Qual o valor da XRE 300 hoje? Confira preço, consumo e manutenção da moto Honda

Honda XRE 300 foi lançada em 2009 para substituir a Tornado 250 e a NX4 Falcon. Esta moto de uso misto é adequada para asfalto e off-road, com motor de 291,6 cm³ e três versões: ABS, Adventure e Rally.
Publicado por Alan Corrêa em Motos dia 24/06/2024

A Honda XRE 300, lançada no Brasil em 2009, substituiu os modelos Tornado 250 e NX4 Falcon. Com uma proposta de uso misto, a motocicleta é adequada para rodar tanto no asfalto quanto em terrenos off-road. Desde seu lançamento, a XRE 300 se consolidou como uma escolha popular entre os motociclistas brasileiros, permanecendo no mercado até o final de 2023, quando foi substituída pela nova Honda XRE 300 Sahara.

A Honda informa que a XRE 300 2022 apresenta um consumo médio entre 25 km/l e 28 km/l ao utilizar gasolina. Com essa média de consumo, a motocicleta pode alcançar uma autonomia superior a 350 km com um tanque cheio. Trata-se de uma motocicleta Trail bem equipada, ideal para pequenas viagens.

Motor e Desempenho

Honda XRE 300 foi lançada em 2009 para substituir a Tornado 250 e a NX4 Falcon. Esta moto de uso misto é adequada para asfalto e off-road, com um motor monocilíndrico de 291,6 cm³ e três versões disponíveis: ABS, Adventure e Rally.
Honda XRE 300 foi lançada em 2009 para substituir a Tornado 250 e a NX4 Falcon. Esta moto de uso misto é adequada para asfalto e off-road, com um motor monocilíndrico de 291,6 cm³ e três versões disponíveis: ABS, Adventure e Rally.

A Honda XRE 300 é equipada com um motor monocilíndrico DOHC de 291,6 cm³, arrefecido a ar e alimentado por injeção eletrônica PGM-FI. Este motor oferece uma potência máxima de 25,6 cv com etanol e 25,4 cv com gasolina, a 7.500 rpm. O torque máximo é de 2,80 kgfm com etanol e 2,76 kgfm com gasolina, a 6.000 rpm.

A motocicleta possui partida elétrica e tecnologia FlexOne, permitindo o uso de gasolina ou etanol. O câmbio tem cinco marchas e a embreagem é multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico. Essas especificações conferem à XRE 300 uma performance equilibrada para diferentes tipos de terreno.

Chassi e Suspensão

O chassi da Honda XRE 300 é tubular de aço com arquitetura tipo berço semi-duplo, envolvendo o motor em sua porção inferior. A suspensão dianteira é telescópica, com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. A roda dianteira tem aro de 21 polegadas e é calçada com pneu de medida 90/90.

A suspensão traseira possui balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link, com ajuste de pré-carga da mola e curso de 225 mm. A roda traseira tem aro de 18 polegadas e pneu de medida 120/80. Essas características contribuem para a estabilidade e conforto da motocicleta em diversas condições de pilotagem.

Sistema de Frenagem

A XRE 300 possui um motor DOHC de 291,6 cm³, arrefecido a ar, com injeção eletrônica. A potência máxima é de 25,6 cv com etanol e 25,4 cv com gasolina. A moto tem partida elétrica e tecnologia FlexOne, permitindo o uso de gasolina ou etanol.
A XRE 300 possui um motor DOHC de 291,6 cm³, arrefecido a ar, com injeção eletrônica. A potência máxima é de 25,6 cv com etanol e 25,4 cv com gasolina. A moto tem partida elétrica e tecnologia FlexOne, permitindo o uso de gasolina ou etanol.

A Honda XRE 300 é equipada com sistema de freios ABS de dois canais, um diferencial em relação ao segmento e concorrência. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro e é acionado por um cáliper de pistão duplo com comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro, com cáliper de pistão simples e comando hidráulico.

