O Porsche 911 Turbo é um carro muito exclusivo, ao alcance de pouquíssimas pessoas, pois o preço ultrapassa 1 milhão de reais. Seu motor de 540 cv é capaz de o levar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.
Realmente um preço que está acessível para muito poucas pessoas, o Porsche 911 Turbo está avaliado em R$ 1.025.000, aproximadamente. Claro que não estão incluídos nesse valor itens de customização.
A incrível motorização do Porsche 911 Turbo está constituída pelo motor 3.0 de 6 cilindros, cujo bloco e cabeçote são de alumínio, 2 turbocompressores com turbina de geometria variável, 2 intercoolers e comando de válvulas variável VarioCam Plus. Com essa configuração ele é capaz de gerar até 540 cv de potência e um torque máximo de 710 Nm entre 2.250 e 4.000 rpm.
O modelo conta com a tecnologia Porsche Doppelkupplung, sistema de dupla embreagem que permite trocas de marcha em milésimos de segundos, praticamente imperceptível aos ouvidos humanos.
Com isso, a transmissão automática de 7 velocidades consegue entregar um rendimento surpreendente, com aproveitamento completo da força de tração integral e da energia cinética gerada pelo motor. Mais economia e um conforto fora de série.
O Porsche Active Aerodynamics (PAA) é um sistema que conta com spoiler dianteiro retrátil e aerofólio traseiro de 3 estágios. No dia-a-dia eles permanecem recolhidos. No estágio “Speed” eles são parcialmente liberados, o que acontece em velocidade superior a 120 km/h e dão mais estabilidade ao veículo.
Quando o modo de condução Sport Plus é acionado eles ficam totalmente ativos e garantem uma downforce que permite ao modelo chegar aos extremos de velocidade que é capaz sem comprometer a estabilidade do veículo e a segurança dos ocupantes.
O modelo também conta com a função planar na qual o motor é desacoplado sempre que possível para evitar que o efeito do freio motor reduza a velocidade desnecessariamente e exija maior queima de combustível.
Além dessa função traz também a Start Stop, a qual desliga o motor sempre que o veículo está numa velocidade abaixo de 7 km/h e o religa tão logo o acelerador é acionado, sem deixar intervalo entre a ação e reação.
O Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é um sistema que monitora o diferencial traseiro, controlando-o eletronicamente, de modo a entregar exatamente o torque necessário em cada roda individualmente.
O Porsche Active Suspension Management (PASM) monitora o sistema de suspensão, ajustando cada uma de forma individual para oferecer a melhor reação em face da necessidade do momento. Isso oferece mais conforto aos ocupantes, mas também ajuda no controle do veículo e manutenção da estabilidade.
O Porsche Stability Management (PSM) também ajuda o piloto a manter a estabilidade do veículo, monitorando a velocidade, sentido de direção e inclinação lateral, e com base em seus cálculos aciona os freios individualmente de cada roda para ajudar na execução da manobra e manter o veículo na rota desejada, mesmo em alta velocidade.
O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) é o sistema que monitora a reação do chassi diante das manobras realizadas e ajuda a minimizar a inclinação lateral, por um lado oferecendo mais conforto aos ocupantes, e por outro mais estabilidade na própria manobra.
O Porsche Sport Chrono é um pacote que conta com elementos que ajudam aumentar a esportividade do modelo. Um desses elementos é o conjunto dos 4 modos de condução, que são: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Ele vem com a função Sport Response que dá mais energia ao motor por cerca de 20 segundos.
Outro elemento é o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) que permite monitorar algumas funções do veículo, cronometrar e compartilhar o tempo de suas voltas com os amigos e equipe técnica.
O Porsche 911 Turbo conta com um sistema de direção do eixo traseiro – que independe do condutor – e que vira suavemente as rodas traseiras na mesma direção das dianteiras quando o veículo está em alta velocidade, ajudando a fazer a curva, e na direção oposta das dianteiras quando em baixa velocidade, aumentando o ângulo de esterço.
Além disso, o modelo ainda conta com um sistema de elevação do eixo dianteiro, permitindo que certos obstáculos sejam vencidos com mais facilidade. Esse sistema pode ser acionado com o veículo em movimento, desde que numa velocidade inferior a 35 km/h.
Claro que um veículo com motorização tão potente precisaria estar equipado com um sistema de segurança, e especialmente de freios, à altura. Pensando nisso, a marca desenvolveu o Porsche Ceramic Composite Brake.
Ele está composto por discos de cerâmica, que podem ser até 50% mais leves que os tradicionais. O material é mais durável, esquenta menos e apresenta muito mais precisão. Na dianteira conta com discos de 410 mm com pinça de 6 pistões, e na traseira discos de 390 mm com pinça de 4 pistões.