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RAM elétrica: Stellantis investe mais de US$ 406 milhões em Michigan para avançar eletrificação

A Stellantis destina mais de US$ 406 milhões a três fábricas em Michigan como parte de sua estratégia de eletrificação. A empresa prepara novas picapes Ram e Jeep eletrificadas, com foco na expansão de veículos elétricos e híbridos. Investimentos em tecnologias multi-energia garantem flexibilidade nas linhas de produção.
Publicado em RAM dia 11/09/2024 por Alan Corrêa

A Stellantis anunciou um investimento significativo de mais de US$ 406 milhões em três de suas instalações no estado de Michigan. Esses investimentos fazem parte da estratégia da empresa de eletrificação e têm como objetivo fortalecer a produção de veículos elétricos e híbridos, além de adaptar as fábricas para tecnologias multi-energia. A iniciativa está alinhada ao plano Dare Forward 2030, que visa aumentar a participação de veículos elétricos no mercado global até o final da década.

A fábrica de Sterling Heights será a primeira unidade da Stellantis nos Estados Unidos a fabricar uma picape totalmente elétrica. A planta recebeu um investimento de US$ 235,5 milhões para a produção da Ram 1500 REV, que será lançada no final de 2024. Além da versão elétrica, a fábrica também produzirá a Ram 1500 Ramcharger 2025, uma variante com maior autonomia, combinando motor elétrico e gerador a bordo. A reestruturação das linhas de montagem foi feita em tempo recorde, permitindo que a planta produza tanto modelos elétricos quanto de combustão interna na mesma linha.

Já a fábrica de picapes em Warren está recebendo cerca de US$ 97,6 milhões para se preparar para a produção do Jeep Wagoneer eletrificado, que será lançado até 2025. Essa planta continuará a produzir também as versões a combustão dos modelos Wagoneer e Grand Wagoneer, oferecendo ao mercado uma ampla variedade de opções de propulsão, de acordo com a demanda dos consumidores.

Além disso, a fábrica de motores em Dundee, que recebeu mais de US$ 73 milhões, será adaptada para a produção de componentes estruturais e bandejas de bateria para as plataformas STLA Frame e STLA Large, ambas focadas em veículos de grande porte. A linha de produção incluirá também motores turbo de 1,6 litro para veículos híbridos, com o objetivo de integrar a transição para eletrificação de maneira gradual e eficiente.

Os investimentos não apenas ampliam a capacidade de produção da Stellantis em veículos elétricos, mas também reforçam sua flexibilidade para adaptar suas fábricas a diferentes necessidades energéticas, sejam elas de combustão, híbridas ou totalmente elétricas. O foco da empresa é oferecer soluções de mobilidade limpa e acessível, adaptando-se às exigências dos consumidores e às regulamentações ambientais.

Essas ações estão diretamente relacionadas ao plano estratégico Dare Forward 2030, que prevê que até 2030, 100% das vendas de automóveis na Europa sejam de veículos elétricos e 50% das vendas nos Estados Unidos também estejam concentradas em veículos elétricos. Para isso, a Stellantis está garantindo uma capacidade de bateria de 400 GWh em suas fábricas, que serão distribuídas entre Europa e América do Norte. O objetivo final da empresa é se tornar neutra em carbono até 2038, buscando emissões líquidas zero em todas as suas operações.

Com esses investimentos, a Stellantis avança em sua estratégia de eletrificação, oferecendo ao mercado veículos competitivos que atendem tanto às necessidades atuais quanto às futuras, com foco em flexibilidade e inovação.

Fonte: Stellantis.