A BMW revelou recentemente o novo M5 Touring durante o evento Monterey Car Week, nos Estados Unidos. O modelo, que segue os passos do sedã M5, chega ao mercado como uma station wagon híbrida plug-in, combinando um motor V8 biturbo de 4.4 litros com um motor elétrico de 145 kW. Juntos, esses motores entregam uma potência total de 727 cv e 1.000 Nm de torque, permitindo que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h com o pacote opcional M Driver’s Package.
Um dos destaques do M5 Touring é a capacidade de rodar em modo 100% elétrico. Com uma bateria de 18,6 kWh, o veículo pode percorrer até 67 km sem utilizar o motor a combustão, com uma velocidade máxima de 140 km/h. Esse recurso é especialmente útil para condução em áreas urbanas, onde as restrições de emissões são mais rigorosas. Além disso, o sistema híbrido oferece a flexibilidade de alternar entre os modos elétrico e híbrido, dependendo das necessidades do condutor.
O BMW M5 Touring é impulsionado por um motor 4.4 V8 biturbo, que gera 585 cv e 750 Nm de torque. Este motor é complementado por um motor elétrico de 145 kW (197 cv) e 280 Nm. A potência combinada atinge 727 cv e 1.000 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h com o pacote opcional M Driver’s Package. A tração integral M xDrive permite transferir até 100% da força para o eixo traseiro.
O M5 Touring pode rodar até 67 km em modo 100% elétrico, com uma velocidade máxima de 140 km/h. O sistema híbrido utiliza uma bateria de alta voltagem que armazena 18,6 kWh de energia utilizável. O carregamento pode ser feito com uma unidade de carga combinada que suporta até 11 kW. Este conjunto permite que o veículo opere em modo totalmente elétrico, ideal para trajetos urbanos, além de oferecer um modo híbrido para trajetos mais longos.
O design do BMW M5 Touring segue as linhas musculosas do modelo sedã, com proporções típicas de uma station wagon. A frente apresenta grandes entradas de ar e uma grade duplo rim redesenhada. Na traseira, o modelo exibe lanternas de LED que se estendem até as laterais e um difusor dividido com quatro saídas de escapamento. O carro está equipado com rodas de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira. A suspensão adaptativa M e o eixo traseiro esterçante são alguns dos recursos que proporcionam estabilidade e conforto durante a condução.
O interior do BMW M5 Touring oferece um ambiente focado no motorista, com um painel digital de 12,3 polegadas e uma tela de multimídia de 14,9 polegadas. O sistema de infotainment inclui Apple CarPlay, Android Auto e controle por voz.
O acabamento interno conta com materiais de alta qualidade e elementos esportivos, como volante e bancos específicos da linha M. O porta-malas tem uma capacidade de 500 litros, que pode ser expandida para 1.630 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O BMW M5 Touring vem equipado com diversos sistemas de assistência ao condutor, como aviso de colisão frontal, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. O pacote opcional Driving Assistant Professional adiciona recursos como detecção de semáforos e assistência ativa de navegação. O sistema de frenagem integrado e a gestão dinâmica transversal garantem uma condução segura e estável em diversas condições.
A produção do BMW M5 Touring começará em novembro de 2024 na planta de Dingolfing, Alemanha. O modelo será lançado inicialmente no mercado europeu, seguido pelos Estados Unidos e Canadá. A BMW ainda não divulgou os preços, nem confirmou quando o modelo estará disponível no Brasil.
Fonte: BMW.