Suzuki GSX-8R: nova esportiva chega ao Brasil

Suzuki GSX-8R: nova esportiva chega ao Brasil; confira preço e fotos

Acelerando a chegada ao Brasil, a Suzuki GSX-8R desembarca como nova opção esportiva de média cilindrada. Com motor bicilíndrico de 776 cm³, 83 cv e quickshifter bidirecional, traz carenagem completa e suspensão Showa SFF-BP. Com preço de R$ 56.900, estreia em março para disputar espaço com Ninja 650 e CBR650R.
Publicado em Suzuki dia 17/03/2025 por Alan Corrêa

A Suzuki acaba de lançar oficialmente no Brasil a GSX-8R, um modelo esportivo que chega ao mercado nacional com um preço aproximado de R$ 56.900. Derivada da GSX-8S, a nova motocicleta se diferencia pela carenagem completa e ajustes voltados para a pilotagem esportiva.

Pontos Principais:

  • Suzuki GSX-8R chega ao Brasil por R$ 56.900 e estreia em março.
  • Motor bicilíndrico de 776 cm³, 83 cv e torque de 7,95 kgfm.
  • Suspensão Showa SFF-BP, freios com pinças radiais e ABS.
  • Painel TFT de 5″, iluminação full LED e modos de pilotagem.

Com o lançamento, a Suzuki amplia seu portfólio e posiciona a GSX-8R como uma opção para quem busca uma esportiva bicilíndrica no segmento de média cilindrada. O modelo chega para concorrer diretamente com rivais como Kawasaki Ninja 650, Triumph Daytona 660 e Honda CBR650R.

O conjunto mecânico da GSX-8R é o mesmo presente na GSX-8S e na V-Strom 800, com motor bicilíndrico de 776 cm³, 83 cv de potência e 7,95 kgfm de torque. O câmbio de seis marchas traz quickshifter bidirecional para trocas mais rápidas.

Motorização e desempenho

A GSX-8R utiliza o motor já conhecido das GSX-8S e V-Strom 800. O propulsor é um bicilíndrico paralelo de 776 cm³, com potência máxima de 83 cv a 8.500 rpm e torque de 7,95 kgfm a 6.800 rpm.

O câmbio de seis marchas conta com quickshifter bidirecional, permitindo trocas sem o uso da embreagem tanto para subir quanto para reduzir marchas. Esse sistema proporciona uma condução mais ágil, especialmente em estradas sinuosas e em uso esportivo.

O sistema de exaustão foi projetado para entregar uma curva de torque progressiva. A entrega de potência acontece de forma linear, característica que favorece a dirigibilidade tanto em altas quanto em baixas rotações.

Ciclística e suspensões

A GSX-8R traz um chassi de treliça em aço e peso em ordem de marcha de 205 kg. A altura do assento é de 810 mm, buscando proporcionar um equilíbrio entre esportividade e conforto.

Na dianteira, a moto recebe uma suspensão invertida Showa SFF-BP (Separated Function Fork – Big Piston). Esse sistema utiliza pistões que correm diretamente na parte interna do tubo, reduzindo o peso e proporcionando um amortecimento mais estável.

Na traseira, a moto conta com um monoamortecedor com ajuste de pré-carga. Esse conjunto de suspensões busca garantir estabilidade e controle, especialmente em curvas e pilotagem em alta velocidade.

Freios e eletrônica

O sistema de freios da GSX-8R conta com pinças de montagem radial na dianteira e discos duplos de 310 mm. Na traseira, há um disco de 240 mm. O modelo também vem equipado com ABS, proporcionando maior segurança na frenagem.

A GSX-8R traz um pacote eletrônico que inclui controle de tração ajustável em três níveis. Além disso, há três modos de pilotagem no Suzuki Intelligent Ride System (SIRS):

O painel digital TFT colorido de 5 polegadas conta com modo noturno automático. A iluminação é full LED, incluindo faróis, piscas e lanterna traseira.

Disponibilidade e cores

O modelo será comercializado no Brasil com três opções de cores no lançamento: azul, amarela e preta. A partir de maio, também estará disponível na cor prata.

A GSX-8R chegará às concessionárias Suzuki a partir de 17 de março. O preço sugerido é de R$ 56.900, sem incluir o frete, que pode variar conforme a região do país.

Com esse lançamento, a Suzuki reforça sua presença no segmento de esportivas de média cilindrada, oferecendo um modelo com mecânica já consolidada e pacote eletrônico voltado para a condução esportiva.

Fonte: Suzukimotos, Motociclismoonline, Motor1 e Motoo.