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Renault R17 Elétrico: A Reinvenção de um Clássico com Toques Modernos

Renault lança um R17 restomod elétrico em parceria com o designer Ora Ïto. O modelo mantém elementos originais dos anos 1970, com tecnologia moderna. Potência de 270 cavalos e estrutura mais leve com fibra de carbono. Apresentado em Paris, o modelo é uma peça única e não será produzido em massa.
Publicado em Renault dia 5/09/2024 por Alan Corrêa

O R17 elétrico é um tributo ao clássico coupé dos anos 1970, combinando design retrô com um motor elétrico potente, criado pela colaboração entre Renault e o designer francês Ora Ïto.

Renault apresenta R17 elétrico em colaboração com Ora Ïto

A Renault trouxe à tona mais uma vez sua rica herança ao apresentar o R17 elétrico, um restomod que revive o clássico dos anos 1970. Desenvolvido em parceria com o designer francês Ora Ïto, o modelo mantém características fundamentais do Renault 17 original, mas adiciona componentes e tecnologias modernas. A criação é uma peça única e não está destinada à produção em massa, sendo um exemplo de como a montadora está explorando suas raízes para reinterpretar seus modelos icônicos.

Estrutura e design atualizados

O R17 elétrico é baseado na estrutura monocoque do carro original, mantendo partes como as portas, janelas e a cabine. Entretanto, a versão elétrica traz um novo chassi de fibra de carbono, além de um corpo redesenhado. O modelo ganhou 17 centímetros de largura em relação ao original, o que melhora a dirigibilidade e permite a instalação de rodas maiores. O design também traz uma nova frente, com faróis retangulares e uma grelha inferior mais pronunciada, enquanto a traseira exibe uma única faixa de luz, uma modernização do visual clássico.

Colaboração com Ora Ïto

Ora Ïto, o designer responsável por essa releitura do R17, é conhecido por sua abordagem “simplexidade”, que busca simplificar aspectos complexos do design. Segundo o próprio designer, o projeto envolveu manter a essência do Renault 17, mas com atualizações que dão ao carro uma estética contemporânea. Entre os detalhes mais evidentes estão as modificações nas rodas e nos painéis de ventilação traseiros, mantendo uma ligação com o modelo dos anos 1970, porém com uma aparência mais alinhada ao século XXI.

Tecnologia e desempenho

O motor elétrico do novo R17 entrega 270 cavalos de potência, posicionados na parte traseira do veículo. Embora a Renault não tenha divulgado dados de desempenho, o peso do carro, de apenas 1,4 tonelada, sugere que a bateria utilizada seja de pequeno porte. A motorização elétrica representa uma grande evolução em relação ao motor original, que era menos eficiente e significativamente mais fraco. O novo modelo, portanto, oferece uma experiência de condução muito superior, enquanto preserva a nostalgia do design original.

Interior retrô com tecnologia moderna

No interior, o R17 elétrico combina elementos estéticos dos anos 1970 com as mais recentes inovações tecnológicas. O volante mantém o estilo da época, e as telas geométricas atrás dele fazem referência aos antigos mostradores analógicos. O painel central inclui uma tela com a interface gráfica atual da Renault. As poltronas foram redesenhadas com base na estrutura de “pétalas” do modelo original, e o estofamento é feito de lã Merino fina e bouclé leve. Esse toque de interiorismo reflete a intenção de manter o conforto e o estilo da época, mas com um padrão moderno de acabamento.

Exposições e apresentação ao público

O R17 elétrico foi revelado no dia 4 de setembro em Paris, no Maison5, e fará parte da exposição no Salão do Automóvel de Paris, entre os dias 14 e 20 de outubro. Além disso, o carro estará presente no concurso Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, entre os dias 12 e 15 de setembro, onde será exibido ao lado de outros exemplares de design automotivo. A colaboração entre Renault e Ora Ïto é mais um exemplo de como a marca francesa tem explorado seu passado para criar conceitos únicos e inovadores.

História do Renault 17

O Renault 17 original foi lançado em 1971, como um coupé esportivo de linhas angulares e design ousado para a época. Equipado com tração dianteira e motor longitudinal, o carro também foi disponibilizado em versões com injeção eletrônica. Entre 1971 e 1979, mais de 92 mil unidades do modelo foram vendidas. O R17 ganhou popularidade não apenas por seu visual, mas também pelos avanços tecnológicos que oferecia, como recursos de segurança ativos e passivos que eram inovadores naquele momento.

Fonte: Renault, Theoriginals.Renault, Wikipedia e TopGear.