O Renault Filante Record 2025 não é apenas um carro-conceito, mas um experimento real sobre rodas. Projetado para testar os limites da eficiência energética, este monoposto elétrico busca estabelecer novos recordes de consumo e autonomia. Com um design aerodinâmico e materiais de alta tecnologia, o veículo é um campo de testes para inovações que poderão impactar os futuros modelos elétricos da marca.
Pontos Principais:
A inspiração para este projeto vem de modelos históricos da Renault que marcaram a busca por recordes ao longo das décadas. Desde o Renault 40CV des Records de 1925 até o Étoile Filante de 1956, a montadora tem um histórico de desenvolver veículos com foco em desempenho e inovação. O Filante Record 2025 segue essa tradição, agora com tecnologias elétricas e soluções otimizadas para eficiência energética.
Antes de iniciar seus testes de recordes no primeiro semestre de 2025, o Renault Filante Record será exibido no Salão Rétromobile de Paris, entre 5 e 9 de fevereiro. Seu design monolítico e estrutura leve demonstram um compromisso com aerodinâmica e desempenho, enquanto seus componentes eletrônicos avançados indicam o futuro da mobilidade elétrica.
O Renault Filante Record 2025 foi projetado com um foco absoluto na eficiência aerodinâmica. Suas dimensões incomuns, com 5,12 metros de comprimento e apenas 1,19 metros de altura, foram calculadas para minimizar o arrasto do ar. O peso de apenas 1.000 kg também contribui diretamente para sua performance, reduzindo o consumo de energia.
A carroceria apresenta um acabamento azul ultravioleta, uma referência ao Renault 40CV des Records. Esse tom foi desenvolvido para refletir diferentes nuances conforme o ângulo de visão. Além da pintura, o design resgata elementos visuais de modelos históricos da Renault, como faróis arredondados, rodas separadas da carroceria e uma cabine centralizada para maximizar a aerodinâmica.
Cada detalhe da estrutura foi otimizado por meio de simulações computacionais avançadas. A equipe de engenharia analisou a interação do veículo com o fluxo de ar para minimizar a resistência. No segundo trimestre de 2025, testes em túnel de vento serão realizados para validar e aperfeiçoar as soluções aerodinâmicas, garantindo que o Filante Record esteja preparado para os desafios reais.
A redução de peso foi uma prioridade no desenvolvimento do Filante Record 2025. Para isso, foram utilizados materiais como fibra de carbono, alumínio e Scalmalloy, uma liga metálica especialmente desenvolvida para impressão 3D. Essa abordagem permitiu reduzir o peso dos componentes sem comprometer a resistência estrutural.
A impressão 3D foi aplicada na fabricação de várias peças, garantindo formas complexas com mínima utilização de material. A tecnologia de otimização topológica também foi utilizada, permitindo que apenas as áreas essenciais fossem reforçadas estruturalmente, reduzindo o peso sem comprometer a rigidez.
A estrutura do chassi combina diferentes ligas metálicas e fibra de carbono para proporcionar resistência com o menor peso possível. Esse processo permitiu manter a robustez necessária para suportar altas velocidades e esforços mecânicos intensos, enquanto se reduz o consumo energético do veículo.
O Filante Record 2025 incorpora soluções eletrônicas inovadoras que eliminam componentes mecânicos tradicionais. As tecnologias “steer by wire” e “brake by wire” substituem sistemas convencionais por comandos totalmente eletrônicos, reduzindo peso e permitindo maior precisão nas respostas do veículo.
A bateria de 87 kWh utiliza a tecnologia “cell-to-pack”, que elimina módulos intermediários e reduz o peso total. Essa solução melhora a integração da bateria ao veículo, garantindo melhor distribuição de massa e maior eficiência energética. Com isso, o Filante Record consegue maximizar sua autonomia sem aumentar o peso do conjunto.
Os pneus de 20 polegadas desenvolvidos pela Michelin foram projetados para reduzir a resistência ao rolamento e otimizar a aerodinâmica. Com um formato alto e estreito, eles minimizam a dissipação de energia a cada giro da roda, contribuindo diretamente para a eficiência do veículo.
O cockpit do Renault Filante Record 2025 foi projetado com foco na ergonomia e na leveza. A posição de condução é inspirada nos monopostos de competição, permitindo melhor aproveitamento do espaço e distribuição de peso. O banco é feito com lona esticada, garantindo sustentação sem adicionar peso desnecessário.
O volante incorpora um sistema de controle eletrônico integrado, eliminando conexões mecânicas. Os punhos laterais controlam aceleração, frenagem e direção, permitindo respostas rápidas e precisas. No centro do volante, uma tela digital exibe informações essenciais, como velocidade e autonomia.
Para melhorar a circulação de ar sem o uso de sistemas adicionais de climatização, a cabine utiliza um design que otimiza a ventilação natural. Essa abordagem ajuda a reduzir o peso total do veículo e melhora a eficiência energética.
O Filante Record 2025 não é apenas um veículo experimental, mas um campo de testes para novas tecnologias. Seu desenvolvimento permitiu explorar soluções que poderão ser aplicadas em futuros modelos de produção. A eliminação de componentes mecânicos tradicionais abre caminho para otimizações na arquitetura dos veículos elétricos.
A fusão entre aerodinâmica avançada, materiais leves e sistemas eletrônicos de última geração posiciona o Filante Record como referência em eficiência energética. A busca por recordes é apenas o primeiro passo para validar essas inovações em condições reais, permitindo que a Renault aprimore suas tecnologias para o futuro.
Com um desenvolvimento focado em performance e eficiência, o Renault Filante Record 2025 representa um avanço na mobilidade elétrica. Seu projeto demonstra que veículos elétricos podem combinar alto desempenho com baixo consumo de energia, estabelecendo um novo padrão na indústria automotiva.
Fonte: Renault.