos com tacômetro central e display colorido de alta resolução de 4,6 polegadas
  • Para-choque dianteiro com entradas de ar laterais
  • Para-choque traseiro saídas de ar de refrigeração e ponteiras de escapamento integradas
  • Pinças dianteiras e traseiras em monobloco de alumínio fechado com 6 pistões na frente e 4 pistões atrás. Discos de freio com 380mm de diâmetro, internamente ventilados e perfurados, pinças de freio na cor vermelha
  • Porsche Active Aerodynamics (PAA) com spoiler dianteiro retrátil e aerofólio traseiro de 3 estágios
  • Porsche Side Impact Protection System (POSIP), que compreende elementos de proteção contra impactos laterais nas portas, airbag para o tórax integrado no reforço lateral de cada assento dianteiro, airbag de cabeça para o motorista e passageiro da frente em cada painel de porta
  • Porsche Torque Vectoring (PTV), incluindo bloqueio mecânico do diferencial traseiro, em conjunto com o PDK: Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) incluindo bloqueio do diferencial traseiro regulado eletronicamente com distribuição de torque totalmente variável
  • Spoiler dianteiro com logo Turbo ou Turbo S
  • Tração integral nas 4 rodas com embreagem multidiscos mapa-controlada e Porsche Traction Management (PTM)
  • Unidades de luzes auxiliares dianteiras e traseiras em LED com luzes de posição, e indicadores de mudança de direção
  • Vidros verdes com isolamento térmico
  • Volante esportivo GT (360 milímetros de diâmetro) com borboletas para mudanças de marchas e ajuste de profundidade e altura
Porsche 911 Turbo Cabriolet
Porsche 911 Turbo Cabriolet

Dimensões

  • Comprimento: 4.507 mm
  • Largura: 1.880 mm
  • Altura: 1.294 mm
  • Coeficiente aerodinâmico (Cd): 0,32 cW
  • Entre-eixos: 2.450 mm
  • Peso (DIN): 1.665 kg
  • Peso total permissível: 2.065 kg
  • Volume do porta-malas: 115 l
  • Tanque de combustível: 68 l