Problema com barulho no carro? Veja como resolver

Difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido com barulho no carro. Mais difícil ainda é encontrar a causa do barulho e resolver o problema. Mas nem tanto assim. Vamos dar algumas dicas que facilitarão a tarefa.

Dicas
1 mês atrás
Problema com barulho no carro? Veja como resolver

Esse problema acontece em todos os carros, por mais caros, luxuosos e tecnológicos que eles sejam. Até mesmo os carros elétricos fazem barulho, acredite. Isso se deve ao fato de que o veículo automotor é composto por milhares de peças, e como tudo nessa vida, elas sofrem desgaste com o tempo e o uso. Aí começam os barulhos.

Primeiro passo: identificar o barulho

O primeiro passo para resolver o problema do barulho depende do dono do veículo. Não adianta chegar numa oficina mecânica e dizer que o carro está fazendo barulho, o problema pode ter diversas origens e o mecânico levaria muito tempo em testes para descobrir o barulho, sem falar na troca de peças para tentar identificar o problema.

Então, o motorista deve prestar atenção no barulho enquanto usa o veículo, tentando observar de onde ele vem e quando ele acontece ou aumenta a intensidade. Então, por exemplo, prestar atenção se o barulho é contínuo ou se ele surge apenas em alguns momentos.

Situações possíveis

Para isso, o dono do carro deve prestar atenção nas seguintes situações possíveis:

1. O barulho acontece com o carro em movimento ou mesmo quando ele está parado? É continuo ou intermitente?

Se o barulho for contínuo e acontecer mesmo com o veículo parado, provavelmente sua origem está em algum componente do motor ou acessórios agregados, como alternador, correias, esticadores, compressor do ar condicionado, ventoinhas, entre outros.

Problema com barulho no carro? Veja como resolver
Problema com barulho no carro? Veja como resolver

Se, pelo contrário, o barulho só acontece com o veículo em movimento, podemos descartar – a princípio – que seja um problema no motor.

2. Se o barulho acontece com o veículo em movimento, mas não é continuo, em que situações ele aparece ou fica mais intenso?

O motorista deve prestar atenção nas seguintes situações: ao passar em lombadas ou valetas; ao esterçar o volante; ao acelerar; ao frear; baixa ou alta velocidade. Dependendo da resposta, o problema poderá estar na suspensão e afins.

Quanto maior o número de informação, menor o tempo do carro na oficina

As oficinas mecânicas de maior qualidade gostam de acertar o problema de primeira, e o número de informações que o dono do veículo pode oferecer é fundamental para acelerar esse processo. Claro que sempre será necessário fazer testes, mas eles podem ser focados onde o problema realmente está acontecendo.

Algumas oficinas são especializadas nesse tipo de problemas e contam com equipamentos avançados para ajudar identificar a origem dos barulhos. Isso é bom porque evita a substituição de peças desnecessariamente e ainda ajudam a acelerar o processo. Mas tudo tem seu custo. Você pode reduzir esse custo trazendo o maior número de informações possíveis.

Outra coisa importante é tirar um pouco do seu tempo para ajudar seu mecânico. Andar junto com ele pode ser importante para apontar o problema que te incomoda. Apesar de “perder” um pouco de tempo com isso, você vai economizar tempo e dinheiro depois.

Onde acontecem os barulhos com mais frequência

Não é fácil dizer onde o barulho se encontra, a origem dele pode estar em qualquer lugar, e pode ter sido provocado pelas situações mais diversas. Mas sempre tem alguns lugares, ou melhor, algumas peças, que causam barulho com mais frequência. Vamos listar algumas abaixo:

  • amortecedores
  • batentes dos amortecedores
  • bieletas
  • buchas de bandejas
  • buchas da barra estabilizadora
  • coxins
  • escapamento
  • pivôs
  • rolamentos de esticadores de correia
  • rolamentos de roda
  • trava do encosto do banco traseiro

Problema com barulho no carro? Veja como resolver
Problema com barulho no carro? Veja como resolver

Algumas dessas coisas podem ser resolvidas pelo próprio dono do carro, como por exemplo se o problema for uma folga na trava do encosto do banco traseiro – acontece muito nos SUV’s – quando com apenas uma “gambiarra” o barulho desaparece.

Mas outras fontes de barulho é mais indicado levar para um mecânico, pois o que está ruim pode ficar ainda pior se o serviço não for bem feito. Nas oficias as ferramentas são mais adequadas para esse tipo de trabalho, e o que seria barato pode ficar caro se o problema for agravado.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?