Sedan acessível: Vale a pena comprar um Chevrolet Classic Advantage 1.0 2015 usado? Veja ficha técnica, preço e detalhes

Entrar no mercado de usados exige atenção, e o Chevrolet Classic Advantage 1.0 2015 ainda é uma escolha viável. Com motor 1.0 VHC-E Flex de até 78 cv, ele é econômico, tem manutenção barata e espaço para 5 ocupantes. O consumo médio chega a 15 km/l, mas falta tecnologia. Avaliar embreagem, suspensão e histórico evita problemas.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 20/02/2025

O Chevrolet Classic Advantage 1.0 2015 segue como uma opção popular no mercado de usados, especialmente para quem busca um sedã confiável e econômico. Com motor 1.0 VHC-E Flex de 78 cv e consumo eficiente, ele se destaca pelo baixo custo de manutenção e peças acessíveis. Seu porta-malas de 390 litros é um atrativo para quem precisa de espaço sem gastar muito. No entanto, o modelo apresenta um design defasado e acabamento interno simples, além de oferecer poucos itens de segurança e tecnologia em comparação com opções mais modernas.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 VHC-E Flex com até 78 cv e câmbio manual de 5 marchas.
  • Consumo médio de 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.
  • Porta-malas de 390 litros e espaço interno adequado para 5 ocupantes.
  • Itens básicos de conforto e segurança, sem tecnologias avançadas.

Os principais defeitos a serem observados antes da compra incluem desgaste na embreagem, falhas no sistema de ar-condicionado e ruídos na suspensão, comuns em unidades mais rodadas. Além disso, a ausência de controle de estabilidade e a dirigibilidade limitada podem ser fatores negativos para quem espera mais conforto e desempenho. Por outro lado, a robustez mecânica e o baixo custo operacional fazem dele uma escolha racional para quem precisa de um carro confiável para o dia a dia ou trabalho.

O Classic é indicado para quem busca economia, baixo custo de manutenção e um sedã confiável para o dia a dia. Para quem precisa de mais tecnologia e desempenho, há opções melhores no mercado.
O Classic é indicado para quem busca economia, baixo custo de manutenção e um sedã confiável para o dia a dia. Para quem precisa de mais tecnologia e desempenho, há opções melhores no mercado.

Ao considerar a compra de um Classic usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, quilometragem e possíveis sinais de desgaste excessivo. Testar o câmbio manual e avaliar a resposta da direção hidráulica podem evitar surpresas futuras. No mercado de seminovos, o Classic 2015 ainda é um dos sedãs compactos mais procurados, sendo uma opção segura para quem valoriza economia, simplicidade e praticidade, desde que esteja em boas condições.

Desempenho, motor e potência

O motor 1.0 Flex tem 78 cv no etanol e 77 cv na gasolina, com torque de até 9,7 kgfm. Faz 0 a 100 km/h em 13,6 s e atinge 166 km/h de velocidade máxima.
O motor 1.0 Flex tem 78 cv no etanol e 77 cv na gasolina, com torque de até 9,7 kgfm. Faz 0 a 100 km/h em 13,6 s e atinge 166 km/h de velocidade máxima.

O modelo é equipado com um motor 1.0 de 4 cilindros em linha, com aspiração natural e injeção multiponto. A potência máxima gerada é de 78 cv quando abastecido com etanol e 77 cv com gasolina, atingindo esse desempenho a 6400 rpm. O torque máximo é de 9,7 kgfm no etanol e 9,5 kgfm na gasolina, disponível a 5200 rpm. A relação peso/potência é de 11,60 kg/cv, enquanto a relação peso/torque fica em 93,3 kg/kgfm.

A plataforma utilizada é a GM4200, com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas. O código do motor pertence à Família I, e seu comando de válvulas é único no cabeçote, acionado por correia dentada. O motor possui uma razão de compressão de 12,6:1, diâmetro do cilindro de 71,1 mm e curso do pistão de 62,9 mm. A rotação máxima chega a 6800 rpm, e a viscosidade recomendada para o óleo do motor é 5W-30.

No quesito desempenho, a velocidade máxima atingida é de 166 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,6 segundos. O peso total do veículo é de 905 kg, o que influencia diretamente na sua agilidade e consumo de combustível.

Consumo e autonomia

O tanque tem 54 litros. Com etanol, faz até 400 km na cidade e 497 km na estrada. Com gasolina, a autonomia é de 562 km na cidade e 702 km na estrada, equilibrando desempenho e economia.
O tanque tem 54 litros. Com etanol, faz até 400 km na cidade e 497 km na estrada. Com gasolina, a autonomia é de 562 km na cidade e 702 km na estrada, equilibrando desempenho e economia.

O consumo do modelo varia conforme o tipo de combustível utilizado. No etanol, o consumo urbano é de 7,4 km/l, enquanto no ciclo rodoviário o veículo alcança 9,2 km/l. Quando abastecido com gasolina, o desempenho melhora, atingindo 10,4 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

A autonomia do modelo também se diferencia conforme o combustível. Com um tanque de 54 litros, a autonomia urbana no etanol é de aproximadamente 400 km, enquanto na estrada o alcance é de 497 km. Já com gasolina, a autonomia na cidade sobe para cerca de 562 km, e na rodovia, pode chegar a 702 km.

