O Porsche 911 Turbo S Cabriolet é um carro esportivo de verdade, com muito luxo, e de certa forma exclusivo, afinal não é todo mundo que pode gastar a bagatela de 1,3 milhão de reais na compra de um veículo.
O preço base do Porsche 911 Turbo S Cabriolet é de 1.300.000, aproximadamente. Valor que pode ainda subir bastante de acordo com os acréscimos de opcionais e customização, mas quem pode gastar essa cifra com um único veículo provavelmente não terá problema em pagar 50mil reais (valor real) numa pintura customizada.
A motorização é o maior destaque do modelo, que conta com um motor boxer 3.8 biturbo com 6 cilindros, com bloco e cabeçote em alumínio, capaz de gerar impressionantes 580 cv, e um torque máximo de 750 Nm. Isso o leva a uma velocidade máxima de 330 km/h, e permite alcançar de 0 a 100 km/h em 3 segundos. A tração é integral com embreagem multidiscos mapa-controlada e Porsche.
Tudo no 911 Turbo S Cabriolet foi projetado para oferecer a melhor performance, e o sistema de câmbio não é diferente, projetado para tirar o melhor proveito do incrível motor que impulsiona o modelo: transmissão automática de 7 velocidades.
Essa transmissão, que aliás permite ao modelo atingir a velocidade na 6a marcha, e utiliza a 7a apenas para diminuir a rotação do motor, conta com a tecnologia Porsche Doppelkupplung, sistema de dupla embreagem que executa trocas de marcha em milésimos de segundo.
Além da vantagem de ser mais silenciosa e oferecer trocas de marcha praticamente imperceptíveis, o que gera mais conforto aos ocupantes, o sistema também tira o melhor aproveitamento da energia cinética gerada pelo motor.
Ainda visando a economia de combustível e, mais do que isso, a redução da emissão de poluentes, a motorização do 911 Turbo S Cabriolet conta com duas funções. A primeira é a de planar, ou seja, o motor fica como que desacoplado em certas situações de modo a evitar o efeito freio motor e aproveitar ao máximo o impulso já gerado.
A segunda função é a Start Stop, pela qual o motor é desligado quando o veículo se encontra em velocidade inferior a 7 km/h. Basta acionar o acelerador e já o motor volta a funcionar plena e imediatamente.
O modelo também conta com a tecnologia Porsche Active Aerodynamics, responsável por tornar ativo o aerofólio e spoiler do veículo. Eles têm três estágios. No primeiro ficam fechados para diminuir o arrasto e priorizar a aerodinâmica em baixa velocidade.
No segundo estágio ambos ficam a meio caminho de seu curso completamente aberto, o que acontece sempre que o veículo passa de 120 km/h. No estágio final ficam completamente abertos, o que acontece sempre que o modo de condução Sport Plus é acionado, de modo a aumentar a downforce e “grudar” o carro no chão em velocidades muito altas, impedindo que o carro voe.
Com tanta potência sobre rodas, o modelo precisava ter um sistema que auxiliasse o condutor a ter total controle do veículo. Por isso, a marca desenvolveu o Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP), sistema que controla de forma eletrônica a distribuição do torque em cada roda de acordo com a velocidade, a curva ou manobra que está sendo executada.
Outro sistema que vem pra ajudar no controle do veículo em situações extremas é o Porsche Active Suspension Management (PASM), que atua sobre cada suspensão individualmente, procurando contra-balancear as reações naturais de forma a oferecer mais equilíbrio e estabilidade.
O Porsche Stability Management (PSM) é outro importante sistema que monitora a direção, inclinação lateral do chassi e velocidade atual, com base no que faz cálculos precisos e aciona na medida certa o freio de cada roda, de forma individual, para oferecer melhores condições de realizar curvas sem se desviar do traçado correto.
Mas não é apenas nas rodas que o sistema eletrônico atua, com o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) é possível também que o próprio sistema faça ajustes de forma a minimizar a inclinação do chassi, proporcionando mais segurança e conforto aos ocupantes.
Outro item de importância do modelo é o pacote Porsche Sport Chrono, que vem com um conjunto de 4 modos de condução (Normal, Individual, Sport e Sport Plus) que podem ser facilmente acionados pelo piloto, e o sistema Sport Response, que proporciona maior concentração de potência do motor por 20 segundos.
O pacote também conta com a função Launch Control, que ajuda na largada em competições, evitando a derrapagem. Por fim, o pacote oferece ainda o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA), que permite monitorar algumas funções do veículo bem como cronometrar e compartilhar o tempo das voltas.
Outro grande diferencial do 911 Turbo S Cabriolet é o sistema de direção do eixo traseiro e elevação do eixo dianteiro. Por este último o veículo pode aumentar sua distância do solo em até 40 mm, o que pode ser feito em movimento, desde que a uma velocidade não superior a 35 km/h.
Já o sistema de direção do eixo traseiro, quando o veículo está em alta velocidade as rodas traseiras viram ligeiramente na mesma direção das dianteiras, de modo a facilitar a curva, por exemplo. Já quando em baixa velocidade, as rodas traseiras viram no sentido oposto às dianteiras, aumentando o ângulo de esterço e facilitando estacionar o veículo por exemplo.
O sistema de freios não é menos impressionante. O Porsche Ceramic Composite Brake, está composto por cerâmica nos discos, o que o deixa cerca de 50% mais leve que o tradicional. Na dianteira conta com discos de 410 mm com pinça de 6 pistões, e na traseira discos de 390 mm com pinça de 4 pistões.
O sistema de som conta com duas opções. A primeira delas é o sistema da BOSE, equipado com 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência, além de 1 amplificador no PCM.
A segunda opção é ainda melhor: o High-End Surround da Burmester: 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.