Pra quem gosta de perua: Novo BMW M5 Touring combina potência híbrida e versatilidade em uma station wagon

A BMW revelou o novo M5 Touring, uma station wagon de alta performance equipada com um motor V8 biturbo e um sistema híbrido plug-in que, juntos, entregam 727 cv. Com uma autonomia de até 67 km em modo 100% elétrico, o modelo oferece uma combinação única de desempenho, tecnologia avançada e funcionalidade.
Publicado em BMW dia 30/08/2024 por Alan Corrêa

A BMW revelou recentemente o novo M5 Touring durante o evento Monterey Car Week, nos Estados Unidos. O modelo, que segue os passos do sedã M5, chega ao mercado como uma station wagon híbrida plug-in, combinando um motor V8 biturbo de 4.4 litros com um motor elétrico de 145 kW. Juntos, esses motores entregam uma potência total de 727 cv e 1.000 Nm de torque, permitindo que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h com o pacote opcional M Driver’s Package.

A BMW apresentou o M5 Touring, uma station wagon híbrida que combina motor V8 biturbo e elétrico, oferecendo 727 cv. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, destacando-se pela performance.
A BMW apresentou o M5 Touring, uma station wagon híbrida que combina motor V8 biturbo e elétrico, oferecendo 727 cv. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, destacando-se pela performance.

Um dos destaques do M5 Touring é a capacidade de rodar em modo 100% elétrico. Com uma bateria de 18,6 kWh, o veículo pode percorrer até 67 km sem utilizar o motor a combustão, com uma velocidade máxima de 140 km/h. Esse recurso é especialmente útil para condução em áreas urbanas, onde as restrições de emissões são mais rigorosas. Além disso, o sistema híbrido oferece a flexibilidade de alternar entre os modos elétrico e híbrido, dependendo das necessidades do condutor.

Motorização e Desempenho

O M5 Touring pode rodar até 67 km em modo 100% elétrico, com uma velocidade máxima de 140 km/h. A bateria de 18,6 kWh permite uma condução sem emissões, ideal para áreas urbanas.
O M5 Touring pode rodar até 67 km em modo 100% elétrico, com uma velocidade máxima de 140 km/h. A bateria de 18,6 kWh permite uma condução sem emissões, ideal para áreas urbanas.

O BMW M5 Touring é impulsionado por um motor 4.4 V8 biturbo, que gera 585 cv e 750 Nm de torque. Este motor é complementado por um motor elétrico de 145 kW (197 cv) e 280 Nm. A potência combinada atinge 727 cv e 1.000 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima é limitada a 250 km/h, mas pode ser aumentada para 305 km/h com o pacote opcional M Driver’s Package. A tração integral M xDrive permite transferir até 100% da força para o eixo traseiro.

Autonomia e Modo Elétrico

O BMW M5 Touring será lançado em novembro de 2024 na Europa, com produção na Alemanha. O modelo também estará disponível nos EUA e Canadá, mas ainda sem previsão para o Brasil.
O BMW M5 Touring será lançado em novembro de 2024 na Europa, com produção na Alemanha. O modelo também estará disponível nos EUA e Canadá, mas ainda sem previsão para o Brasil.

O M5 Touring pode rodar até 67 km em modo 100% elétrico, com uma velocidade máxima de 140 km/h. O sistema híbrido utiliza uma bateria de alta voltagem que armazena 18,6 kWh de energia utilizável. O carregamento pode ser feito com uma unidade de carga combinada que suporta até 11 kW. Este conjunto permite que o veículo opere em modo totalmente elétrico, ideal para trajetos urbanos, além de oferecer um modo híbrido para trajetos mais longos.

Design e Construção

O design do BMW M5 Touring inclui grandes entradas de ar e uma grade duplo rim. Na traseira, o modelo apresenta quatro saídas de escapamento e rodas de 20 e 21 polegadas.
O design do BMW M5 Touring inclui grandes entradas de ar e uma grade duplo rim. Na traseira, o modelo apresenta quatro saídas de escapamento e rodas de 20 e 21 polegadas.

