O Volkswagen Gol Vintage é um modelo raro, lançado em 2010 como parte da comemoração dos 30 anos do Gol, em uma edição especial baseada no Gol G5 que foi produzida em número limitado. Este modelo se tornou um item colecionável devido à sua exclusividade e características únicas. Baseado no Gol 1.6, o carro tem um design diferenciado, com pintura branca e faixas decorativas pretas na parte externa, além de um acabamento interno que mistura couro preto e branco, presente nos bancos, nos detalhes das portas, nas saídas de ar e na alavanca do câmbio.
Pontos Principais:
A exclusividade do Gol Vintage é aumentada pela parceria com a marca de instrumentos musicais Tagima, que fabricou duas guitarras exclusivas para o modelo. Além disso, o carro conta com um sistema de amplificação de guitarra instalado no porta-malas, o que permite conectar os instrumentos diretamente ao veículo. Essa característica torna o Gol Vintage especialmente atrativo para colecionadores e entusiastas da música.
Como um dos poucos exemplares disponíveis, o Gol Vintage é hoje considerado um modelo raro no mercado de carros usados. Sua produção limitada e o fato de ser uma edição comemorativa aumentam seu valor entre colecionadores, além de reforçar a relevância histórica do Gol na trajetória da Volkswagen. Este modelo raro combina design exclusivo com inovação tecnológica, o que o torna uma peça única e valorizada no mercado de carros usados.
O modelo analisado possui um motor dianteiro de quatro cilindros em linha com aspiração natural, o que garante um bom desempenho, especialmente em ambientes urbanos e rodoviários. A disposição do motor é transversal, utilizando um sistema de alimentação por injeção multiponto, tecnologia que oferece uma entrega mais eficiente de combustível e uma melhor resposta nas acelerações.
A cilindrada total do motor é de 1.598 cm³, com um diâmetro do cilindro de 76,5 mm e curso do pistão de 86,9 mm. A relação de compressão é de 12,1:1, otimizando a queima do combustível, o que reflete diretamente na potência e no consumo. A potência máxima gerada é de 101 cavalos com álcool e 104 cavalos com gasolina, a 5250 rotações por minuto (rpm), suficiente para proporcionar um desempenho ágil no trânsito urbano e um comportamento adequado em estradas.
O torque máximo gerado é de 15,6 kgfm quando abastecido com álcool e 15,4 kgfm com gasolina, ambos a 2500 rpm, o que garante boas retomadas em baixas rotações. A rotação máxima do motor é de 6500 rpm, o que permite explorar bem o motor sem comprometer sua durabilidade.
A transmissão é manual, com cinco marchas, acoplada a uma embreagem monodisco a seco. A tração é dianteira, o que facilita a condução e garante uma boa distribuição de peso no veículo.
Em termos de desempenho, o veículo alcança uma velocidade máxima de 192 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, números que indicam um desempenho competitivo dentro de sua categoria.
O consumo de combustível é um fator relevante para esse modelo. Abastecido com álcool, o consumo urbano é de 7,3 km/l, enquanto no rodoviário chega a 9,4 km/l. Quando abastecido com gasolina, o consumo urbano aumenta para 10,7 km/l, e o rodoviário atinge até 13,7 km/l. Isso resulta em uma autonomia urbana de 402 km com álcool e 589 km com gasolina, além de uma autonomia rodoviária de 517 km com álcool e impressionantes 754 km com gasolina.
O tanque de combustível tem capacidade para 55 litros, o que proporciona uma boa autonomia para longas viagens, reduzindo a necessidade de paradas frequentes para reabastecimento.
O espaço interno do modelo analisado é adequado para cinco ocupantes, distribuídos em uma configuração de hatchback. Com quatro portas, ele facilita o acesso tanto para os passageiros dianteiros quanto para os traseiros. O espaço para bagagens é moderado, com um porta-malas de 285 litros, suficiente para atender a necessidades cotidianas e pequenas viagens.
A carga útil do veículo é de 440 kg, o que permite transportar, além dos passageiros, uma quantidade razoável de bagagens ou carga. O conforto para os ocupantes é garantido por itens como ar-condicionado e direção hidráulica, que tornam a condução mais leve e confortável, especialmente em ambientes urbanos.
Além disso, o veículo oferece vidros elétricos dianteiros, e o banco do motorista tem ajuste de altura, melhorando a ergonomia e a experiência de condução. Para entretenimento, o modelo conta com um sistema de rádio AM/FM com CD Player, entrada USB e conectividade Bluetooth como opcional, oferecendo opções adequadas para o entretenimento durante a viagem.
As dimensões do modelo incluem uma largura de 1656 mm, altura de 1460 mm, e uma distância entre-eixos de 2465 mm, o que garante um bom espaço interno e estabilidade em curvas. As bitolas dianteira e traseira são, respectivamente, de 1424 mm e 1410 mm, proporcionando equilíbrio e estabilidade em diferentes tipos de terreno.
O sistema de suspensão dianteiro é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico, o que melhora a absorção de impactos e garante um rodar mais suave. Na traseira, a suspensão é do tipo eixo de torção, também com mola helicoidal, reforçando o conforto dos ocupantes em diferentes condições de estrada.
Os freios são a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, oferecendo uma frenagem eficiente, mesmo sob cargas moderadas. A direção conta com assistência hidráulica, facilitando as manobras em ambientes urbanos, com um diâmetro de giro de 10,4 metros, suficiente para manobras em espaços mais estreitos.
Os pneus são 205/45 R16 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe da mesma medida, garantindo uniformidade no desempenho em caso de substituição emergencial.
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