A Toyota, reconhecida mundialmente por sua inovação e confiabilidade, está prestes a dar mais um passo significativo no segmento de veículos de luxo e alta performance. A marca, que lançou o Century SUV como um dos seus produtos mais sofisticados, agora estuda a possibilidade de introduzir uma versão esportiva do modelo, seguindo a tendência de SUVs de alto desempenho no mercado global.
Quando o Century SUV foi apresentado, o público logo notou um protótipo intrigante com o emblema GRMN, uma linha especial da Gazoo Racing que foca em veículos mais esportivos e com ajustes que vão além da estética. Esse modelo GRMN foi criado como uma peça única, mas agora a Toyota considera colocá-lo em produção para um público mais amplo. Segundo Akio Toyoda, presidente da Toyota, a ideia é permitir que pessoas em várias partes do mundo possam experimentar o desempenho do Century em sua forma mais refinada.
O Century SUV é baseado na plataforma TNGA, que suporta diversas configurações de motor, incluindo opções híbridas. O modelo atual é equipado com um motor V6 híbrido plug-in, capaz de gerar 410 cavalos de potência. Entretanto, ainda não está claro se a versão GRMN trará um motor mais potente, como o V8 presente em alguns modelos anteriores da linha Century. Embora um retorno do lendário V12 do sedã Century pareça improvável, os fãs da marca esperam algo que reforce o compromisso da Toyota com o desempenho.
A linha GRMN da Toyota é conhecida por trazer modificações profundas em seus veículos, algo que vai além dos ajustes cosméticos. Enquanto a linha GR Sport foca em mudanças estéticas e melhorias na suspensão, os modelos GRMN são projetados para oferecer uma experiência de direção esportiva completa, com motores potentes e configurações focadas no desempenho. Exemplos incluem o popular GR Yaris e o GR Corolla, que demonstram o compromisso da Toyota com veículos compactos de alto desempenho.
O Century SUV, em sua versão GRMN, provavelmente seguirá essa filosofia. Espera-se que o veículo ofereça não apenas mais potência, mas também uma experiência de condução dinâmica, adaptada para aqueles que buscam um SUV luxuoso, mas com capacidades esportivas excepcionais. Esse movimento da Toyota segue uma tendência observada em outras marcas, como Mercedes-AMG, BMW M e Audi RS, que já introduziram SUVs de alta performance em seus portfólios.
No momento, o Century SUV está disponível exclusivamente no Japão e na China. A Toyota, no entanto, já expressou interesse em expandir a oferta para outros mercados, especialmente com a introdução de uma versão de alto desempenho. Tomoya Takahashi, chefe da divisão Gazoo Racing, já mencionou que há uma demanda crescente por SUVs esportivos, o que justifica o desenvolvimento de um modelo GRMN dentro dessa categoria.
A história do emblema GRMN é recente, mas já conta com veículos icônicos, como o GR Yaris e o GR Supra, que rapidamente ganharam popularidade entre entusiastas de carros esportivos. A proposta de incluir um SUV na linha GRMN mostra que a Toyota está disposta a competir com as gigantes do setor em diferentes segmentos, oferecendo não apenas luxo, mas também performance.
Embora o futuro do Century SUV GRMN ainda seja incerto em termos de especificações exatas, o fato de a Toyota estar investindo no desenvolvimento de uma versão esportiva para um dos seus veículos mais luxuosos mostra uma mudança significativa no posicionamento da marca. Em vez de focar exclusivamente em carros compactos e sedans esportivos, a marca agora vê os SUVs como uma plataforma importante para demonstração de suas capacidades técnicas e esportivas.
Por enquanto, o mercado japonês e chinês serão os primeiros a receber o modelo. No entanto, se a versão GRMN do Century SUV alcançar o sucesso esperado, é possível que ele também seja lançado em mercados como os Estados Unidos e Europa, onde há uma demanda crescente por SUVs de luxo com características esportivas.
Fonte: Motor1.