Toyota desenvolve motor com zero emissão de carbono

O avanço da tecnologia no setor automobilístico é algo que vem crescendo de forma impressionante nos últimos anos. Grande parte das empresas está investindo dinheiro e esforço como nunca antes no sentido de aprimorar o desenvolvimento de veículos elétricos, por exemplo.

Notícias
2 semanas atrás
Toyota desenvolve motor com zero emissão de carbono

Pois bem, a Toyota conseguiu, em suas pesquisas e realizações, desenvolver um motor com ZERO emissão de carbono. Trata-se do motor movido a hidrogênio. A descoberta pode revolucionar o mercado de automóveis nos próximos anos. Entenda mais sobre o assunto.

Um motor com ZERO emissão de carbono

Um dos grandes assuntos a nível global em nossos dias é o Meio Ambiente. E os veículos automotores entram de cheio na questão, pois constituem um dos elementos que mais prejudicam o Meio Ambiente, por causa da emissão de poluentes. Por causa disso também, são os grandes vilões geradores de carbono em excesso.

Mas isso está prestes a mudar. Com o advento da tecnologia de carros elétricos, a tendência é que nos próximos anos a emissão de carbono – gerado pela queima de combustíveis fósseis, como a gasolina – diminua significativamente.

Mas não são apenas os carros elétricos que estão emergindo no mercado automobilístico. A Toyota acaba de anunciar a criação de um motor movido a hidrogênio e que emite ZERO carbono em seu funcionamento.

Toyota Mirai 2021 movido à hidrogênio é lançado (foto:divulgação)
Toyota Mirai 2021 movido à hidrogênio é lançado (foto: divulgação)

Não é apenas limpo, mas eficiente

Mas a marca japonesa não se contentou apenas em produzir um motor “limpo”, quis também fazê-lo eficiente. O motor de hidrogênio será instalado num carro de corrida, que participará da Corrida de 24 horas Super Taikyu Series 2021, em maio, no Japão.

Este propulsor revolucionário foi instalado num veículo de corrida baseado no Corolla Sport. Dessa forma, a fabricante do lado do Sol Nascente pretende contribuir de forma positiva para promover uma “sociedade de mobilidade sustentável e próspera”.

A fabricante explica que a combustão do hidrogênio acontece de uma forma muito mais rápida do que os combustíveis fósseis – como a gasolina – o que proporciona uma resposta mais rápida e eficiente. Em outras palavras, além de ser uma geração de energia limpa, ainda é muito mais eficiente.

Toyota Mirai 2021 movido à hidrogênio é lançado (foto:divulgação)
Toyota Mirai 2021 movido à hidrogênio é lançado (foto: divulgação)

Como é o funcionamento do sistema de hidrogênio?

O hidrogênio fica instalado numa célula de combustível onde reage quimicamente com o oxigênio, o que permite a produção limpa de eletricidade, a qual alimenta o motor elétrico do veículo.

“Os motores geram energia através da combustão de hidrogênio usando sistemas de fornecimento de combustível e injeção que foram modificados daqueles usados com motores a gasolina”, explicou a montadora.

A única pequena exceção é a quase insignificante quantidade de óleo do motor que entra em combustão durante o funcionamento do veículo. Isso também se verifica, e de forma mais intensa, nos motores a gasolina. Fora isso, a emissão de CO2 nos motores a hidrogênio é literalmente ZERO.

Uma meta ousada

A Toyota anunciou que seu objetivo é “promover o uso de hidrogênio através da popularização de FCEVs (veículos eletrificados movidos a células de combustível) e inúmeros outros produtos movidos a células de combustível”.

O modelo que participará da competição será abastecido com hidrogênio produzido no Campo de Pesquisa de Energia de Hidrogênio de Fukushima. Dessa forma, a fabricante incentiva a expansão da infraestrutura da produção de hidrogênio e auxilia na recuperação econômica e revitalização da região de Tohoku.

Toyota Mirai 2021 movido à hidrogênio é lançado (foto:divulgação)
Toyota Mirai 2021 movido à hidrogênio é lançado (foto: divulgação)

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?