Raro Gol G5: Volkswagen Gol Vintage 1.6 de 2011 pode custar mais de R$ 100 mil

O Volkswagen Gol Vintage é uma edição especial rara lançada em 2010 para celebrar os 30 anos do Gol. Com design exclusivo e parceria com a Tagima, o carro se destaca por ter um sistema de amplificação de guitarra no porta-malas.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 30/10/2024

O Volkswagen Gol Vintage é um modelo raro, lançado em 2010 como parte da comemoração dos 30 anos do Gol, em uma edição especial baseada no Gol G5 que foi produzida em número limitado. Este modelo se tornou um item colecionável devido à sua exclusividade e características únicas. Baseado no Gol 1.6, o carro tem um design diferenciado, com pintura branca e faixas decorativas pretas na parte externa, além de um acabamento interno que mistura couro preto e branco, presente nos bancos, nos detalhes das portas, nas saídas de ar e na alavanca do câmbio.

Pontos Principais:

  • Volkswagen Gol Vintage é uma edição rara de 2010.
  • Modelo 1.6 com design exclusivo e detalhes em couro preto e branco.
  • Parceria com a Tagima, fabricante de instrumentos musicais.
  • Sistema de amplificação de guitarra instalado no porta-malas.

A exclusividade do Gol Vintage é aumentada pela parceria com a marca de instrumentos musicais Tagima, que fabricou duas guitarras exclusivas para o modelo. Além disso, o carro conta com um sistema de amplificação de guitarra instalado no porta-malas, o que permite conectar os instrumentos diretamente ao veículo. Essa característica torna o Gol Vintage especialmente atrativo para colecionadores e entusiastas da música.

Como um dos poucos exemplares disponíveis, o Gol Vintage é hoje considerado um modelo raro no mercado de carros usados. Sua produção limitada e o fato de ser uma edição comemorativa aumentam seu valor entre colecionadores, além de reforçar a relevância histórica do Gol na trajetória da Volkswagen. Este modelo raro combina design exclusivo com inovação tecnológica, o que o torna uma peça única e valorizada no mercado de carros usados.

Desempenho, motor e potência

O Volkswagen Gol Vintage foi lançado como uma edição especial para celebrar os 30 anos do modelo. Essa versão rara é valorizada por suas características exclusivas e produção limitada.
O Volkswagen Gol Vintage foi lançado como uma edição especial para celebrar os 30 anos do modelo. Essa versão rara é valorizada por suas características exclusivas e produção limitada.

O modelo analisado possui um motor dianteiro de quatro cilindros em linha com aspiração natural, o que garante um bom desempenho, especialmente em ambientes urbanos e rodoviários. A disposição do motor é transversal, utilizando um sistema de alimentação por injeção multiponto, tecnologia que oferece uma entrega mais eficiente de combustível e uma melhor resposta nas acelerações.

A cilindrada total do motor é de 1.598 cm³, com um diâmetro do cilindro de 76,5 mm e curso do pistão de 86,9 mm. A relação de compressão é de 12,1:1, otimizando a queima do combustível, o que reflete diretamente na potência e no consumo. A potência máxima gerada é de 101 cavalos com álcool e 104 cavalos com gasolina, a 5250 rotações por minuto (rpm), suficiente para proporcionar um desempenho ágil no trânsito urbano e um comportamento adequado em estradas.

O torque máximo gerado é de 15,6 kgfm quando abastecido com álcool e 15,4 kgfm com gasolina, ambos a 2500 rpm, o que garante boas retomadas em baixas rotações. A rotação máxima do motor é de 6500 rpm, o que permite explorar bem o motor sem comprometer sua durabilidade.

A transmissão é manual, com cinco marchas, acoplada a uma embreagem monodisco a seco. A tração é dianteira, o que facilita a condução e garante uma boa distribuição de peso no veículo.

Em termos de desempenho, o veículo alcança uma velocidade máxima de 192 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, números que indicam um desempenho competitivo dentro de sua categoria.

Consumo e autonomia

O consumo é de 7,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com álcool; 10,7 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Autonomia até 754 km com gasolina.
O consumo é de 7,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com álcool; 10,7 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Autonomia até 754 km com gasolina.

O consumo de combustível é um fator relevante para esse modelo. Abastecido com álcool, o consumo urbano é de 7,3 km/l, enquanto no rodoviário chega a 9,4 km/l. Quando abastecido com gasolina, o consumo urbano aumenta para 10,7 km/l, e o rodoviário atinge até 13,7 km/l. Isso resulta em uma autonomia urbana de 402 km com álcool e 589 km com gasolina, além de uma autonomia rodoviária de 517 km com álcool e impressionantes 754 km com gasolina.

O tanque de combustível tem capacidade para 55 litros, o que proporciona uma boa autonomia para longas viagens, reduzindo a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.

Interior

O modelo conta com transmissão manual de 5 marchas, direção com assistência hidráulica e tração dianteira, proporcionando uma condução estável e confortável em diversas situações.
O modelo conta com transmissão manual de 5 marchas, direção com assistência hidráulica e tração dianteira, proporcionando uma condução estável e confortável em diversas situações.

O espaço interno do modelo analisado é adequado para cinco ocupantes, distribuídos em uma configuração de hatchback. Com quatro portas, ele facilita o acesso tanto para os passageiros dianteiros quanto para os traseiros. O espaço para bagagens é moderado, com um porta-malas de 285 litros, suficiente para atender a necessidades cotidianas e pequenas viagens.