O sistema ABS proporciona maior segurança ao evitar o travamento das rodas durante a frenagem. Este recurso é especialmente útil em condições de baixa aderência, como estradas molhadas ou terrenos irregulares.

Versões e Preços

A Honda XRE 300 foi oferecida no Brasil em três versões: XRE 300 ABS, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally. As diferenças entre essas versões estão principalmente nos esquemas de cores e grafismos. A versão Rally foi introduzida em 2014 e a Adventure em 2017.

Os preços sugeridos na ocasião do lançamento do modelo 2022 eram de R$ 20.390 para a versão ABS e R$ 20.890 para as versões Adventure e Rally. Estes valores são baseados no Distrito Federal e não incluem despesas de frete e seguro. A XRE 300 também oferecia três anos de garantia sem limite de quilometragem e sete trocas de óleo gratuitas.

Custos de Manutenção

Os custos de manutenção da Honda XRE 300 são detalhados abaixo, com valores referentes ao estado de São Paulo, válidos até 30 de junho de 2024. As revisões periódicas e os preços estimados são:

  • 1ª revisão (1.000 km ou 6 meses): R$ 401,93
  • 2ª revisão (6.000 km ou 12 meses): R$ 178,26
  • 3ª revisão (12.000 km ou 18 meses): R$ 2.125,22
  • 4ª revisão (18.000 km ou 24 meses): R$ 3.201,90
  • 5ª revisão (24.000 km ou 30 meses): R$ 2.166,22
  • 6ª revisão (30.000 km ou 36 meses): R$ 1.075,82
  • 7ª revisão (36.000 km ou 42 meses): R$ 3.876,77

Além das revisões, a cesta de peças originais inclui itens como bateria, alavanca de embreagem e freio, amortecedor traseiro, aro das rodas, coroa e corrente de transmissão, discos de freio, elemento do filtro de ar, escapamento, espelho retrovisor, guidão, lanterna traseira, pastilha de freio traseiro, pinhão, roda traseira, sinaleira traseira e tanque de combustível. Os preços dessas peças variam, com alguns exemplos:

  • Bateria XHZ6LS 5Ah: R$ 256,90
  • Alavanca de embreagem: R$ 90,79
  • Amortecedor traseiro: R$ 1.501,29
  • Escapamento: R$ 3.885,59

Nova Honda XRE 300 Sahara

A Honda XRE 300 Sahara foi lançada no final de 2023, com chegada às lojas no início de 2024. A nova Sahara substituiu a XRE 300 anterior, trazendo melhorias e atualizações. Disponível em três versões – Standard, Rally e Adventure – a Sahara apresenta um motor monocilíndrico flex de 293,5 cm³, semelhante ao da CB 300F Twister.

A potência do motor é de 24,8 cv com gasolina e 25,2 cv com etanol, a 7.500 rpm. O torque é de 2,7 kgfm com gasolina e 2,74 kgfm com etanol, a 5.750 rpm. A garantia da Sahara é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete revisões com óleo Pro Honda gratuito a partir da terceira revisão.

As revisões periódicas da Sahara e seus custos estimados são:

  • 1ª revisão (1.000 km ou 6 meses): R$ 239,44
  • 2ª revisão (6.000 km ou 12 meses): R$ 80,17
  • 3ª revisão (12.000 km ou 18 meses): R$ 2.263,57
  • 4ª revisão (18.000 km ou 24 meses): R$ 518,03
  • 5ª revisão (24.000 km ou 30 meses): R$ 2.112,46
  • 6ª revisão (30.000 km ou 36 meses): R$ 285,17
  • 7ª revisão (36.000 km ou 42 meses): R$ 2.325,00

A nova Honda XRE 300 Sahara apresenta melhorias significativas em relação ao modelo anterior, mantendo a proposta de uso misto e oferecendo novas opções de versões e cores.

Fonte: Wikipedia, UOL, Webmotors e AutoEsporte.