A Toyota está em fase de desenvolvimento de uma nova geração de motores a combustão, com lançamento previsto para 2026. O foco das atenções está voltado para o motor 2.0 turbo, que promete revolucionar a linha de esportivos e veículos convencionais da montadora japonesa. O motor terá três níveis de potência, sendo o mais potente capaz de gerar até 600 cv, voltado para aplicações em corridas e competições. Outras versões, mais adequadas ao uso cotidiano, terão 300 e 400 cv, destinadas a modelos como o Toyota MR2 e o Celica, ambos em fase de desenvolvimento.
Segundo fontes ligadas ao projeto, o motor será parte da estratégia da Toyota de manter viva a combustão interna, mesmo em tempos de eletrificação crescente. A montadora aposta em uma abordagem diversificada, desenvolvendo tanto veículos totalmente elétricos quanto híbridos e movidos a combustíveis neutros em carbono. O motor 2.0 turbo, por exemplo, será compatível com gasolina tradicional e combustíveis alternativos, como hidrogênio líquido e biocombustíveis.
A parceria com Mazda e Subaru, ambas também japonesas, é fundamental nesse processo de criação, garantindo que o novo motor tenha uma construção robusta e um desempenho superior em termos de eficiência e potência. O motor será cerca de 10% menor que o 2.4 turbo atualmente utilizado pela Toyota, mas com um ganho de até 30% em eficiência energética. A expectativa é que o novo propulsor não apenas melhore a performance dos veículos, mas também atenda às rigorosas normas ambientais que entrarão em vigor na próxima década.
As versões de 300 cv e 400 cv do motor serão combinadas ao sistema de tração integral GR-Four, da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota. Esse sistema será responsável por garantir maior controle e tração em altas velocidades, característica fundamental para os modelos esportivos da marca. Já a versão de 600 cv será mais limitada, voltada para veículos de corrida e projetos especiais.
A Toyota acredita que essa nova linha de motores pode “virar o jogo” no mercado automobilístico, que atualmente vê um movimento de eletrificação em massa. A montadora, no entanto, mantém sua confiança de que há espaço para propulsores a combustão, principalmente em mercados onde a infraestrutura para veículos elétricos ainda é limitada ou insuficiente.
Além do motor 2.0 turbo, a Toyota também trabalha em novos motores aspirados de 1.5 litro e versões turbo do mesmo motor, ambos projetados para serem mais eficientes que os propulsores atualmente em uso. A ideia é criar uma gama de motores que ofereçam diferentes opções para os consumidores, dependendo de suas necessidades de potência, eficiência e estilo de condução.
O desenvolvimento dessa nova linha de motores mostra o compromisso da Toyota em seguir inovando no segmento de combustão interna, mesmo enquanto outras montadoras se voltam inteiramente para soluções elétricas. A empresa vê nos combustíveis neutros em carbono uma alternativa viável para manter essa tecnologia relevante nos próximos anos.
O futuro da mobilidade, segundo a Toyota, será híbrido. A marca está se posicionando para oferecer uma variedade de opções ao consumidor, desde veículos totalmente elétricos até aqueles equipados com motores a combustão extremamente eficientes. A tecnologia híbrida, que combina o melhor dos dois mundos, deverá ser o foco da Toyota nos próximos lançamentos, permitindo que a empresa continue relevante em um cenário de rápida mudança.
Com a chegada dos novos motores a partir de 2026, a Toyota pretende se destacar em um mercado competitivo, oferecendo soluções que atendem às demandas de eficiência, potência e sustentabilidade. O motor 2.0 turbo é apenas o começo dessa nova fase da marca, que promete ainda mais inovações nos próximos anos.
Fonte: Motor1 e NoticiasAutomotivas.