A terceira geração da picape será feita sobre a plataforma do SUV Tracker, e vai ganhar quatro portas para brigar com a Fiat Toro.
Prevista para 2021, a nova picape Chevrolet usará o motor 1.4 turbo de 153 cv que atualmente equipe o Chevrolet Cruze. Este motor tem 240 Nm de torque e é fabricado em Rosário, na Argentina. O câmbio será o de seis marchas automático que equipa o Tracker.
Resta saber se a nova picape continuará se chamando Montana, pois o atual modelo sairá de linha.
A troca de segmento da Montana só será possível graças à nova plataforma conhecida como GEM 2 (Global Emerging Markets) da marca. A mesma base usada no novo Onix, Onix Plus e Tracker, que permite diversos usos em carrocerias diferentes, por ser modular.
Ainda não se tem muitos detalhes sobre seu visual, mas até o momento já foram feitas três renderizações do modelo. Uma foi feita pelo site GM Authority e claramente baseia-se numa junção de elementos do Tracker com a caçamba da atual Montana. A outra, mais recente, foi criada no Brasil pelo designer Kleber Silva, um dos principais artistas do segmento, abordando uma mistura elementos da nova Chevrolet S10 com a do Tracker. A terceira renderização foi feita pelo GM Authority baseada no antigo visual da Chevrolet S10.
Vale ressaltar que as renderizações não são reconhecidas pelos fabricantes. Essas projeções evoluem à medida que a mídia ou informantes vão conseguindo mais detalhes sobre os veículos.
Atualmente a Montana é produzida em São Caetano do Sul (SP). Espera, portanto, que a nova picape também seja fabricada no ABC paulista, e tenha mais de 4,9 m de comprimento, ao invés dos atuais 4,5 m da Montana, com cerca de 3 m de entre-eixos.
A nova picape da Chevrolet será com cabine dupla e deve custar pelo menos R$ 110 mil (a preços de hoje) na opção com motor 1.4 turbo. Se vier equipada com o motor 1.0 turbo e/ou o 1.2 turbo, o preço deve partir de R$ 85 mil e/ou R$ 95 mil.
Os principais rivais para a nova Montana (ou outro nome que vier a ter) serão Fiat Toro, Renault Duster Oroch e futuramente a Volkswagen Tarok, já que a marca alemã também se rendeu ao fenômeno criado por Fiat Toro.