Porsche Taycan é um sonho de carro elétrico

Com a nova tendência de veículos elétricos cada vez mais rápidos, a Porsche decidiu não ficar atrás e logo em 2015 lançou um carro-conceito chamado de Mission E Concept que, mais tarde, veio a se tornar realidade e foi batizado de Taycan.
Publicado em Carros dia 10/04/2019 por Alan Corrêa

É inevitável que quando falamos na icônica montadora alemã Porsche, a imagem de diversos veículos com suas linhas únicas como o 911 e o Carrera GT nos vem a mente instantaneamente.

Com a nova tendência de veículos elétricos cada vez mais rápidos, a Porsche decidiu não ficar atrás e logo em 2015 lançou um carro-conceito chamado de Mission E Concept que, mais tarde, veio a se tornar realidade e foi batizado de Porsche Taycan.

Elétricos na Porsche

Não é novidade que a marca já está a tempos remodelando seus veículos para que os mesmos possam adotar a tecnologia híbrida, visando assim continuar com a mesmo estilo esportivo e encantador aos olhos de todos, mesmo sem que seja necessário agredir ao meio ambiente.

Alguns destes veículos já chegaram ao Brasil, como é o caso do Porsche 918 com “modestos” 608 cv de motor a combustão e mais 285 cv de motores elétricos (129 do dianteiro e 156 do traseiro), resultando 887 cv de potência combinada com torque de 93,5 kgfm, atingindo 345 km/h.

Futuramente, além do Macan remodelado, o veículo líder em vendas da Porsche em escala global (Cayenne) chegará em território brasileiro com motor híbrido de nova geração (em 2010 já foi lançado por aqui a Cayenne Hybrid), visando assim também se juntar a linha de carros elétricos da marca. Em meados de 2020, está prevista a chegada do Taycan por aqui.

“Nosso novo carro esportivo elétrico é orientado para o desempenho; um carro que é capaz de longas distâncias e representa a liberdade”, explica Oliver Blume, CEO da Porsche AG.

Sobre o Taycan

Previsto para chegar ainda neste ano no mercado europeu, em meados de setembro, o Taycan vem com uma função na linha da Porsche: Provar que um veículo 100% elétrico pode sim ser rápido, divertido e confortável ao mesmo tempo.

À primeira vista, o sedan terá um visual que se assemelha a outro modelo de 4 portas da marca: O Panamera. Seus traços continuam sendo marcantes e chamando atenção por onde passar, visto que a Porsche mantém uma identidade única, podendo ser facilmente reconhecido um de seus modelos em qualquer parte do mundo.

O entusiasmo para sentir a nova tecnologia 100% elétrica juntamente a esportividade da Porsche é tanto que mais de 20 mil pessoas já pagaram o equivalente a 2.500 euros (R$ 9.700) para já terem o seu nome na lista de espera para receber o carro, demanda esta que fez a marca se animar e aumentar a produção inicial do mesmo.

O motor elétrico

A motorização de veículos da Porsche é sempre um show a parte e, o Taycan em específico, se torna ainda mais interessante por representar o início de uma nova era em uma das montadoras de esportivos mais renomada do mundo.

A fórmula para o sucesso do veículo passa por dois motores elétricos que combinados rendem mais de 600 cv, o que permite ao modelo números como 0-100 km/h em menos de 3,5 e 0-200 km/h em pouco menos de 12 segundos, tempo parecido com o que o HR-V demora para alcançar os 100 km/h.

Mas ainda existem dois problemas para a popularização dos veículos elétricos mundo a fora: A autonomia e os pontos de abastecimento.

A autonomia, de acordo com a Porsche, não será problema para este veículo, visto que a marca garante que o Taycan pode até mesmo passar os 500 km de autonomia. Agora quanto ao carregamento, a montadora alemã irá entregar, juntamente ao carro, um carregador específico do veículo para que o proprietário possa o recarregar, sendo que esta recarga em 15 minutos pode fazer com que o veículo tenha autonomia de 380 km. A Porsche também planeja distribuir pontos de abastecimento para seus veículos elétricos.

Qual a importância do Taycan?

O Taycan será encarado não apenas pela Porsche, mas como também todos os entusiastas de carros, como um possível avanço na difícil tarefa de atrelar os motores elétricos a diversão de se dirigir um carro deste porte.

Com uma potência absurda, traços belíssimos e sem emissão de gases poluentes, o futuro do veículo, se depender de si só, será muito longo e brilhante, não apenas em territórios europeus e americanos como também em brasileiros futuramente.