Renegade poderá ser substituído pelo Jeep Avenger; novo SUV deve ter versão híbrida

A Stellantis está estudando lançar o Jeep Avenger no Brasil para substituir o Renegade, que não terá nova geração. O Avenger, já vendido na Europa, pode se tornar o novo modelo de entrada da Jeep no país. Possui motor 1.2 GSE turbo a gasolina de 100 cv ou elétrico de 156 cv na Europa, e no Brasil pode vir com motores 1.0 e 1.3 turboflex, além de uma versão híbrida. A produção usará a plataforma STLA Small na fábrica de Betim (MG), com previsão de início em 2025.
Publicado em Jeep dia 23/05/2024 por Alan Corrêa

A Stellantis está avaliando a possibilidade de lançar o Jeep Avenger no Brasil, substituindo o Jeep Renegade. O Avenger, disponível na Europa desde 2023, pode se tornar o novo modelo de entrada da Jeep no mercado brasileiro, uma vez que o Renegade não terá uma nova geração.

O Jeep Avenger apresenta dimensões adequadas para o segmento de SUVs compactos. O veículo possui 4,08 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,53 metros de altura e 2,56 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 380 litros, superior ao do Renegade, que comporta 320 litros. Essas características fazem do Avenger um modelo competitivo no mercado de SUVs compactos.

Na Europa, o Jeep Avenger é oferecido com duas opções de motorização. Uma versão possui um motor 1.2 GSE turbo a gasolina, com potência de 100 cavalos. A outra opção é um motor elétrico, que entrega 156 cavalos. Para o mercado brasileiro, especula-se que o Avenger será disponibilizado com motores 1.0 turboflex e 1.3 turboflex, ambos com câmbio CVT. Há ainda a possibilidade de uma versão híbrida, o que faria do Avenger o primeiro híbrido flex da Stellantis produzido no Brasil.

Stellantis estuda lançar o Jeep Avenger no Brasil, substituindo o Renegade, que não terá nova geração. O Avenger pode se tornar o novo modelo de entrada da Jeep no mercado brasileiro.
Stellantis estuda lançar o Jeep Avenger no Brasil, substituindo o Renegade, que não terá nova geração. O Avenger pode se tornar o novo modelo de entrada da Jeep no mercado brasileiro.

A plataforma do Jeep Avenger é a STLA Small, que será implementada na fábrica da Stellantis em Betim, Minas Gerais. A produção do Avenger utilizará parte do investimento de R$ 14 bilhões recentemente anunciado pelo grupo para essa unidade. Essa plataforma é a mesma utilizada em modelos como o Citroen C3 e o Peugeot 208, o que indica uma estratégia de unificação de plataformas pela Stellantis.

O design do Jeep Avenger é uma combinação de elementos presentes em outros modelos da Jeep. O veículo mantém a tradicional grade dianteira de sete fendas e possui faróis horizontalizados. A carroceria tem detalhes em preto contrastantes que contornam o veículo. As lanternas traseiras são horizontais, semelhantes às do Compass e do Renegade. O interior do Avenger inclui um quadro de instrumentos digital e uma central multimídia flutuante. A saída de ar ocupa quase toda a extensão do painel central.

O Avenger é vendido na Europa desde 2023. Se lançado no Brasil, o SUV compacto deve competir no segmento de entrada, oferecendo opções de motorização modernas e eficientes para o mercado.
O Avenger é vendido na Europa desde 2023. Se lançado no Brasil, o SUV compacto deve competir no segmento de entrada, oferecendo opções de motorização modernas e eficientes para o mercado.

O Jeep Avenger já passou por clínicas no Brasil, o que é um indício de sua provável vinda ao mercado nacional. Além disso, o modelo tem sido objeto de estudos detalhados pela Stellantis. A expectativa é que o Avenger seja uma alternativa moderna e eficiente para substituir o Renegade, que não terá uma nova geração.

O mercado de SUVs compactos no Brasil é competitivo, e o Jeep Avenger terá como rivais modelos como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Fiat Pulse e Nissan Kicks. A possível introdução de versões híbridas do Avenger pode representar um diferencial importante para a Stellantis, alinhando-se às tendências de mercado e à demanda por veículos mais eficientes.

Na Europa, o Avenger possui motor 1.2 GSE turbo a gasolina de 100 cavalos e uma versão elétrica de 156 cavalos. No Brasil, deve ter motores 1.0 e 1.3 turboflex, além de uma versão híbrida.
Na Europa, o Avenger possui motor 1.2 GSE turbo a gasolina de 100 cavalos e uma versão elétrica de 156 cavalos. No Brasil, deve ter motores 1.0 e 1.3 turboflex, além de uma versão híbrida.

A produção do Jeep Avenger no Brasil, se confirmada, será um marco importante para a Stellantis. O investimento na fábrica de Betim e a utilização da plataforma STLA Small refletem a estratégia do grupo de otimizar a produção e ampliar a oferta de modelos no mercado brasileiro. A introdução de tecnologias híbridas também sinaliza um compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

A confirmação oficial do lançamento do Jeep Avenger no Brasil ainda depende de estudos e avaliações internas pela Stellantis. No entanto, as informações já divulgadas indicam que o grupo está avançando na preparação para introduzir o modelo no mercado nacional. A expectativa é que o Avenger comece a ser produzido em Betim em 2025, trazendo novas opções para os consumidores brasileiros de SUVs compactos.

O Avenger será construído na plataforma STLA Small, usada em modelos como Citroen C3 e Peugeot 208. Essa plataforma será implementada na fábrica da Stellantis em Betim, Minas Gerais.
O Avenger será construído na plataforma STLA Small, usada em modelos como Citroen C3 e Peugeot 208. Essa plataforma será implementada na fábrica da Stellantis em Betim, Minas Gerais.

*Com informações da Jeep, Stellantis, Mobiauto e Autoesporte.