O Renault Fluence é um sedan de respeito. Com um design impressionante, que chama a atenção por onde passa, com alta tecnologia e sistema de segurança muito bom. Mas o preço é um pouco salgado, não é um carro para qualquer um.
O preço sugerido na versão de entrada do Fluence já é bem salgadinho, aproximadamente R$ 99.350, e na segunda versão é de R$ 108.300, mas pode subir mais se forem acrescentados certos opcionais.
Embora com duas versões, o Fluence conta com apenas uma possibilidade de motorização. Equipado com o motor 2.0 Hi-Flex16V, com 4 cilindros em linha e capacidade de gerar até 143 cv de potência.
O sistema de câmbio é o CVT X-Tronic de 6 velocidade, e de última geração, que proporciona muito mais conforto aos ocupantes, evitando os trancos das trocas de marcha e reduzindo bastante o consumo de combustível.
Um dos itens do sistema de segurança é o Controle eletrônico de estabilidade e tração. Com esse sistema dirigir ficou muito mais fácil, já que o próprio sistema ajuda o motorista a controlar melhor o carro e evitar perca de estabilidade ou aderência.
O Fluence traz também um completo sistema de airbags com até 8 bolsas (dependendo da versão). Os freios ABS contam com o auxílio da frenagem de emergência, de modo que além de evitar o travamento das rodas, o veículo precisa de uma distância muito menor para parar e evitar a colisão.
Um dos principais elementos do Fluence é o conforto. Ele traz o sensor de chuva, que aciona os limpadores do para-brisas automaticamente ao primeiro contato com a água. Além disso, conta com sensor de luz, que acende os faróis de modo automático quando o ambiente escurece, por exemplo ao entrar num túnel.
Também traz ar condicionado dual zone digital e automático, deixando a viagem muito mais confortável e de acordo com o gosto de todos os ocupantes do veículo. O controle das janelas é automático e o volante é ajustável.
A tecnologia está marcante em vários aspectos do Fluence. Em primeiro lugar na iluminação em LED das luzes diurnas e no regulador automático de altura e lavagem dos faróis.
Mas uma das maiores exclusividades do modelo é a Chave-cartão Hands Free que substitui a chave convencional. Com essa chave em forma de cartão é possível acionar a ignição do veículo apenas com sua presença, sem precisar mais ficar procurando a chave na bolsa. A Chave-cartão ainda aciona o sistema Walk Away Closing.
A central multimídia do Fluence conta com o exclusivo sistema R-Link, instalado na tela touchscreen de 7 polegadas, e pelo qual é possível um controle muito mais intuitivo da central, além de realizar chamadas telefônicas sem precisar tirar as mãos do volante.
O Fluence possui apenas duas versões, Dynamique CVT Plus e Privilège. Eis lista dos principais itens de série da versão mais completa:
Design
Segurança
Tecnologia e conforto