Shenzhen: Vale do Silício chinês tem mais pontos de recarga de veículos elétricos que postos de gasolina

Shenzhen, conhecida como o "Vale do Silício chinês", deu um passo significativo em sua jornada para se tornar uma líder em infraestrutura de veículos elétricos. A cidade é a primeira na China a ter mais pontos de recarga rápida do que bombas de gasolina tradicionais, um marco impressionante que reflete a rápida transição do país para a eletrificação dos transportes.
Publicado em Notícias dia 11/05/2024 por Alan Corrêa

Shenzhen, localizada na região sudeste da China, alcançou um marco notável ao se tornar a primeira cidade no país a ter mais pontos de recarga rápida para veículos elétricos do que bombas de gasolina. Este desenvolvimento é o resultado de uma série de políticas implementadas ao longo dos anos para promover a eletrificação dos transportes públicos e privados.

Em 2017, Shenzhen tomou a iniciativa de eletrificar completamente sua frota de ônibus, o que envolveu a colocação em operação de mais de 16 mil ônibus elétricos. Dois anos depois, em 2019, a cidade adotou a mesma abordagem para sua frota de táxis, eletrificando todos os veículos dessa categoria. Essas ações foram parte de uma estratégia mais ampla para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir a poluição ambiental.

Segundo dados do Southern Power Grid Shenzhen Power Supply Bureau, no primeiro trimestre de 2024, o consumo de eletricidade para carregamento de veículos elétricos em Shenzhen foi de 670 milhões de quilowatts-hora, marcando um aumento de 11% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento está alinhado com os esforços da cidade para se estabelecer como um líder em infraestrutura de carregamento rápido.

Taxi elétrico em Shenzhen (Wahsaw / Wikipedia)
Taxi elétrico em Shenzhen (Wahsaw / Wikipedia)

Os pontos de carregamento em Shenzhen são capazes de recarregar 80% da bateria de um veículo elétrico em apenas 10 minutos, um tempo consideravelmente curto que facilita a logística para os usuários. Esses pontos estão localizados em locais estratégicos, incluindo complexos comerciais, pontos de ônibus e parques industriais, para maximizar a acessibilidade e a conveniência.

A expansão da infraestrutura de carregamento também levanta questões sobre a capacidade da rede elétrica de lidar com a crescente demanda. As autoridades locais estão atentas a esse desafio e trabalham para garantir que a rede elétrica possa suportar o aumento do consumo sem comprometer a estabilidade do fornecimento de energia.

A sede da BYD em Shenzhen fortalece a posição da cidade como líder no mercado de carros elétricos e como um centro de inovação na mobilidade elétrica global.
A sede da BYD em Shenzhen fortalece a posição da cidade como líder no mercado de carros elétricos e como um centro de inovação na mobilidade elétrica global.

Além disso, a presença da BYD, uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo e líder de mercado na China, tem um papel significativo no desenvolvimento de Shenzhen como um centro de inovação em mobilidade elétrica. A empresa está sediada na cidade e seus veículos são uma presença comum nas ruas.

Esse contexto coloca Shenzhen em uma posição única para liderar o caminho na transição para uma maior adoção de veículos elétricos na China e, possivelmente, servir de modelo para outras cidades globalmente. As iniciativas de Shenzhen são parte de um movimento mais amplo na China para enfrentar as questões ambientais e promover tecnologias sustentáveis de transporte, um esforço que continua a ganhar impulso à medida que o país busca reduzir suas emissões de carbono e melhorar a qualidade do ar nas áreas urbanas.

Shenzhen (Sparktour / Wikipedia)
Shenzhen (Sparktour / Wikipedia)

*Com informações do Wikipedia, BYD e UOL.