O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) de São Paulo anunciou a instalação de 649 novos radares de velocidade em rodovias estaduais. Este projeto tem como objetivo aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes de trânsito nas estradas administradas pelo DER. Os radares serão distribuídos em mais de 150 rodovias e deverão estar em funcionamento até janeiro do próximo ano.
O processo de licitação foi divulgado no Diário Oficial do Estado e prevê um investimento total de R$ 202,6 milhões. Esse montante inclui não apenas a instalação dos radares, mas também obras estruturais e a sinalização necessária para o controle eletrônico de velocidade. A licitação está dividida em 14 lotes, e as propostas vencedoras terão contratos de cinco anos.
Os novos radares irão multar motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade e aqueles que utilizarem o acostamento de forma inadequada. Além disso, os equipamentos terão a capacidade de fazer a leitura automática de placas e a contagem de veículos. Segundo o superintendente do DER, Sergio Codelo, essa tecnologia permitirá o monitoramento mais preciso do tráfego nas estradas, contribuindo para o planejamento e a segurança viária.
O governo de São Paulo acredita que a instalação dos novos radares ajudará a reduzir o número de acidentes fatais em até 40%. De acordo com dados do Anuário Rodoviário de Acidentes 2023, houve um aumento nos acidentes fatais nas estradas estaduais no ano passado, atingindo o maior número desde 2019. A expectativa é que a fiscalização eletrônica contribua significativamente para a diminuição desses índices.
Entre as rodovias que receberão mais radares está a SP-055, que terá 39 novos aparelhos. Esta rodovia faz parte do Lote Litoral Paulista e foi arrematada por um consórcio para concessão por 30 anos. O DER também planeja cumprir uma ordem judicial para a instalação de radares na SP-125, a Rodovia Oswaldo Cruz, visando proteger a fauna local e aumentar a segurança.
O DER administra 13 mil dos 22 mil quilômetros da malha rodoviária paulista, com os demais trechos sob concessão privada. Desde 2020, não houve novos investimentos significativos em fiscalização eletrônica devido ao término dos contratos anteriores. Com a nova licitação, o governo espera modernizar o sistema e tornar as estradas estaduais mais seguras para os motoristas.
Caso algum trecho das rodovias apresente altos índices de acidentes após a instalação dos novos radares, o governo não descarta a possibilidade de ampliar o projeto e instalar mais equipamentos. A meta é reduzir pela metade o número de mortes em acidentes de trânsito até 2030, conforme o Plano de Segurança Viária do estado.
Fonte: OAntagonista e Folha.