No interior, há espaço para cinco ocupantes, um porta-malas de 285 litros e carga útil de 440 kg, com dimensões externas de 1656 mm de largura, 2465 mm de entre-eixos e 1460 mm de altura.
No interior, há espaço para cinco ocupantes, um porta-malas de 285 litros e carga útil de 440 kg, com dimensões externas de 1656 mm de largura, 2465 mm de entre-eixos e 1460 mm de altura.

A carga útil do veículo é de 440 kg, o que permite transportar, além dos passageiros, uma quantidade razoável de bagagens ou carga. O conforto para os ocupantes é garantido por itens como ar-condicionado e direção hidráulica, que tornam a condução mais leve e confortável, especialmente em ambientes urbanos.

Além disso, o veículo oferece vidros elétricos dianteiros, e o banco do motorista tem ajuste de altura, melhorando a ergonomia e a experiência de condução. Para entretenimento, o modelo conta com um sistema de rádio AM/FM com CD Player, entrada USB e conectividade Bluetooth como opcional, oferecendo opções adequadas para o entretenimento durante a viagem.

Medidas

O Gol Vintage é baseado no modelo Gol G5 1.6 e possui design externo diferenciado, com faixas pretas sobre a carroceria branca. Internamente, o acabamento em couro preto e branco completa o visual exclusivo.
O Gol Vintage é baseado no modelo Gol G5 1.6 e possui design externo diferenciado, com faixas pretas sobre a carroceria branca. Internamente, o acabamento em couro preto e branco completa o visual exclusivo.

As dimensões do modelo incluem uma largura de 1656 mm, altura de 1460 mm, e uma distância entre-eixos de 2465 mm, o que garante um bom espaço interno e estabilidade em curvas. As bitolas dianteira e traseira são, respectivamente, de 1424 mm e 1410 mm, proporcionando equilíbrio e estabilidade em diferentes tipos de terreno.

O sistema de suspensão dianteiro é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico, o que melhora a absorção de impactos e garante um rodar mais suave. Na traseira, a suspensão é do tipo eixo de torção, também com mola helicoidal, reforçando o conforto dos ocupantes em diferentes condições de estrada.

Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, oferecendo uma frenagem eficiente, mesmo sob cargas moderadas. A direção conta com assistência hidráulica, facilitando as manobras em ambientes urbanos, com um diâmetro de giro de 10,4 metros, suficiente para manobras em espaços mais estreitos.

Os pneus são 205/45 R16 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe da mesma medida, garantindo uniformidade no desempenho em caso de substituição emergencial.

Preço aproximado

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Ficha Técnica do Volkswagen Gol Vintage 1.6 2011

A edição especial do Gol Vintage não foi produzida em massa, o que a torna um modelo raro no mercado de usados. Isso o torna especialmente valorizado por colecionadores de carros e entusiastas.
A edição especial do Gol Vintage não foi produzida em massa, o que a torna um modelo raro no mercado de usados. Isso o torna especialmente valorizado por colecionadores de carros e entusiastas.

Geral

  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 5
  • Plataforma: PQ24

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 399 cm³
  • Acionamento do comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 76,5 mm
  • Razão de compressão: 12,1:1
  • Curso do pistão: 86,9 mm
  • Deslocamento: 1598 cm³
  • Potência máxima: 101 cv (álcool) / 104 cv (gasolina) a 5250 rpm
  • Código do motor: EA111
  • Torque máximo: 15,6 kgfm (álcool) / 15,4 kgfm (gasolina) a 2500 rpm
  • Peso/potência: 9,08 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 60,5 kg/kgfm
  • Potência específica: 65,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: MQ200
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 10,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/45 R16
  • Traseiros: 205/45 R16
  • Estepe: 205/45 R16

Dimensões

  • Comprimento: Não especificado
  • Largura: 1656 mm
  • Distância entre-eixos: 2465 mm
  • Altura: 1460 mm
  • Bitola dianteira: 1424 mm
  • Bitola traseira: 1410 mm
  • Porta-malas: 285 litros
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Peso: Não especificado
  • Carga útil: 440 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 192 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,6 s

Consumo

  • Urbano: 7,3 km/l (álcool), 10,7 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (álcool), 13,7 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 402 km (álcool), 589 km (gasolina)
  • Rodoviária: 517 km (álcool), 754 km (gasolina)

Equipamentos do Volkswagen Gol Vintage 1.6 2011

Entre os equipamentos de segurança, conforto e entretenimento estão freios ABS (opcional), airbags frontais (opcional), ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e sistema de som com CD e USB.
Entre os equipamentos de segurança, conforto e entretenimento estão freios ABS (opcional), airbags frontais (opcional), ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e sistema de som com CD e USB.

Segurança

  • Freios ABS (opcional)
  • Airbags frontais (opcional)
  • Travas elétricas
  • Alarme

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Direção hidráulica
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Banco do motorista com ajuste de altura

Entretenimento

  • Rádio AM/FM com CD Player
  • Entrada USB
  • Bluetooth (opcional)
Volkswagen Gol Vintage 1.6 de 2011
Volkswagen Gol Vintage 1.6 de 2011

Fonte: Webmotors, Motor1, iCarros e G1.