A Toyota encerrou o ano de 2024 como a maior montadora do mundo, mantendo a liderança pelo quinto ano consecutivo. Mesmo com uma queda de 3,7% nas vendas em relação ao ano anterior, a fabricante japonesa registrou um total de 10.821.480 veículos comercializados globalmente. O número inclui todas as subsidiárias do grupo, como Lexus, Daihatsu e Hino.
Pontos Principais:
O desempenho da Toyota manteve uma margem confortável em relação ao segundo colocado, o Grupo Volkswagen. A empresa alemã vendeu cerca de 9,03 milhões de veículos, registrando uma queda de 2,3% em comparação com 2023. Apesar do recuo geral, a Toyota obteve crescimento em mercados estratégicos, especialmente na América do Norte e na Europa.
A queda da montadora foi atribuída principalmente a dificuldades no mercado japonês, onde problemas relacionados a testes de certificação impactaram a produção e a reputação da empresa. Em contrapartida, a demanda por veículos híbridos impulsionou o crescimento em outros países, equilibrando parte das perdas registradas no ano.
As vendas da Toyota apresentaram variações significativas conforme a região. No Japão, a empresa enfrentou uma redução expressiva de 19,7%, impactada por escândalos de fraude em testes de certificação. Como resultado, a produção de alguns modelos foi interrompida temporariamente, reduzindo o volume de vendas no país.
Na América do Norte, a montadora registrou um crescimento de 4,3%, com um total de 2.729.987 veículos vendidos. Esse aumento foi impulsionado pela crescente demanda por modelos híbridos, que se tornaram uma alternativa popular entre os consumidores. Na Europa, a Toyota também teve alta de 3,6%, atingindo 1.166.325 unidades vendidas.
No mercado asiático, excluindo o Japão, a empresa teve uma redução de 3,1%, totalizando 3.214.633 veículos. A queda foi influenciada pelo desempenho na China, onde a Toyota registrou um declínio de 6,9%, com 1.775.995 unidades vendidas. O mercado chinês tem se tornado cada vez mais competitivo, com consumidores migrando para fabricantes locais, especialmente no segmento de elétricos.
Os veículos eletrificados representaram uma parcela significativa das vendas da Toyota em 2024, com um total de 4.532.721 unidades comercializadas. Esse número indica um crescimento de 23,2% em relação ao ano anterior, demonstrando a expansão da empresa no segmento.
Os modelos híbridos convencionais tiveram maior representatividade, com 4.142.412 unidades vendidas. Em seguida, os híbridos plug-in (PHEVs) registraram 153.829 unidades, enquanto os veículos totalmente elétricos somaram 139.892 unidades. Os híbridos-leves venderam 94.810 unidades, e os veículos movidos a hidrogênio (FCEVs) alcançaram 1.778 unidades.
No total, os híbridos corresponderam a 40,8% das vendas globais da Toyota em 2024, enquanto os elétricos representaram apenas 1,4%. O crescimento na demanda por veículos híbridos ocorreu especialmente nos Estados Unidos, onde os consumidores priorizaram essa tecnologia em vez de modelos totalmente elétricos.
A produção global da Toyota caiu 7,8% em 2024, totalizando 10,6 milhões de unidades fabricadas. Essa redução foi reflexo da queda nas vendas no Japão e na China, principais mercados onde a montadora enfrentou desafios ao longo do ano.
A marca Toyota liderou a produção do grupo, com 9,308 milhões de unidades fabricadas. A divisão de luxo Lexus somou 851 mil unidades, enquanto a Daihatsu produziu 536,5 mil veículos e a Hino registrou 125,5 mil unidades. A queda mais expressiva ocorreu na Daihatsu, que reduziu sua produção em 258 mil unidades devido a problemas em seus processos de certificação no Japão.
Apesar da redução na produção total, a Toyota conseguiu manter sua posição de liderança global, superando a Volkswagen, que enfrentou desafios semelhantes e produziu um volume menor de veículos no mesmo período.
O Grupo Volkswagen, segundo maior fabricante global, vendeu cerca de 9,03 milhões de veículos em 2024, apresentando uma queda de 2,3% em relação ao ano anterior. A empresa alemã também enfrentou dificuldades na China, onde a concorrência com fabricantes locais afetou sua participação no mercado.
A Volkswagen entregou aproximadamente 4,8 milhões de veículos da marca Volkswagen, enquanto outras divisões do grupo, como Audi, Porsche e Skoda, contribuíram para o volume total. A redução nas vendas da empresa reflete o cenário competitivo do setor automotivo, com a crescente presença de montadoras chinesas no mercado global.
A Toyota manteve uma vantagem considerável sobre a Volkswagen, com um volume de vendas superior a 1,7 milhão de unidades. Essa liderança foi impulsionada pelo desempenho dos modelos híbridos da empresa japonesa, que se mostraram mais competitivos em mercados onde os elétricos ainda enfrentam desafios de infraestrutura e aceitação.
A Toyota deverá enfrentar novos desafios em 2025, especialmente nos mercados onde a concorrência com fabricantes locais de elétricos está se intensificando. A empresa já anunciou estratégias para expandir sua linha de veículos eletrificados, buscando aumentar a participação de modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in.
A empresa também continuará investindo em novas tecnologias, incluindo sistemas de propulsão a hidrogênio, que ainda representam uma parcela pequena do total de vendas. Além disso, a Toyota pretende aprimorar sua presença nos mercados onde registrou crescimento em 2024, como América do Norte e Europa.
Apesar da queda nas vendas e na produção global, a montadora segue como a principal fabricante de veículos do mundo. O desafio será manter essa posição em um mercado que passa por transformações significativas, especialmente no segmento de eletrificação e novas mobilidades.