Renault amplia desenvolvimento de veículos elétricos na China

A Renault transfere seu centro de desenvolvimento de veículos elétricos para Xangai, mirando agilidade na produção e menores custos. Além de modelos já anunciados como o Renault 4, 5 e Twingo, novos projetos com a colaboração de empresas chinesas estão sendo planejados, fortalecendo a parceria com a Geely.
Publicado por Alan Corrêa em Negócios e Renault dia 31/10/2024

A Renault está em uma fase de transformação que a posiciona para um avanço em seu portfólio de veículos elétricos. A marca francesa, conhecida por seu pioneirismo em modelos populares na Europa, agora investe na China, anunciando a transferência de seu centro de pesquisa e desenvolvimento para Xangai. Essa mudança tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de novos modelos elétricos, com especial atenção para um processo mais simplificado e de menor custo. A estratégia busca enfrentar a competitividade do mercado de veículos elétricos, especialmente os de origem chinesa.

Pontos Principais:

  • A Renault amplia seu desenvolvimento de veículos elétricos na China.
  • Novos modelos incluem o Renault 4, 5 e o Twingo com metas de baixo custo.
  • Parcerias chinesas são reforçadas para acelerar o desenvolvimento de novos modelos.
  • Colaborações incluem a Geely e fabricantes locais para integração de plataformas e tecnologias.

Entre os modelos já anunciados estão o Renault 4, o Renault 5 e uma nova versão do Twingo, que, agora elétricos, serão produzidos com foco em preços competitivos. Esses lançamentos marcam o início de uma nova fase na presença da Renault no mercado chinês. A expectativa é que, com o centro de desenvolvimento na China, os prazos de produção diminuam e os custos operacionais sejam reduzidos, resultando em um ciclo de produção mais eficiente.

Com a ampliação na China, a Renault espera diminuir prazos e custos de produção para competir no mercado de elétricos. A estratégia inclui modelos de preços acessíveis para o público.
Com a ampliação na China, a Renault espera diminuir prazos e custos de produção para competir no mercado de elétricos. A estratégia inclui modelos de preços acessíveis para o público.

Esse movimento da Renault reforça também suas parcerias antigas com fabricantes chineses. A colaboração da Renault com a Geely é um exemplo importante, com planos que incluem o uso da plataforma CMA da Geely em veículos como a picape Niagara. Esses modelos fazem parte das metas de expansão da Renault, incluindo planos para o mercado da América do Sul.

O mercado de veículos elétricos na China se destaca globalmente pela sua inovação e escala de produção. As principais fabricantes chinesas têm investido amplamente em tecnologias de ponta e estratégias de produção em massa, o que gera custos mais baixos e torna o país um ponto estratégico para empresas como a Renault. Além disso, a Dacia, subsidiária romena do grupo Renault, já fabrica o modelo Spring na China, vendido no Brasil como Kwid E-Tech. Essa experiência prévia fortalece os laços da marca com o mercado chinês e apoia a transição atual.

A decisão da Renault de expandir seus modelos elétricos na China reflete a evolução do mercado global. A marca busca competir diretamente com montadoras locais, que lideram o desenvolvimento de veículos elétricos acessíveis, ampliando sua base de clientes e diversificando suas operações.

Paralelamente, o Twingo elétrico, cujo desenvolvimento já conta com colaboração chinesa, é um exemplo do que a Renault pretende alcançar com esses novos acordos de produção e pesquisa. A entrada de novos modelos é vista como essencial para que a marca continue relevante em mercados fora da Europa, ampliando o alcance dos modelos elétricos.

A Renault reforça que, com a base em Xangai, conseguirá responder com mais eficiência às demandas do mercado. Essa posição ajudará a marca a desenvolver novos veículos e atingir o objetivo de custos reduzidos, essenciais em um mercado altamente competitivo. Além de Xangai, a montadora mantém parcerias em outros pontos estratégicos da Ásia, o que complementa essa movimentação em direção ao desenvolvimento global de modelos.

O novo centro em Xangai também vai atuar como ponte para colaborações com outras indústrias tecnológicas da região. A sinergia entre a Renault e empresas chinesas, como a Geely, pode resultar em novos modelos específicos para mercados internacionais, aproveitando a experiência local para otimizar o processo de produção.

Fonte: R7 e UOL.