A relação entre consumo e desempenho mostra que o modelo se encaixa na média do segmento para veículos de motor 1.0. A escolha entre gasolina e etanol deve levar em conta o preço dos combustíveis e o objetivo de utilização, já que o consumo é mais vantajoso na gasolina para viagens longas.

Interior

A tração é dianteira, com câmbio manual de 5 marchas e direção hidráulica. A condução é leve na cidade, mas o desempenho é modesto em subidas e ultrapassagens.
A tração é dianteira, com câmbio manual de 5 marchas e direção hidráulica. A condução é leve na cidade, mas o desempenho é modesto em subidas e ultrapassagens.

O interior do modelo segue o padrão dos sedãs compactos, com capacidade para cinco ocupantes e um porta-malas de 390 litros. O espaço interno é razoável para passageiros da frente, mas um pouco limitado para quem viaja no banco traseiro, especialmente em viagens longas. Os acabamentos são simples, sem muitos refinamentos, mas contam com os principais itens de conforto da categoria.

O interior tem acabamento simples, mas funcional. Há espaço adequado para passageiros da frente, banco traseiro justo e itens de segurança como airbags e travamento central.
O interior tem acabamento simples, mas funcional. Há espaço adequado para passageiros da frente, banco traseiro justo e itens de segurança como airbags e travamento central.

Entre os equipamentos de série, o veículo oferece ar-condicionado, direção assistida hidráulica, vidros elétricos dianteiros e travamento central das portas. Para segurança, conta com airbags frontais, freios ABS e alarme antifurto perimétrico. No sistema de infotenimento, dispõe de rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de conta-giros, termômetro do líquido de arrefecimento e indicador de temperatura externa.

O porta-malas tem 390 litros, suficiente para o uso urbano e viagens curtas. A carga útil de 440 kg permite levar bagagens e passageiros sem comprometer o desempenho.
O porta-malas tem 390 litros, suficiente para o uso urbano e viagens curtas. A carga útil de 440 kg permite levar bagagens e passageiros sem comprometer o desempenho.

Para quem busca um modelo usado, é importante verificar o funcionamento do ar-condicionado, a integridade dos bancos e o desgaste da embreagem. Além disso, ruídos internos podem indicar problemas na fixação dos acabamentos, algo comum em veículos dessa categoria com maior tempo de uso.

Medidas

As dimensões do modelo incluem um comprimento de 4152 mm, largura de 1608 mm e altura de 1436 mm. A distância entre-eixos é de 2443 mm, garantindo uma estabilidade razoável para um sedã compacto. O porta-malas possui capacidade de 390 litros, enquanto a carga útil permitida é de 440 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. Na traseira, utiliza eixo de torção também com molas helicoidais. O sistema de freios combina discos sólidos na dianteira com tambores na traseira. A direção possui assistência hidráulica e um diâmetro de giro de 9,8 metros.

Os pneus têm medida 175/65 R14, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 114 mm. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,35, enquanto a área frontal corrigida fica em 0,686 m², fatores que influenciam no desempenho e consumo de combustível.

Preços aproximados do Chevrolet Classic 2015

  • Chevrolet Classic Life/LS 1.0 VHC FlexP. 4p 2015 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Chevrolet Classic Advantage 1.0 VHC FlexPower 4p 2015 – Preço aproximado: R$ 32 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Classic Advantage 1.0 2015

Os pontos negativos são o design ultrapassado, acabamento interno simples e poucos itens de conforto e segurança. Além disso, o desempenho limitado não agrada quem busca mais potência.
Os pontos negativos são o design ultrapassado, acabamento interno simples e poucos itens de conforto e segurança. Além disso, o desempenho limitado não agrada quem busca mais potência.

Geral

  • Ano: 2015
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 77 cv (G) / 78 cv (A) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,5 kgfm (G) / 9,7 kgfm (A) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 11,60 kg/cv
  • Torque específico: 9,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 93,3 kg/kgfm
  • Potência específica: 78,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 175/65 R14
  • Traseiros: 175/65 R14

Dimensões

  • Comprimento: 4152 mm
  • Largura: 1608 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Altura: 1436 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Porta-malas: 390 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 905 kg
  • Carga útil: 440 kg
  • Altura mínima do solo: 137 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 166 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,6 s

Consumo

  • Urbano: 7,4 km/l (A) | 10,4 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,2 km/l (A) | 13 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 400 km (A)
  • Rodoviária: 497 km (A) | 702 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Classic Advantage 1.0 2015

Ao comprar esse carro usado, verifique o histórico de manutenção, o estado do motor e da suspensão, o funcionamento do ar-condicionado e possíveis desgastes na embreagem e câmbio manual.
Ao comprar esse carro usado, verifique o histórico de manutenção, o estado do motor e da suspensão, o funcionamento do ar-condicionado e possíveis desgastes na embreagem e câmbio manual.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Rodas de liga leve

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Icarros, Webmotors, QuatroRodas e Extra.