Quando falamos em carros com depreciação extremamente baixa, de mecânica extremamente confiável e com índices de vendas pra lá de altos, é impossível não vir à mente o Toyota Corolla.
Em sua décima segunda geração, o carro mais vendido da história não para de continuar batendo recordes de vendas e continua com o posto de sedan favorito do planeta.
No Toyota Corolla 2023 as mudanças não são tão gritantes, porém estas poucas mudanças ajudam o modelo a continuar sendo o mais vendido não só no Brasil (de forma extremamente fácil), mas também no mundo inteiro!
O mercado de sedans médios sempre contou com dois representantes japoneses: Honda Civic e Toyota Corolla são eternos rivais e disputam vendas desde sempre, há quem diga que um completa o outro, como feijão com arroz, visto que ambos estão sempre no mesmo páreo de conversas.
Durante décadas disputando a liderança do segmento, ao final de 2021 ocorreu uma grande surpresa em toda a indústria automotiva brasileira: depois de mais de 20 anos de produção, a Honda deixaria de produzir o Civic no Brasil, passando a trazer o mesmo apenas importado para cá. A principal justificativa era que o modelo, mesmo sendo o segundo colocado em vendas na categoria, representava um número muito inferior de vendas quando comparado com o Corolla.
Juntando o fato de que o público no geral está deixando de comprar sedans médios e estão migrando para os SUVs com a saída do Civic do mercado brasileiro (ao menos até o final de 2022), o caminho está completamente aberto para que o Corolla possa dominar ainda mais este mercado.
Quando olhamos seus concorrentes, o Chevrolet Cruze está com os dias contados, o Volkswagen Jetta está sendo vendido apenas na versão esportiva GLI, o Arrizo 6 da Caoa Chery teve sua produção interrompida e outros modelos como Kia Cerato e o Citroen C4 Lounge também nunca fizeram frente ao sedan japonês. Em outras palavras, o público de sedans médios hoje ou comprar o Corolla ou migrar para um SUV.
Com um mercado que já era seu e que com a saída do Civic ficou amplamente dominado, não é preciso fazer grandes alterações no Toyota Corolla para que este continue a vender, até porque o mesmo já chegou em um nível de maturidade onde o mesmo já se vende sozinho pela excelente fama.
Então, o que melhorar para que o veículo possa ser ainda melhor? Segurança de série! Na linha 2023, o sedan ganhou alguns equipamentos de série em todas as suas versões, ajudando assim a se manter na liderança e, quem sabe, roubar algumas das vendas de alguns SUVs como o Compass e o próprio “irmão” Corolla Cross.
O pacote que ficou conhecido como Toyota Safety Sense (TSS) passa a vir de série em todas as versões do Corolla. Este sistema conta com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).
As versões oferecidas pelo Corolla também não sofreram nenhuma alteração, continuam sendo as mesmas. Com o motor 2.0 que rende até 177 cv no etanol e 169 cv na gasolina atrelados a um câmbio automático de 10 marchas, as versões GLI (mais básica), XEI (intermediária e mais vendida), Altis Premium (topo de linha) e GR-S (versão esportiva) continuam intocáveis.
Já as versões híbridas com motor flex, grande destaque desta geração, continuam sendo oferecidas apenas nas versões de topo. Apenas a versão Altis e Altis Premium oferecem o motor de 122 cv de potência e que chega a fazer até 16 km/l de gasolina na cidade.
Os valores também sofreram reajustes. Nos dias de hoje, o Corolla GLI sai por 148 mil reais. A diferença de valor para a versão XEI é de apenas 6 mil reais e, por conta da grande diferença de equipamentos oferecidos, acaba sendo a versão mais vendida. Já a versão Altis Premium do modelo 2.0 custa 177 mil reais, mil a menos do que a versão GR-S que, mesmo sendo menos equipada, é mais cara do que a Altis.
Já quando falamos do modelo com motorização híbrida, o Corolla Altis híbrido custa os mesmos 177 mil da versão apenas com motor a combustão. Já o pacote Altis Hybrid custa 10 mil reais a mais, totalizando R$ 187.000,00.
*Com informações da Toyota.