Porsche Expande Linha Elétrica do Macan com Novos Modelos e Melhorias Tecnológicas

A Porsche apresentou novos modelos do seu SUV elétrico Macan, incluindo o primeiro com tração traseira e o potente Macan 4S. Com melhorias em eficiência, desempenho e design, a marca reforça seu compromisso com a eletrificação. Ambos os modelos estão disponíveis para encomenda no Brasil, com entregas previstas para o final do ano.
Publicado por Alan Corrêa em Porsche dia 16/07/2024

A Porsche anunciou a expansão significativa de sua linha de SUVs totalmente elétricos, o Macan. A novidade inclui a introdução do primeiro modelo com tração traseira, focado em eficiência e autonomia, e o lançamento do Macan 4S, que se destaca pela alta potência e desempenho.

O novo Macan com tração traseira representa o ponto de entrada na série de modelos elétricos da Porsche, oferecendo uma alternativa eficiente e de longo alcance. A introdução do Macan 4S adiciona um modelo com maior potência, preenchendo a lacuna entre o Macan 4 e o Macan Turbo.

Ambos os modelos apresentam a segunda geração do design do Macan, que incorpora aerodinâmica otimizada e uma arquitetura elétrica de 800 volts para carregamento rápido.

Detalhes Técnicos do Novo Macan

A Porsche expandiu a linha Macan com novos modelos elétricos, incluindo o primeiro com tração traseira, focado em eficiência e autonomia, e o Macan 4S, com até 516 cv, combinando potência e desempenho.
A Porsche expandiu a linha Macan com novos modelos elétricos, incluindo o primeiro com tração traseira, focado em eficiência e autonomia, e o Macan 4S, com até 516 cv, combinando potência e desempenho.

O novo Macan totalmente elétrico utiliza uma bateria de alta voltagem com 100 kWh de capacidade. O motor traseiro, com 250 kW (340 cv), oferece potência suficiente para atingir 360 cv com o Launch Control. A eliminação da tração integral torna o veículo 110 kg mais leve, resultando em menor consumo de energia e maior autonomia.

A propulsão é assegurada por um motor elétrico de 210 mm de diâmetro e 200 mm de comprimento ativo. O inversor de pulso de 480 amperes, utilizando carbeto de silício (SiC), melhora a eficiência ao reduzir perdas de comutação. Com torque máximo de 563 Nm, o Macan atinge 100 km/h em 5,7 segundos, com uma velocidade máxima de 220 km/h.

A Porsche ainda não divulgou os dados oficiais de alcance e autonomia, que serão comunicados futuramente conforme os padrões do Inmetro.

Potência e Desempenho do Macan 4S

O Macan 4S utiliza um motor traseiro novo e um inversor de pulso de 600 amperes. Combinado com o motor dianteiro, oferece até 516 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.
O Macan 4S utiliza um motor traseiro novo e um inversor de pulso de 600 amperes. Combinado com o motor dianteiro, oferece até 516 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

O Macan 4S está equipado com um motor no eixo traseiro e um poderoso inversor de pulso de 600 amperes. O motor traseiro, de 230 mm de diâmetro e 150 mm de comprimento ativo, em combinação com o motor do eixo dianteiro, proporciona uma potência de 330 kW (448 cv), podendo atingir até 380 kW (516 cv) com overboost.

Com torque máximo de 820 Nm, o Macan 4S acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h. O sistema de Gerenciamento de Tração Porsche (ePTM) controla eletronicamente a distribuição de potência entre os eixos, melhorando a resposta e o desempenho.

Novidades no Design e Funcionalidades

A interface de comando dos novos Macan foi atualizada com elementos digitais e analógicos, incluindo um painel curvo de 12,6 polegadas e um display para o passageiro, melhorando a experiência do usuário.
A interface de comando dos novos Macan foi atualizada com elementos digitais e analógicos, incluindo um painel curvo de 12,6 polegadas e um display para o passageiro, melhorando a experiência do usuário.

A Porsche introduziu novas opções de design e funcionalidades em toda a linha Macan. Uma nova cor exterior, Cinza Slate Neo, e uma roda Macan S de 20 polegadas foram adicionadas ao portfólio. O pacote de design off-road, disponível para todos os modelos, aumenta a capacidade de enfrentar terrenos acidentados e inclinações íngremes.

  • O pacote off-road altera a geometria do para-choque dianteiro, aumentando o ângulo de ataque para até 17,4 graus.
  • A suspensão pneumática adaptativa eleva a distância do solo em 10 mm, melhorando a capacidade off-road.

Interface de Comando Atualizada

Com a eletrificação do Macan, a Porsche atualizou a interface de comando, oferecendo uma combinação de elementos digitais e analógicos. O painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e os opcionais display para o passageiro de 10,9 polegadas e head-up display com realidade aumentada proporcionam uma experiência de uso avançada.

A interface atualizada inclui um novo design das telas e o aplicativo Temas, permitindo ajustar a cor de fundo dos displays e a iluminação ambiente, com doze opções de cores.

Disponibilidade e Preços

Ambos os modelos Macan possuem uma bateria de 100 kWh e uma arquitetura de 800 volts, permitindo carregamento rápido de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos, otimizando a usabilidade diária.
Ambos os modelos Macan possuem uma bateria de 100 kWh e uma arquitetura de 800 volts, permitindo carregamento rápido de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos, otimizando a usabilidade diária.

Os novos modelos Macan já estão disponíveis para encomenda no Brasil. As primeiras entregas estão previstas para o quarto trimestre deste ano. O preço público sugerido para o novo Macan é de R$ 560.000, enquanto o Macan 4S tem preço inicial de R$ 630.000.

Fonte: Porsche.