Supercarro híbrido: como a Ferrari F80 combina motor elétrico e a combustão para ser a sucessora da F40 e da LaFerrari

A Ferrari F80 combina um motor V6 de 900 cv a 8750 rpm com um sistema híbrido que inclui motores elétricos dianteiros de 142 cv cada e um motor elétrico traseiro de 81 cv. Com freios de alta performance e pneus de 285/30 R20 na frente e 345/30 R21 atrás, a F80 tem uma bateria de 2,28 kWh, entregando potência máxima de 242 kW e desempenho extremo em qualquer pista.
Publicado em Ferrari dia 17/10/2024 por Alan Corrêa

O Ferrari F80 é o tipo de carro que faz você se perguntar se estamos mesmo preparados para tanta potência nas ruas. Com 1200 cv de pura insanidade, ele pega o motor V6, joga um sistema híbrido de 300 cv no meio e acelera de 0 a 100 km/h em absurdos 2,15 segundos. A Ferrari decidiu que, se já não bastasse toda a herança do automobilismo com a tecnologia e-turbo, eles também precisavam de uma suspensão ativa que ajusta a altura do carro em tempo real. Ou seja, é o tipo de carro que, mesmo no seu dia mais comum, vai te fazer sentir como um piloto de Fórmula 1 a caminho da padaria.

Pontos Principais:

  • Potência total de 1200 cv.
  • Motor V6 híbrido com tecnologia e-turbo.
  • Suspensão ativa que ajusta a altura em tempo real.
  • Edição limitada a 799 unidades.

E claro, o F80 não é só sobre velocidade. Ele vem com todo um arsenal de gadgets de corrida que se misturam com uma aerodinâmica tão afiada que poderia cortar o vento em fatias. E não vamos esquecer a asa traseira ativa, que basicamente muda de posição para garantir que você continue colado no chão enquanto explora limites que carros normais nem sonhariam alcançar. É o ápice da engenharia automobilística, e a única coisa mais impressionante do que o que ele faz é o fato de que 799 sortudos (ou loucos) vão poder levar um desses para casa.

Ferrari lança o supercarro F80

A Ferrari apresentou o F80, seu mais novo supercarro, como parte de uma edição limitada de apenas 799 unidades. O modelo vem para se juntar ao seleto grupo de veículos icônicos da marca, como o GTO, F40 e LaFerrari. O F80, seguindo a tradição da Ferrari, combina o ápice da engenharia com inovações tecnológicas, sendo o carro mais potente já fabricado pela marca italiana.

O F80 é equipado com um motor híbrido V6, capaz de gerar uma potência combinada de 1200 cv, e apresenta uma série de soluções avançadas vindas diretamente das competições automobilísticas, como a tecnologia e-turbo e tração nas quatro rodas. Além da potência, o modelo foi desenvolvido para oferecer desempenho aerodinâmico superior e usabilidade prática, sendo projetado para garantir estabilidade tanto nas estradas quanto nas pistas de corrida.

O modelo é um marco na evolução dos supercarros da Ferrari, destacando-se pelo uso de materiais leves, como fibra de carbono, e tecnologias de resfriamento avançadas para maximizar a eficiência energética e o desempenho. O design do F80 reflete as necessidades funcionais de um supercarro de alta performance, com uma arquitetura cuidadosamente trabalhada para equilibrar aerodinâmica e conforto.

Desempenho e motorização

O coração do Ferrari F80 é um motor a combustão interna V6 de 120 graus, com 2992 cc de cilindrada. Esse motor gera 900 cv a 8750 rpm, com torque máximo de 850 Nm a 5550 rpm. Adicionalmente, o sistema híbrido oferece mais 300 cv, totalizando impressionantes 1200 cv. Essa configuração faz do F80 o carro de estrada mais potente já produzido pela Ferrari. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em apenas 2,15 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 350 km/h.

Motor V6 e sistema híbrido

O motor a combustão do F80 é uma evolução direta das tecnologias usadas em competições de resistência, como o Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Muitos dos componentes do motor, como o sistema de distribuição e os injetores de alta pressão, foram herdados do carro 499P, que venceu as 24 Horas de Le Mans em 2023 e 2024.

A inovação mais notável é o uso do e-turbo, uma tecnologia inédita em modelos Ferrari, que elimina o atraso de resposta típico dos motores turbo convencionais. O e-turbo utiliza motores elétricos entre a turbina e o compressor, proporcionando resposta instantânea em baixas rotações e otimizando a potência em altas velocidades.

Tecnologia de recuperação de energia

O F80 também incorpora um sistema de recuperação de energia cinética (MGU-K), derivado da Fórmula 1, que transforma a energia gerada durante as frenagens em eletricidade para recarregar a bateria e auxiliar o motor a combustão. Esse sistema complementa a configuração de dois motores elétricos no eixo dianteiro, proporcionando tração nas quatro rodas e melhor distribuição de torque.

Tecnologia híbrida e inovação

O sistema híbrido do F80 foi desenvolvido e fabricado inteiramente pela Ferrari em sua sede em Maranello. O modelo utiliza três motores elétricos: dois no eixo dianteiro e um na traseira, gerando um total de 300 cv adicionais à potência do motor a combustão. A bateria de alta voltagem, com capacidade de 2,3 kWh, está posicionada de forma a melhorar o centro de gravidade e o equilíbrio dinâmico do carro.

