O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou a instalação de 649 novos radares em rodovias estaduais de São Paulo. O prazo para início da operação dos equipamentos foi definido em até 90 dias, com contratos de operação válidos por cinco anos. Os dispositivos serão instalados em pontos considerados críticos, de acordo com estatísticas de acidentes e outros fatores técnicos.
Pontos Principais:
A medida tem o objetivo de intensificar a fiscalização de velocidade e coibir infrações de trânsito em trechos estratégicos. Além da fiscalização eletrônica, os novos aparelhos também farão a leitura de placas e a contagem de eixos dos veículos. As informações coletadas serão transmitidas em tempo real para uma central do DER.
Os radares estarão distribuídos em mais de 150 estradas, abrangendo um total de 13 mil quilômetros. A escolha dos locais levou em consideração a velocidade média dos veículos, as condições geométricas das vias e a proximidade de áreas de travessia de pedestres e animais. O investimento total da licitação para implantação dos equipamentos é de R$ 83,7 milhões.
Serão utilizados dois tipos principais de radares nas rodovias. O primeiro será implantado em áreas urbanizadas, onde há maior circulação de pedestres e ciclistas, e contará com um display que exibirá a velocidade dos veículos em tempo real.
O segundo tipo será instalado em trechos com limites de velocidade mais altos e não exibirá a velocidade dos veículos durante a passagem. Ambos os modelos utilizam a tecnologia de laço indutivo, com sensores instalados no pavimento das vias para medir a velocidade dos veículos.
O governo estadual descartou o uso dos radares do tipo doppler, que operam por meio de ondas eletromagnéticas e conseguem registrar infrações antes mesmo de o veículo passar pelo equipamento. Segundo o DER, a decisão se baseou em critérios técnicos e orçamentários.
As rodovias que receberão o maior número de radares incluem a SP-055, que terá 39 equipamentos distribuídos entre os trechos nomeados Dr. Manoel Hyppólito Rego e Padre Manoel da Nóbrega, no litoral paulista.
A SP-088 (Mogi-Dutra) e a SP-098 (Mogi-Bertioga), que fazem parte da mesma concessão, também terão radares instalados. O trecho da Raposo Tavares (SP-270) na Grande São Paulo contará com 16 equipamentos, sendo sete na capital, oito em Cotia e um em Osasco.
O governo estadual afirmou que, caso as rodovias sejam concedidas à iniciativa privada, os contratos poderão ser transferidos para as concessionárias responsáveis pela administração das estradas.
Os novos radares não se limitarão a fiscalizar apenas a velocidade dos veículos. Eles também poderão registrar infrações como o uso irregular do acostamento e outras manobras que desrespeitem a legislação de trânsito.
A contagem de eixos dos veículos será utilizada para fins estatísticos e pode auxiliar na gestão do tráfego. Os dados coletados serão processados e analisados pelo DER, permitindo o planejamento de medidas adicionais para aumentar a segurança nas rodovias.
A expectativa é que os equipamentos contribuam para a redução do número de acidentes em trechos considerados críticos, onde já foram registrados altos índices de ocorrências nos últimos anos.
A instalação dos radares também atende a uma determinação da Justiça. Em junho do ano passado, a 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve uma decisão que obrigava a instalação dos dispositivos em um trecho da SP-125 (Oswaldo Cruz).
A medida tem o objetivo de reduzir atropelamentos de animais na região do núcleo Santa Virgínia, no Parque Estadual da Serra do Mar. Dez radares serão instalados entre os quilômetros 66 e 86 da rodovia, onde o limite de velocidade deve ser de 60 km/h.
O DER afirmou que essa ação faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas para a preservação ambiental e a segurança viária. Outras medidas podem ser adotadas futuramente para minimizar os impactos ambientais do tráfego rodoviário na região.
A licitação para a instalação dos radares foi realizada em agosto do ano passado e abrange 14 lotes, totalizando R$ 83,7 milhões. Além da fiscalização eletrônica, as empresas vencedoras do processo licitatório serão responsáveis por obras estruturais e pela sinalização dos pontos de controle de velocidade.
O DER informou que, atualmente, as rodovias sob sua administração contam com apenas quatro radares em funcionamento. Os últimos contratos foram encerrados em 2021, e desde então não houve instalação de novos equipamentos para fiscalização de velocidade.
O superintendente do departamento destacou que o principal objetivo da medida é aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes. Ele ressaltou que a presença dos radares incentiva os motoristas a respeitarem os limites de velocidade, o que pode contribuir para evitar colisões e atropelamentos.
O governo estadual afirmou que as rodovias que estão sendo concedidas à iniciativa privada também receberão investimentos em infraestrutura e segurança viária. Alguns trechos que atualmente são administrados pelo DER podem ser incluídos em novos leilões de concessão nos próximos anos.
A instalação dos novos radares faz parte de um conjunto de medidas para modernizar a fiscalização de trânsito nas rodovias paulistas. A expectativa é que a tecnologia empregada nos equipamentos contribua para um monitoramento mais eficiente e para a redução de infrações.
O impacto da medida será avaliado ao longo dos próximos anos, com base nos dados coletados pelos novos equipamentos e nos índices de acidentes registrados nos trechos fiscalizados.
Fonte: AutoEsporte, Jornalcruzeiro e Folha.