Elegância, esportividade, conforto e desempenho o Audi RS 5 Coupé tem isso e muito mais. Como o Audi quattro original, o RS 5 Coupé impressiona com proporções perfeitamente equilibradas: um capô longo do motor, a distância entre eixos estendida e as saliências curtas.
O RS 5 Coupé custa um pouco mais que meio milhão de reais, no entanto seu valor de R$ 556.990 faz jus ao que esse superesportivo tem. Um motor biturbo 2.9 V6 TFSI, tração integral quattro, Bang & Olufsen Advanced Sound System e um interior que se destaque, com acabamento em carbono, um volante de base reta e revestido de couro perfurado, bancos dianteiros esportivos S que contam com encosto integrados e ajustes elétricos, ar-condicionado de três zonas, e um painel que se parece mais com uma cabine de avião.
Por fora o Audi RS 5 Coupé esbanja graciosidade, com a nova grade Singleframe mais plana e ampla, com a estrutura em formato de favo de mel tridimensional na cor preto brilhante. Os faróis escurecidos Matrix LED específicos da RS com luz laser Audi estão disponíveis como uma alternativa aos faróis matriciais LED padrão. De série tem farol de rodagem diurna, assistente de farol alto, lanternas traseiras com luz de direção dinâmica e sistema de limpador dos faróis.
As rodas de liga leve de 20 polegadas fazem referência à sua genética quattro. O novo para-choques do RS 5 Coupé em conjunto com a inserção do difusor garantem uma traseira diferenciada. O difusor mostra o sistema de escape RS que termina em tubos de escape ovais de cor cromada em ambos os lados. Um spoiler de montagem na superfície em preto, ou opcionalmente em carbono, arredonda a parte traseira, assim como o spoiler dianteiro. Além disso, tem teto solar panorâmico, vidros isolantes térmicos, frisos decorativos em preto brilhante e capa do retrovisor externo na cor preta.
O design interior também é de impressionar, os bancos são preto com costuras contrastantes em cinza-rocha e podem ser ajustados eletricamente. Como padrão, uma mistura de Alcântara e couro com um padrão de favo de mel serve como material de estofamento; couro Nappa fino é opcional. Para completar, tem apoio lombar, de ajuste pneumático com função de massagem para os bancos dianteiros, apoio de braço dianteiro, bancos dianteiros elétricos com função de memória para o motorista, fixação de assento para criança ISOFIX e Top Tether para os assentos traseiros e banco traseiro com porta-objetos.
O volante multifuncional se destaca, revestido em couro com design de 3 raios e base aplanada. Os frisos da soleira da porta com inserto de alumínio e inscrição RS 5 iluminada, também fazem parte do Audi RS 5 Coupé, assim como o pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores.
O espelho retrovisor interno possui função antiofuscante automática, e os espelhos retrovisores externos podem ser eletricamente ajustáveis com função de memória.
O interior se baseia na nova plataforma de entretenimento modular de terceira geração, com uma tela grande de toque MMI de 10,1 polegadas, equipada com feedback acústico, e é levemente inclinada em direção ao motorista.
Com o sistema MMI Navigation plus de infotainment principal a tela “Monitor RS” informa o motorista sobre a temperatura do motor e da transmissão, os valores máximos de aceleração longitudinal e lateral e a pressão e temperatura dos pneus no visor central da MMI. No cockpit virtual da Audi de 12,3 polegadas, também podem ser exibidos displays especiais RS relativos à pressão, torque, potência, temperatura do óleo do motor, pressão de sobrealimentação e forças g. Além disso, os tempos das voltas e a aceleração de 0 a 100 km/h podem ser iniciados diretamente através de um botão no volante.
A tampa do porta-malas do RS 5 Coupé possui abertura automática, e para fazer parte desse conjunto tecnológico, não poderia faltar o sistema Keyless-entry, que permite o acesso ao veículo e o acionamento do motor sem o uso de uma chave mecânica tradicional.
O Audi RS 5 Coupé é um exemplo de performance, a potência do 2.9 TFSI permanece inalterada em 450 cv. O V6 twin-turbo oferece entre 1.900 e 5.000 rpm e 61,2 kgfm de torque. Sua velocidade máxima foi alterada de 250 km/h para 280 km/h, atingindo 100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Um tiptronic de oito marchas ajustado para esportividade transmite as forças do motor; o motorista pode controlá-lo usando borboletas de alumínio. A tração integral permanente quattro dá ao RS 5 Caoupé um lugar especial no segmento. Na operação normal de direção, a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro é 40:60 – essa distribuição dinâmica de torque assimétrica leva a um manuseio esportivo e com inclinação traseira. Se necessário, o diferencial central pode redirecionar até 70% das forças em direção à frente ou até 85% das forças em direção à traseira.
A suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control (DRC), realiza uma estabilização puramente hidráulica e, portanto, totalmente instantânea de rotação e inclinação; a operação de seus amortecedores pode ser alterada em três etapas, usando o sistema de manuseio dinâmico Audi drive select.
Além dos modos familiar de conforto, automático e dinâmico, existem os dois novos modos “RS1” e “RS2”. Estes podem ser configurados individualmente, salvos e, em seguida, selecionados direta e rapidamente através do botão Modo RS no volante. O Audi drive select influencia a operação de elementos técnicos importantes, incluindo o motor, o tiptronic, a direção e os componentes opcionais, como amortecimento, direção dinâmica, diferencial esportivo e abas de escape.
Outros itens que vem de série no RS 5 Coupé são, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de freio de estacionamento, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, Head-up Display, câmera de ré, freios a disco traseiros, pinças do freio pintadas de vermelho brilhante, airbags laterais dianteiros e sistema de airbag para cabeça, cinto de segurança com sensor de afivelamento e sistema Start-Stop. Como opcional tem o pacote Assistance Tour e freios de cerâmica.