O Porsche Panamera 4S Sport Turismo esbanja luxo, conforto, tecnologia e esportividade. Com um motor impressionante de 550 cv e sistemas de tecnologia exclusivos que só veículos de muito luxo podem se gabar de ter. Isso, claro, tem um preço alto.
O preço base do Porsche Panamera 4S Sport Turismo é de R$ 770.000, aproximadamente, segundo informações do site oficial da marca no momento da elaboração desse texto.
Por preço base queremos dizer que não estão incluídos pacotes de opcionais ou elementos de customização, como um conjunto de rodas mais descolado – que pode passar de 10mil reais – ou então uma pintura em tom personalizado – que pode passar de 50 mil reais. Mas quem pode comprar um carro como esse não deve estar muito preocupado com essa mixaria.
O motor, sem dúvida, é um dos principais atrativos do modelo. Com 2.894 cilindradas reais e 6 cilindros proporciona 440 cv de potência e alcança um torque máximo de 550 Nm entre 4.650 e 5.600 rpm.
Com tamanha potência, esse motor leva o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Ele trabalha aliado à transmissão automática de 8 velocidades com a tecnologia Porsche Doppelkupplung.
Um elemento de tecnologia exclusiva, entre muitos que a marca oferece, é o Porsche Doppelkupplung, sistema de dupla embreagem que garante trocas de marcha em milésimos de segundo, aproveitando completamente a energia cinética gerada pelo seu propulsor.
A bem da verdade, tudo nesse carro é exclusivo. A tecnologia Porsche Traction Management (PTM) auxilia o condutor a manter o controle do veículo em situações extremas, para o que contribui significativamente a tração integral, que garante mais aderência ao solo.
A Porsche Active Suspension Management (PASM) também procura oferecer mais estabilidade, mas neste caso atua sobre as suspensões, calibrando as reações de forma a manter o conforto dos ocupantes e a própria segurança da pilotagem.
O sistema Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC) trabalha em conjunto com o controle da suspensão par oferecer mais equilíbrio e estabilidade, monitorando continuamente a inclinação e torção do chassi, podendo ajustar suas reações de acordo com cada situação e necessidade.
A tecnologia Porsche Torque Vectoring Plus (PTV), por sua vez, é responsável por entregar o torque necessário a cada roda individualmente no momento adequado. Desse forma, evita que o condutor perca o controle do veículo, especialmente em curvas feitas em alta velocidade.
O pacote Porsche Sport Chrono oferece um conjunto de modos de condução composto por: Normal, Personalizado, Sport e Sport Plus. Além disso, conta com a função Sport Response que entrega toda potência do motor instantaneamente por 20 segundos, e a função Launch Control, que otimiza a tração no momento da arrancada.
Também exclusivo da marca, o sistema de freios conta com disco de cerâmica que além de ser 50% mais leve, ainda oferece mais precisão nas frenagens, tem maior durabilidade, e evita o superaquecimento do sistema. Portanto, muito mais seguro e moderno.
O Porsche InnoDrive é outra tecnologia exclusiva que oferece os melhores recursos de navegação que existem no mercado. Entre outras funcionalidades, o sistema é capaz de prever a sinalização e curvas com 3 km de antecedência e otimizar a energia cinética do motor através do modo “Velejar”, evitando o efeito do freio motor.
O modelo ainda conta com assistente de mudança de faixa que conta com assistente de mudança de direção, que através de sensores percebem a intenção do motorista de mudar de faixa e informam da existência de algum elemento que impeça essa manobra, por exemplo um veículo circulando no chamado “ponto cego”. Pra alertar o motorista o sistema aciona um sinal luminoso no retrovisor externo do lado correspondente.
Outro recurso primoroso é o assistente de faixa de rodagem com detecção de sinais de trânsito e aviso de curva. Através de câmeras posicionadas em pontos estratégicos o sistema reconhece as faixas de rodagem e alerta o motorista caso o veículo comece a se desviar de modo inadvertido.
Para isso, se serve de sinal luminoso no painel de instrumentos, de sinal sonoro e até, se for preciso, de pequenas vibrações no volante. Se o sistema perceber que isso se repete várias vezes, aconselhará o condutor a fazer uma parada pra tomar um café.
Como não podia deixar de ser, o modelo conta com o ParkAssist, sistema que é capaz de executar ao menos parte da manobra de estacionamento, facilitando a vida do motorista, e para alguns até dando as condições para assumir o volante.
A esse sistema pode ser adicionado, como opcional, o Surround View. A tecnologia em questão está composta por três câmeras que apresentam suas imagens na tela da central multimídia do modelo, permitindo uma visão periférica completa por parte do motorista, deixando as coisas ainda mais simples na hora de estacionar.
Como elemento de conforto, cercado de tecnologia, o modelo oferece o teto solar panorâmico com acionamento eletrônico e possibilidade de abertura dupla. O ambiente interno do veículo fica muito mais agradável com a entrada da luz natural através dos vidros escurecidos, mas ainda permite que o modelo se transforme quase num conversível.
Entretenimento também não falta. Além da tela espetacular da central multimídia, a marca oferece o pacote opcional Porsche Rear Seat Entertainment, que conta com duas telas de 10 polegadas presas a um suporte no encosto dos bancos dianteiros. Essas telas proporcionam a maior diversão para os passageiros do banco de trás, e ainda podem ser utilizadas fora do veículo.
O painel de instrumentos é outro item que com certeza deixa de boca aberta qualquer um. Numa mistura harmoniosa entre o digital e o analógico, o modelo não perdeu seu icônico conta-giros, mas adicionou ao seu redor uma impressionante tela que mostra todas as principais informações do veículo. Simplesmente sensacional!