Renault Kwid 2022 chega ao Brasil de cara nova, e mais potente

O Renault Kwid 2022 está reestilizado e será igual ao modelo indiano. Além disso, vai ganhar um motor mais potente, suprindo as atuais deficiências – para alguns – de potência. A nova versão já está rodando em teste pelas ruas brasileiras.

Carros
2 semanas atrás
Renault Kwid 2022 chega ao Brasil de cara nova, e mais potente

A Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) está obrigando diversos modelos a saírem de linha, ou adotar um novo motor, como no caso do Renault Kwid 2022.

Renault Kwid 2022 reestilizado e mais potente

O ano de 2021 está marcado por diversas novidades no setor automobilístico. Com a crise provocada pela pandemia, muitos projetos de 2020 foram adiados, e com isso temos visto mais novidades do que nunca. Bom sinal, a economia está começando a melhorar.

Uma dessas novidades é o Renault Kwid 2022 que além de receber uma reestilização, vai ganhar um novo motor mais potente. O modelo terá a mesma “cara” da versão indiana e já está rodando em testes aqui no Brasil. Seu novo motor 1.0 é até 13 cv mais potente que o atual.

Versão indiana do Renault Kwid (foto: divulgação)
Versão indiana do Renault Kwid (foto: divulgação)

Proconve P7 impõe adequações

A Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) é uma das responsáveis pela atualização do Kwid 2022. O Programa impõe uma série de adequações aos veículos para que diminuam as emissões de poluentes.

Para alguns modelos é o fim da linha, pois para as montadoras não compensa fazer uma atualização. Mas no caso do Kwid 2022 é diferente, o modelo ganha um novo motor mais eficiente e mais potente, com redução da emissão de poluentes.

Uma versão mais refinada

As mudanças no visual são bastante perceptíveis, sobretudo na dianteira. O Kwid 2022 terá os faróis divididos em dois conjuntos distintos. Como prolongamento da grade, na parte superior, ficarão as setas e a luz de condução diurna em LED. Na parte inferior, dentro do para-choque, estão propriamente os faróis.

Além disso, a traseira agora também receberá – pelo menos na versão topo de linha – lanternas com luz de posição em LED e um design mais refinado. Também traz rodas de liga-leve diamantadas.

As mudanças não ficam apenas na parte externa do Kwid 2022. Está sendo muito aguardado o novo quadro de instrumentos 100% digital que já é utilizado na versão indiana. Embora a tela não seja colorida, já que utiliza cristal líquido e luzes brancas, será um grande avanço.

Versão indiana do Renault Kwid (foto: divulgação)
Versão indiana do Renault Kwid (foto: divulgação)

Novo motor, mas nem tanto

Quando se fala em novo motor, somos levados a pensar que uma nova unidade foi desenvolvida especificamente para o modelo em questão. Não é bem assim, na maior parte das vezes.

O Renault Kwid 2022 terá um novo motor em relação à geração atual. Tomará o motor 1.0 do seu irmão mais velho, o Sandero. Com isso, passa de 70/66 cv de potência para 82/79 cv de potência (etanol/gasolina).

O grande diferencial desse “novo” motor é o cabeçote, que conta com duplo comando variável (tanto na admissão quanto no escape), enquanto que o motor atual não tem variação no tempo de abertura das válvulas, o que o torna mais poluente e menos eficiente.

Um motor mais forte poderá ter, além do um melhor desempenho, um consumo mais baixo, já que poderá contar com um câmbio cujas relações de marcha poderão ser mais longas. Ou seja, mais eficiência e menor emissão de poluentes, o que implica diretamente no bolso do consumidor e na proteção do planeta.

Versão indiana do Renault Kwid (foto: divulgação)
Versão indiana do Renault Kwid (foto: divulgação)

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?