Primeira picape híbrida a diesel no Brasil: Foton Tunland V7 e V9

A Foton anuncia a chegada das picapes Tunland V7 e V9 ao Brasil em janeiro de 2025, com motor híbrido a diesel. O lançamento marca a primeira caminhonete híbrida a diesel do país. A marca pretende vender 1.000 unidades em 2025 e abrir um novo centro de distribuição de peças para atender à demanda.
Publicado por Alan Corrêa em Foton dia 17/06/2024

A marca chinesa Foton, conhecida por seus caminhões e veículos comerciais leves, anuncia sua entrada no segmento de picapes médias no Brasil. As novas Tunland V7 e Tunland V9 são os modelos escolhidos para marcar essa estreia, com previsão de lançamento em janeiro de 2025. As picapes chegam ao mercado com preços a partir de R$ 230 mil.

A grande inovação desses modelos é o motor micro-híbrido movido a diesel, uma combinação inédita no Brasil. Ambas as versões, V7 e V9, contarão com um motor 2.0 turbodiesel acoplado a um pequeno motor elétrico de 48V. Esse sistema gera 175 cv de potência e 45 kgfm de torque, com transmissão automática de oito marchas e tração 4×4.

A Foton anuncia sua entrada no segmento de picapes médias no Brasil com o lançamento das novas Tunland V7 e V9. A chegada está prevista para janeiro de 2025, com preços a partir de R$ 230 mil.
A Foton anuncia sua entrada no segmento de picapes médias no Brasil com o lançamento das novas Tunland V7 e V9. A chegada está prevista para janeiro de 2025, com preços a partir de R$ 230 mil.

A Tunland V7 tem foco em usuários que necessitam de robustez para trabalho. Sua suspensão é calibrada para suportar terrenos irregulares, enquanto a Tunland V9 é voltada para o uso urbano, oferecendo maior conforto. A V9 ainda se destaca por características como suspensão traseira do tipo McPherson e teto-solar panorâmico.

As novas picapes da Foton são as primeiras no Brasil a contar com um motor micro-híbrido movido a diesel. Essa inovação promete combinar eficiência energética com desempenho robusto.
As novas picapes da Foton são as primeiras no Brasil a contar com um motor micro-híbrido movido a diesel. Essa inovação promete combinar eficiência energética com desempenho robusto.

As medidas das versões também variam. A Tunland V7 mede 5,61 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,91 metros de altura e 3,35 metros de distância entre-eixos. A V9 é quase 10 cm mais larga e 4 cm mais alta, mantendo as demais dimensões.

Na parte de conectividade, as picapes possuem um painel de instrumentos e uma central multimídia de 14,6 polegadas, ar-condicionado dual zone automático e acesso sem chave, destacando a modernidade dos modelos.
Na parte de conectividade, as picapes possuem um painel de instrumentos e uma central multimídia de 14,6 polegadas, ar-condicionado dual zone automático e acesso sem chave, destacando a modernidade dos modelos.

Em termos de segurança, ambos os modelos vêm equipados com seis airbags, assistente de frenagem de emergência, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré. Na parte de conectividade, destacam-se o painel de instrumentos e a central multimídia de 14,6 polegadas, além de ar-condicionado dual zone automático e acesso sem chave.

A Foton planeja vender cerca de 1.000 unidades das picapes Tunland no Brasil em 2025. A garantia oferecida será de três anos ou 100 mil km. Para suportar a demanda, a marca pretende abrir um novo centro de distribuição de peças, além do já existente em Várzea Paulista (SP).

Com a introdução desses novos modelos, a Foton visa competir diretamente com outras marcas no mercado de picapes médias, como a BYD. A empresa está otimista quanto ao seu crescimento no Brasil, apostando na inovação e na diversificação de sua linha de produtos.

Diferenças entre a Tunland V7 e Tunland V9

A Foton planeja vender 1.000 unidades das Tunland no Brasil em 2025, com garantia de três anos ou 100 mil km. A marca está otimista quanto ao sucesso dos novos modelos.
A Foton planeja vender 1.000 unidades das Tunland no Brasil em 2025, com garantia de três anos ou 100 mil km. A marca está otimista quanto ao sucesso dos novos modelos.

A Tunland V7 e a Tunland V9, ambas lançadas pela Foton, apresentam características distintas voltadas para diferentes perfis de usuários. A V7 é projetada para uso em terrenos irregulares, ideal para trabalho, com uma suspensão mais rígida que suporta melhor os desafios do campo e da construção civil. Em contraste, a V9 é direcionada ao uso urbano, oferecendo maior conforto para o dia a dia, com suspensão traseira do tipo McPherson e teto-solar panorâmico.

As dimensões também variam entre os modelos. A Tunland V7 mede 5,61 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,91 metros de altura, com uma distância entre-eixos de 3,35 metros. A Tunland V9, por sua vez, é ligeiramente maior, sendo 10 centímetros mais larga e 4 centímetros mais alta, o que proporciona uma presença mais robusta nas ruas urbanas, sem comprometer a capacidade de carga.

Outra diferença significativa está nos recursos e equipamentos. Ambas as versões vêm com seis airbags, assistente de frenagem de emergência e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Contudo, a V9 se destaca com um nível de luxo superior, incluindo um painel de instrumentos e central multimídia de 14,6 polegadas, ar-condicionado dual zone automático e acesso sem chave. Essas características tornam a V9 uma escolha mais atraente para consumidores que valorizam conforto e tecnologia avançada no uso diário.

*Wikipedia e AutoEsporte.