O design do BMW M5 Touring segue as linhas musculosas do modelo sedã, com proporções típicas de uma station wagon. A frente apresenta grandes entradas de ar e uma grade duplo rim redesenhada. Na traseira, o modelo exibe lanternas de LED que se estendem até as laterais e um difusor dividido com quatro saídas de escapamento. O carro está equipado com rodas de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira. A suspensão adaptativa M e o eixo traseiro esterçante são alguns dos recursos que proporcionam estabilidade e conforto durante a condução.

Interior e Tecnologia

O interior do M5 Touring é equipado com um painel digital de 12,3 polegadas e uma tela de multimídia de 14,9 polegadas. O acabamento utiliza materiais de alta qualidade e oferece conforto.
O interior do M5 Touring é equipado com um painel digital de 12,3 polegadas e uma tela de multimídia de 14,9 polegadas. O acabamento utiliza materiais de alta qualidade e oferece conforto.

O interior do BMW M5 Touring oferece um ambiente focado no motorista, com um painel digital de 12,3 polegadas e uma tela de multimídia de 14,9 polegadas. O sistema de infotainment inclui Apple CarPlay, Android Auto e controle por voz.

O sistema de som premium Bowers & Wilkins no BMW M5 Touring proporciona uma experiência auditiva imersiva, complementando o ambiente sofisticado e tecnológico do interior do veículo.
O sistema de som premium Bowers & Wilkins no BMW M5 Touring proporciona uma experiência auditiva imersiva, complementando o ambiente sofisticado e tecnológico do interior do veículo.

O acabamento interno conta com materiais de alta qualidade e elementos esportivos, como volante e bancos específicos da linha M. O porta-malas tem uma capacidade de 500 litros, que pode ser expandida para 1.630 litros com os bancos traseiros rebatidos.

  • Painel digital de 12,3 polegadas no BMW M5 Touring
  • Tela de multimídia de 14,9 polegadas integrada
  • Compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Sistema de som premium Bowers & Wilkins
  • Iluminação ambiente personalizável no interior
  • Controle de clima digital de quatro zonas
  • Bancos esportivos com suporte e conforto aprimorados
  • Volante de couro específico da linha M
  • Teto panorâmico opcional com vista ampla
  • Acabamento interno em couro Merino de alta qualidade
  • Volante aquecido para conforto em climas frios
  • Assentos ventilados para maior conforto em climas quentes
  • Sistema de assistência à condução com aviso de colisão frontal
  • Controle de cruzeiro adaptativo para segurança em estradas
  • Detecção de semáforos e assistência ativa de navegação
  • Capacidade de porta-malas de 500 litros
  • Expansão do porta-malas para 1.630 litros com bancos rebatidos
  • Espaço interno confortável para todos os ocupantes
  • Sistema de segurança avançado com múltiplos airbags
  • Estrutura reforçada para proteção em caso de colisões

Sistemas de Assistência e Segurança

A iluminação ambiente do BMW M5 Touring pode ser ajustada conforme o humor do motorista, criando um ambiente personalizado e agradável durante a condução, tanto de dia quanto à noite.
A iluminação ambiente do BMW M5 Touring pode ser ajustada conforme o humor do motorista, criando um ambiente personalizado e agradável durante a condução, tanto de dia quanto à noite.

O BMW M5 Touring vem equipado com diversos sistemas de assistência ao condutor, como aviso de colisão frontal, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. O pacote opcional Driving Assistant Professional adiciona recursos como detecção de semáforos e assistência ativa de navegação. O sistema de frenagem integrado e a gestão dinâmica transversal garantem uma condução segura e estável em diversas condições.

Lançamento e Disponibilidade

O M5 Touring oferece uma capacidade de porta-malas de 500 litros, que pode ser expandida para 1.630 litros com os bancos traseiros rebatidos, combinando praticidade com alta performance.
O M5 Touring oferece uma capacidade de porta-malas de 500 litros, que pode ser expandida para 1.630 litros com os bancos traseiros rebatidos, combinando praticidade com alta performance.

A produção do BMW M5 Touring começará em novembro de 2024 na planta de Dingolfing, Alemanha. O modelo será lançado inicialmente no mercado europeu, seguido pelos Estados Unidos e Canadá. A BMW ainda não divulgou os preços, nem confirmou quando o modelo estará disponível no Brasil.

Fonte: BMW.