Porsche Panamera 2019 conta com versão híbrida no Brasil

O Porsche Panamera tem DNA de um verdadeiro esportivo, com toda sofisticação de um carro de luxo. Em sua nova geração 2019 foi totalmente redesenhado por dentro, mas não perdeu as características de um Porsche. O preço, entretanto, não é para qualquer um.
Publicado em Carros dia 4/01/2019 por Alan Corrêa

O Porsche Panamera tem DNA de um verdadeiro esportivo, com toda sofisticação de um carro de luxo. Em sua nova geração 2019 foi totalmente redesenhado por dentro, mas não perdeu as características de um Porsche. O preço, entretanto, não é para qualquer um.

Preço

O Panamera é um dos modelos da Porsche que conta com maior variedade de versões e combinações, e seu preço inicial é de R$ 529.000. Porém, merece destaque a recém chegada versão que conta com motor híbrido e que já está disponível no Brasil com preço estimado de R$ 1.275.000 segundo a Tabela FIPE.

Com preço já bastante elevado, o modelo pode ficar ainda mais caro com a inclusão de itens opcionais, que podem facilmente ultrapassar a casa dos R$ 100.000.

Motorização

O modelo tem como motor de entrada o V6 2.9 biturbo de 330 cv e 45,8 kgf.m de torque máximo. Ele trabalha com a transmissão automática de 8 velocidades e tração integral inteligente.

A segunda opção é o motor V8 4.0 biturbo de 440 cv de potência, ainda melhor que o anterior, e com a vantagem de poder se aliar ao motor elétrico capaz de gerar 136 cv de potência. Combinados podem desenvolver até 680 cv e torque de 86,7 kgf.m, permitindo ao modelo atingir em apenas 3,5 segundos a marca de 0 a 100 km/h, com uma velocidade final de 310 km/h.

Quando no modo E-Power o modelo é capaz de percorrer 50 km e alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.

Transmissão Porsche Doppelkupplung

A nova Transmissão Porsche Doppelkupplung de 8 velocidades é outra tecnologia que chama atenção no modelo. Ela efetua as trocas de marcha numa velocidade impressionante, quase imperceptível e leva o veículo à sua velocidade máxima ainda na 6a marcha, sendo que a 7a e a 8a servem apenas para manter a velocidade alcançada por ela mas com rotação mais baixa reduzindo o consumo de combustível.

Um modelo esportivo e sustentável ao mesmo tempo.

Modo Sport de direção

Como bom esportivo, o Panamera conta com modo de direção Sport, cujo sistema eletrônico de gestão do motor deixa-o com mais agressividade. Quando acionado retarda a mudança de marcha para que a aceleração seja mais esportiva, deixando a rotação subir mais que no modo Normal de direção.

Porsche Traction Management

A tração integral inteligente, se assim podemos chamar, é outro grande diferencial. Ela controla de forma eletrônica e constante a rotação da cada roda individualmente, de modo que, por exemplo, se as rodas traseiras derraparem o sistema transfere a força de tração para as rodas dianteiras.

Porsche Dynamic Chassis Control Sport

Aliado ao sistema de tração integral está o sistema de suspensão e amortecimento a ar, o Porsche Dynamic Chassis Control Sport – como item opcional de elevado valor, aproximadamente R$ 50.000 – que conta com 3 câmaras de ar e 60% a mais de ar.

Porsche Ceramic Composition Brake

Outro opcional importante, especialmente para quem participa de competições, é o Porsche Ceramic Composition Brake (PCCB), sistema de freios composto por discos de cerâmica perfurados e com pinças de alumínio amarelo, próprio para uma completa eficiência de frenagem. Também um item bastante caro.

Faróis LED Matrix e Porsche Dynamic Ligth Sistem Plus

Também como um luxuoso opcional o modelo oferece um sistema de faróis em LED absolutamente impressionante e revolucionário. O sistema é capaz de ampliar o campo de visão muito além do comum, mas possui sensores que identificam veículos à frente e diminuem apenas na área onde o veículo se encontra o feixe de luz.

Ele está composto por 18 LED’s, o que permite manter uns acessos e outros apagados de acordo com a necessidade. Tudo é feito de modo automático, sem que o motorista tenha a menor preocupação.

Eixo traseiro direcional

O Panamera conta também, e pela primeira vez, com o eixo traseiro direcional. Esse moderno sistema permite que o eixo traseiro também seja capaz de virar as rodas, o que também acontece de forma completamente automática e inteligente de acordo com a necessidade.

Quando o veículo está em baixa velocidade, por exemplo realizando uma manobra de estacionamento, as rodas traseiras são viradas para o lado oposto das rodas dianteiras, de modo que o ângulo de curva fica bastante mais reduzido, facilitando a manobra.

Porém, quando em alta velocidade, o eixo traseiro vira ligeiramente as rodas traseiras no mesmo sentido das dianteiras, o que permite uma melhor aderência ao solo e a possibilidade de realizar curvas com uma velocidade maior sem perder a segurança.

Porsche Advanced Cockpit

O interior do Panamera 2019 foi completamente reformulado, ficou mais sofisticado e luxuoso. Conta com uma alavanca seletora de marcha mais compacta, central multimídia de 12 polegadas, ar condicionado 4 zonas, duas telas táteis para os passageiros do assento traseiro, entre outros muitos elementos de destaque, como assentos refrigerados e com programa de massagem (alguns dos itens são opcionais).

O Cockpit ficou ainda mais esportivo e abriga o piloto com mais conforto, proporcionado mais prazer ao dirigir no dia-a-dia e também ao pilotar em competições. Conta com volante multifuncional esportivo.

Lista detalhada dos itens de série