Integração de sistemas elétricos

Uma das inovações mais importantes é o conversor DC/DC, que permite gerenciar três voltagens diferentes ao mesmo tempo: 800 V, 48 V e 12 V. Esse sistema elimina a necessidade de uma bateria de 48 V adicional, o que reduz o peso e simplifica o layout elétrico do veículo. Além disso, o conversor alimenta o sistema de suspensão ativa e o e-turbo, garantindo eficiência energética e melhor desempenho.

Desempenho em pista

Para maximizar o desempenho em pista, o F80 oferece três modos de condução no seletor eManettino: “Hybrid”, “Performance” e “Qualify”. O modo “Qualify” é o mais agressivo e libera toda a potência do carro, enquanto o modo “Performance” otimiza o uso da bateria para estender o tempo de condução em alta performance. O F80 também é o primeiro carro a apresentar a função “Boost Optimization”, que permite ao motorista registrar um circuito de corrida para otimizar automaticamente a entrega de potência nas seções mais críticas da pista.

Aerodinâmica e resfriamento

A aerodinâmica do F80 foi projetada para atingir o máximo desempenho em todas as condições de condução. O carro gera até 1000 kg de downforce a 250 km/h, utilizando uma série de soluções como uma asa traseira ativa, difusores dianteiros e traseiros, além de um sistema de suspensão ativa que ajusta a altura do veículo em tempo real. A combinação dessas tecnologias resulta em um carro com alta estabilidade em curvas e excelente capacidade de frenagem.

Sistema de suspensão ativa

O F80 adota uma suspensão ativa totalmente nova, com motores elétricos de 48 V em cada roda, que ajustam a altura do carro conforme a velocidade e as condições da pista. Esse sistema garante uma condução mais suave em baixas velocidades e otimiza a aerodinâmica em altas velocidades. Além disso, a suspensão ativa trabalha em conjunto com o sistema de controle de estabilidade para garantir que o carro se mantenha equilibrado em situações de frenagem intensa ou curvas fechadas.

Gerenciamento térmico

Para lidar com o calor gerado pelo motor V6 híbrido, a Ferrari desenvolveu um avançado sistema de resfriamento, que inclui radiadores laterais e um sistema de ventilação integrado à carroceria. O layout dos radiadores foi projetado para otimizar o fluxo de ar frio e minimizar o impacto na aerodinâmica do carro. Além disso, um filme transparente aquecido no para-brisa ajuda a desembaçar o vidro sem sobrecarregar o sistema de ar-condicionado.

Chassi e dinâmica de condução

O chassi do F80 foi desenvolvido com uma combinação de materiais leves e resistentes, como fibra de carbono e alumínio. A célula central e o teto são feitos de fibra de carbono, enquanto os subchassis dianteiro e traseiro utilizam alumínio para reduzir o peso e aumentar a rigidez estrutural. Essa abordagem multimaterial permite que o F80 tenha um peso seco de 1525 kg, garantindo uma relação peso-potência de 1,27 kg/cv.

Estrutura leve e resistente

A estrutura de fibra de carbono do F80 foi otimizada para oferecer maior resistência a impactos e melhorar a rigidez torsional. Os subchassis são conectados à célula central por parafusos de titânio, o que ajuda a reduzir ainda mais o peso do carro. Essa configuração resulta em um carro que é ao mesmo tempo leve e resistente, ideal para alcançar altas velocidades com segurança.

Distribuição de peso e estabilidade

A distribuição de peso do F80 é de 42,2% na dianteira e 57,8% na traseira, proporcionando um equilíbrio dinâmico que favorece a estabilidade em altas velocidades. A suspensão ativa também contribui para manter o centro de gravidade baixo, melhorando a aderência nas curvas e o desempenho em frenagens.

Interior e funcionalidades

O interior do F80 foi projetado para proporcionar uma experiência de condução centrada no motorista. A cabine, inspirada nos monopostos de corrida, segue um layout “1+”, com o assento do motorista ajustável e o do passageiro fixo. Isso permite uma redução de peso sem comprometer o conforto de ambos os ocupantes. A ergonomia do carro foi pensada para maximizar a sensação de controle e imersão ao volante.

Design interior

O volante do F80 é uma nova criação da Ferrari, com bordas achatadas e botões físicos para facilitar o acesso aos controles principais. Os materiais utilizados no interior refletem a natureza técnica do veículo, com o uso de fibra de carbono e acabamentos de alta qualidade. A posição de condução foi cuidadosamente ajustada para garantir que o motorista tenha total controle, mesmo em condições de pista.

Funções de assistência ao motorista

Apesar de sua natureza voltada para o desempenho, o F80 vem equipado com um conjunto completo de sistemas de assistência ao motorista (ADAS), incluindo controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, aviso de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito. Esses sistemas garantem que o F80 possa ser utilizado tanto em pistas quanto em estradas convencionais com total segurança.

Fonte: Ferrari.