Desde que foi lançado há 6 anos o Etios vem conquistando as ruas brasileiras, seja por seu aspecto robusto, pelo seu conforto ou pelo preço acessível, o modelo cresceu muito nas vendas em 2017, chagando à marca de 70 mil unidades vendidas. Em sua nova geração 2019 ele promete ser ainda mais cobiçado pelo público nacional.
O Etios conta com 10 versões no total, 5 para a carroceria hatch e outras 5 para a sedan. Uma dessas versões será lançada para o modelo 2019 e pretende atender ao público corporativo, o que é uma grande jogada da montadora.
Os preços, pode-se imaginar, variam bastante, partindo de R$ 47.270 e chegando até R$ 67.790 na carroceria hatch, e de R$ 52.110 a R$ 71.150 na carroceria sedam. Os valores são aproximados. As cores disponíveis são: prata, dois tons de branco (perolizado e sólido), preto, cinza e a nova super vermelho.
Ambos motores estão construídos de maneira a entregar a melhor eficiência energética com o menor consumo de combustível possível. Contam, para isso, com a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i exclusivo da Toyota, o qual atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível, o que por usa vez reflete no melhor desempenho e menor consumo.
O modelo conta com duas possibilidades de motorização na carroceria hatch. Uma delas é composta pelo motor 1.3L de 16 V Dual VVT-i Flex, capaz de gerar 98 cv de potência, aliado a uma transmissão manual de 6 velocidades.
A segunda opção, que integra todas as versões da carroceria sedam, é composta pelo motor 1.5L de 16V Dual VVT-i (subtankless), que entrega 102 cv de potência a 5.600 rpm e um torque máximo de 14,3 kgf.m. Sua transmissão pode ser manual de 6 velocidades ou automática de 4 velocidades, dependendo da versão.
Em relação às gerações anteriores, a nova versão 2019 teve seu sistema de segurança aprimorado. Agora conta com controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC), controle de tração (TRC), airbag frontal duplo e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), facilitando ao motorista o controle da direção em caso de frenagens de emergência.
A versão de entrada agora é a X-STD, que está direcionado ao público corporativo. Mas nem por isso deixa a desejar, ela traz: direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas (sedam) ou abertura elétrica (hatch); chave com comando de abertura e fechamento das portas; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas. Essa versão só conta com motor 1.3L e transmissão manual, e tem preço inicial aproximado de R$ 47.270 na versão hatch, e R$ 52.110 na versão sedam.
A versão X, seguinte à de entrada, traz os mesmos itens da X-STD, com modificações apenas na aparência: faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta. A partir dessa versão já existe a possibilidade do câmbio automático, mas o motor 1.3L só é possível para a carroceria hatch. Os valores da versão hatch são R$ 48.400 (manual) e R$ 53.440 (automático), e na versão sedam são de R$ 53.240 (manual) e R$ 58.270 (automático), aproximadamente.
A versão X-Plus já tem mais itens de série: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (versão automática); alto-falantes e tweeters; função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível; rodas de liga leve aro 15, luz de setas nos retrovisores externos. A partir desse versão o motor é o 1.5L para ambas carrocerias, mas a transmissão ainda pode ser escolhida entre a manual e a automática. O preço sugerido na carroceria hatch é a partir de R$ 54.920 (manual) e R$ 59.960 (automático), e na carroceria sedam é de R$ 57.770 (manual) e R$ 62.820 (automático).
A versão XLS conta com algumas melhorias em relação à versão X-Plus: mantém as rodas de liga leve aro 15, mas com desenho exclusivo; sistema de áudio com tela touchscreen que permite espelhamento com smartphones; faróis de neblina; detalhe cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em couro e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro). A partir dessa versão não há opção de câmbio manual para nenhuma das carrocerias. O seu preço na versão hatch é de R$ 64.440, e na versão sedam R$ 67.320, aproximadamente.
Por fim, a versão top de linha, a Platinum, além de todos os itens das versões anteriores, ainda traz rodas de liga leve aro 15 com design esportivo exclusivo; manopla de câmbio em couro; detalhe cromado na grade; aerofólio (versão sedam); sistema multimídia Toyota Play, com áudio, Bluetooth, TV digital, DVD e GPS integrado, sensor de estacionamento e câmera de ré. Preço aproximado de R$ 67.690 na versão hatch e R$ 71.150 na sedam.