Toyota RAV4 Hybrid promete bom consumo

O propulsor do novo Toyota RAV4 Hybrid é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16 válvulas, com sistema de sincronização de válvulas variável inteligente VVT-i.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 13/09/2020

Em sua quinta geração, o novo RAV4 chegou ao Brasil nas versões S Connect Hybrid, por R$ 193.990, e SX Connect Hybrid, por R$ 213.990.

O RAV4 é versátil, moderno com espírito aventureiro e oferece excelente visibilidade e ergonomia. Ele é um dos primeiros modelos a incorporar o pacote de segurança ativa da marca, o Toyota Safety Sense, que inclui: sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista com condução assistida (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Em conjunto com o pacote de segurança o RAV4 tem ainda, sete airbags, faróis de LED com ajuste automático de altura, sistemas S-flow, controle eletrônico de tração (TRC), controle de assistência de subida em rampa (HAC), sistema de controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle de reboque e oscilação (TSC), freio de estacionamento eletrônico (EPB), acionado por um simples toque e função Hold, que mantém o veículo totalmente parado em qualquer terreno e inclinação, até o acelerador ser acionado novamente.

Equipamentos, conectividade e design

São muitos os equipamentos que estão presente no novo SUV da Toyota. A marca traz para as duas versões a incorporação dos sistemas Android Auto e Apple Carplay, possibilitando o espelhamento do Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp diretamente no painel do veículo. Além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.

O novo Toyota RAV4 Hybrid oferece sistema de áudio com seis alto-falantes, tela multimídia LCD sensível ao toque de 7″ com DVD-Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM e Bluetooth, combinado com o painel de instrumentos de TFT de 7″, acionamento e desligamento do motor por botão (Engine Start/Stop Button), sistema de entrada inteligente (Smart Entry System), rodas de liga leve de 18″ e controle de climatização digital automático dual zone com saída para os bancos traseiros. O modelo dispõe também de câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Toyota RAV4
Toyota RAV4

A versão topo de linha SX Connect Hybrid conta com todos os equipamentos do modelo de entrada e ainda teto solar tipo Wide Moonroof, carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger), abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno ou por sensor de movimento, e sistema de transmissão com função Paddle Shift.

Por dentro o RAV 2020 tem detalhes em tons prateados no volante, painel central, manopla de transmissão e nas maçanetas internas. Bancos e parte interna das portas revestidas com partes de couro e partes de material sintético. Os bancos dianteiros possuem sistema de ventilação (SVS), memória para duas posições e regulagem elétrica de seis posições para o motorista.

Na parte externa é possível perceber o novo formato no acabamento da grade frontal e para-choque dianteiro com detalhe cromado. Além da antena estilo Shark Fin, aerofólio traseiro, barras longitudinais no teto, moldura cromada nos vidros laterais, retrovisores externos na cor do veículo com regulagem elétrica, indicação de direção e desembaçador.

Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4
Toyota RAV4

Motorização

O propulsor do novo Toyota RAV4 Hybrid é um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16 válvulas, com sistema de sincronização de válvulas variável inteligente VVT-i.

Aliados ao motor a combustão estão três motores elétricos alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve, que recarrega automaticamente quando o veículo desacelera ou freia, sem a necessidade de se conectar a uma fonte externa. Juntos, os quatro motores fornecem potência total de 222 cv.

Todas as versões do RAV4 Hybrid possuem a transmissão automática HEV Transaxle de 7 velocidades (com transmissão variável contínua) e tração AWD com sistema E-FOUR. Além disso, o novo SUV conta com quatro modos de condução: Normal, ECO, EV (100% elétrico) e Sport.