O famoso Mercedes-Benz 300, conhecido também como Mercedes Adenauer, foi o último veículo utilizado pelo Primeiro Chanceler da Alemanha, Konrad Hermann Joseph Adenauer.
O veículo do Chanceler se encontra exposto no Museu Mercedes-Benz, na Alemanha. O prestigioso e imponente sedã conta com telefone móvel, ventilador na parte traseira e um divisor entre os assentos dianteiros e traseiros.
O Mercedes-Benz 300 é um carro incomum. Com porte de estadista, o que foi utilizado por Konrad Adenauer conta com uma pintura preta e detalhes cromados discretamente distribuídos ao longo do veículo.
Um amplo espaço e um estofamento macio e luxuoso, um som característico ao fechar a porta traseira – coisa que agradava muito o Primeiro Chanceler – são apenas alguns dos elementos que davam ao modelo o porte de um carro para um grande estadista.
Este foi o último veículo oficial de Konrad Adenauer. Sabe-se que em diversas ocasiões Adenauer teve ao seu lado neste veículo outras grandes personalidades do mundo político, mas não ao certo quantos e quem.
Que outros chefes de governo também sentaram nos bancos macios do Mercedes Adenauer? John F. Kennedy, talvez? Embora não se possa afirmar com certeza, é altamente provável que sim.
Quando o presidente americano visitou a Alemanha entre 23 e 26 de junho de 1963, o anfitrião Adenauer já utilizava esse mesmo veículo em eventos oficiais.
Além disso, os dois estadistas participaram de um desfile, que foi realizado na cidade de Colônia, de pé a bordo de um Mercedes-Benz 200 Landaulet (também à mostra na Coleção 4 do Museu Mercedes-Benz: Galeria das Celebridades).
O Mercedes Adenauer é um verdadeiro escritório de luxo sobre rodas. Entre os itens de série podemos destacar detalhes em madeira de alta qualidade, como até hoje é possível comprovar.
O assento traseiro do lado direito é muito macio, e está revestido com tecido de luxo, demonstrando o porte imponente e o peso de toda uma república. O divisor entre os assentos dianteiros e traseiros, com acionamento elétrico, fazem parte do sofisticado conjunto.
Mas isso não é tudo, o Mercedes 300 também foi sido equipado com uma espécie de persiana de rolo, que podia ser acionada por meio de um cabo foi, para escurecer a janela traseira e proteger os ocupantes da luz do sol. Um ventilador – não existia ainda ar-condicionado – completava o conjunto.
Algumas pessoas devem estar se perguntando se os veículos daquela época, e mais ainda o do Primeiro Chanceler, eram dotados com algum sistema de segurança. Por incrível que pareça a resposta é sim.
Embora de forma muito precária, o Mercedes 300 já contava com alguns elementos de segurança, como por exemplo o cinto de segurança de três pontos, uma grande novidade para a época. O grande estadista alemão acreditava na segurança passiva.
Os alemães são conhecidos e reconhecidos por sua capacidade de desenvolver novas tecnologias, vemos isso até hoje nas grandes marcas de veículos que eles ostentam com tanto orgulho. Com a linha Mercedes 300 não foi diferente.
De 1951, ano do primeiro Mercedes 300, para 1957 as mudanças foram imensas. O modelo chamado de W186 evoluiu para o W189.
Esse modelo, atualizado, que era utilizado por Adenauer contava com um motor de 6 cilindros com injeção indireta de combustível ao invés do carburador. Isso aumentava a potência de 92 kW (125 hp) para 118 kW (160 hp), e a velocidade máxima de 160 km/h para 165 km/h.
O Mercedes-Benz 300 do Primeiro Chanceler foi um grande marco na história, tendo permanecido como veículo oficial até percorrer 150.000 quilômetros, o que demonstra o quanto era bom.
Em 1971, ele foi levado para os Estados Unidos e comprado pela “Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland” (Casa da História da República Federal da Alemanha).