Subaru revela novo sistema híbrido com autonomia de até 1.000 km para o Crosstrek

A Subaru anunciou um novo sistema híbrido, com motor boxer eletrificado e dois motores elétricos, para o SUV Crosstrek. Com lançamento em dezembro de 2024 no Japão, o modelo deve alcançar uma autonomia de até 1.000 km com um único tanque de combustível.
Publicado por Alan Corrêa em Subaru dia 22/10/2024

A Subaru anunciou novos detalhes sobre o sistema híbrido que será lançado no SUV Crosstrek, previsto para estrear em dezembro de 2024 no mercado japonês. Esse sistema combina um motor boxer de 2.5 litros com dois motores elétricos, prometendo uma autonomia de até 1.000 km com um único tanque de combustível. O motor boxer, uma marca registrada da Subaru, foi projetado especificamente para aplicações eletrificadas e gera 158 cv de potência, acompanhado por 21,2 kgfm de torque.

Pontos Principais:

  • Motor boxer de 2.5 litros com 158 cv.
  • Autonomia de até 1.000 km com um único tanque de 62 litros.
  • Dois motores elétricos frontais, um para tração e outro como gerador.
  • Sistema de tração integral simétrico com acoplamento viscoso.

A Subaru revelou as primeiras especificações desse sistema híbrido durante uma conferência conjunta com a Mazda e a Toyota em maio de 2024, reafirmando o compromisso com a continuidade dos motores a combustão. Apesar do avanço da eletrificação no setor, a marca continua apostando em suas tecnologias tradicionais, combinadas a inovações sustentáveis.

A Subaru revelou o novo sistema híbrido do Crosstrek, com motor boxer de 2.5 litros e dois motores elétricos, oferecendo autonomia de até 1.000 km e lançamento previsto para dezembro de 2024.
A Subaru revelou o novo sistema híbrido do Crosstrek, com motor boxer de 2.5 litros e dois motores elétricos, oferecendo autonomia de até 1.000 km e lançamento previsto para dezembro de 2024.

O motor a combustão, que trabalha junto com dois motores elétricos frontais, garante mais eficiência ao sistema híbrido. Um desses motores elétricos é responsável pela tração, enquanto o outro atua como gerador. A potência do motor de tração é de 119 cv, com 27,5 kgfm de torque. No entanto, a Subaru ainda não divulgou uma potência combinada oficial para o conjunto.

Uma das características do novo sistema é a opção de rodar exclusivamente com o motor elétrico, em um modo de “condução EV estendida”. No entanto, devido à pequena capacidade da bateria de íons de lítio de 1,1 kWh, posicionada sob o assoalho do porta-malas, a autonomia elétrica é limitada, exigindo que o motor a combustão entre em ação rapidamente.

O Crosstrek híbrido combina motor boxer de 2.5 litros com dois motores elétricos. Um deles aciona as rodas, enquanto o outro atua como gerador, garantindo maior eficiência e desempenho.
O Crosstrek híbrido combina motor boxer de 2.5 litros com dois motores elétricos. Um deles aciona as rodas, enquanto o outro atua como gerador, garantindo maior eficiência e desempenho.

Esse conjunto motriz foi projetado para melhorar a eficiência em 20% em comparação com a versão híbrida atual, o que resulta em um aumento significativo da autonomia. O Crosstrek será o Subaru com maior capacidade de rodagem em um único tanque de combustível, atingindo uma marca próxima aos modelos movidos a diesel.

O sistema oferece "condução EV estendida", permitindo ao Crosstrek rodar somente com o motor elétrico. No entanto, a bateria de 1,1 kWh limita essa operação por um curto período.
O sistema oferece “condução EV estendida”, permitindo ao Crosstrek rodar somente com o motor elétrico. No entanto, a bateria de 1,1 kWh limita essa operação por um curto período.

Como é tradicional nos modelos Subaru, o Crosstrek híbrido manterá o sistema de tração integral simétrico, conectando mecanicamente as rodas dianteiras e traseiras por meio de um acoplamento viscoso. Além disso, o veículo contará com uma tomada de 1.500 watts localizada na área de carga, ideal para alimentar eletrodomésticos ou equipamentos de camping.

O novo Crosstrek também traz inovações no design de seu motor boxer. Embora o diretor de tecnologia da Subaru, Tetsuo Fujinuki, tenha admitido que esse tipo de motor não é o mais eficiente em termos de consumo, a empresa opta por mantê-lo como uma forma de preservar sua herança e identidade no mercado automotivo.

O sistema de tração integral simétrico da Subaru foi mantido no Crosstrek híbrido. Ele conecta as rodas dianteiras e traseiras mecanicamente, garantindo desempenho ideal em diferentes terrenos.
O sistema de tração integral simétrico da Subaru foi mantido no Crosstrek híbrido. Ele conecta as rodas dianteiras e traseiras mecanicamente, garantindo desempenho ideal em diferentes terrenos.

O lançamento oficial do modelo no Japão está previsto para dezembro de 2024, com planos para uma expansão global ao longo de 2025. A expectativa é que o Crosstrek híbrido atraia consumidores que buscam uma combinação de eficiência e desempenho, com a confiabilidade característica dos motores boxer da Subaru.

Fonte: Subaru, AutoEvolution, OlharDigital, R7 e Motor1.