buscar

Toyota SW4 2021 com motor 2.8L diesel ganha mais potência e passa a render 204 cv

A Toyota acaba de apresentar a nova SW4 2021. O modelo conta com diversas novidades, entre as quais merece destaque o motor 2.8L Diesel que ficou mais potente, podendo gerar até 204 cv de potência. Além do motor, a nova SW4 também traz um design mais agressivo e expressivo, com novos faróis, grade e para-choques. O interior ganhou novas cores e combinações no estofamento, além do velocímetro e taquímetro atualizados.
Publicado em Carros dia 18/01/2021 por Alan Corrêa

A Toyota acaba de apresentar a nova SW4 2021. O modelo conta com diversas novidades, entre as quais merece destaque o motor 2.8L Diesel que ficou mais potente, podendo gerar até 204 cv de potência.

Além do motor, a nova SW4 também traz um design mais agressivo e expressivo, com novos faróis, grade e para-choques. O interior ganhou novas cores e combinações no estofamento, além do velocímetro e taquímetro atualizados.

Motorização mais potente

A SW4, que já tinha um motor bastante poderoso, agora ficou ainda mais potente. Seu motor 2.8L Diesel ficou 15% mais potente e passa a gerar 204 cv e um torque de 50,9 kgfm a apenas 2.800 rpm.

Isso foi possível graças à incorporação de um turbo maior, cujas pás cresceram 25%, além do acréscimo de uma válvula solenoide da direção para garantir a segurança e o conforto ao conduzir.

Mas o modelo ainda conta com a versão flex com o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, que tem uma tecnologia importante no aproveitamento da queima de combustível, deixando-o mais econômico e diminuindo, tanto quanto possível, as emissões de poluente. Esse motor é capaz de gerar 163 cv de potência a 5.000rpm.

Toyota SW4 2021 (foto: divulgação)

Design externo agressivo

A nova SW4 teve o design todo renovado. Por fora recebeu novos faróis com luzes em LED e uma grade frontal mais agressiva e estilizada. Além disso, ganhou também novos para-choques, deixando o modelo mais estilizado e sofisticado.

Os faróis, encrustados ao longo da grade, contam com o sistema “Follow me Home”, dando um toque mais moderno ao modelo. Os espelhos retrovisores contam com rebatimento elétrico.

As rodas de liga-leve aro 18 foram reestilizadas e dão impressão de mais dinamismo e liberdade. Para completar o novo visual, a nova SW4 traz trilhos de teto e antena “tubarão” aliados a um spoiler traseiro moderno, aumentando a sensação de esportividade do grande utilitário SUV.

Toyota SW4 2021 (foto: divulgação)

Mudanças no interior

O interior também traz novidades, com uma nova combinação de cores. Nessa nova combinação, predomina o preto no estofamento e painéis das portas, e o cinza no console central e painel de instrumentos.

Já o novo velocímetro e taquímetro contam com a luz na cor azul, dando um caráter mais moderno e sofisticado ao modelo. Toda essa harmonia criam um ambiente mais agradável no interior do veículo.

Conectividade e tecnologia

Outra renovação se encontra na conectividade oferecida pelo modelo. Se bem antes a multimídia com tela de 8” sensível ao toque já contasse com navegação GPS integrado, TV digital, rádio MP3, câmera de ré, entrada USB, conexão Bluetooth®, agora passa a oferecer conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.

Além disso, o modelo agora vem equipado com sistema de áudio da JBL, com 8 alto-falantes, 1 subwoofer e 2 tweeters.

Toyota SW4 2021 (foto: divulgação)

Conforto excepcional

O conforto não deixa a desejar, pelo contrário agrada bastante. Na versão topo de linha da nova SW4 oferece sistema de ventilação nos assentos dianteiros, diminuindo aquela sensação desagradável dos dias muito quentes.

O sistema de ar-condicionado ganhou novo display digital e computador de bordo com tela de 4,2 polegadas. Nesse computador é possível observar e controlar a autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo. Tudo isso desde a versão flex SR que é a de entrada.

A versão acima dessa já conta também, além do que acima ficou descrito, com sistema de ajuste elétrico de distância, inclinação e altura dos bancos dianteiros. Já a versão SRX diesel traz ainda o modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.

Toyota SW4 2021 (foto: divulgação)

Segurança acima de tudo

Nada disso teria utilidade se não fosse o incrível sistema de segurança que a montadora japonesa introduziu na nova SW4. Não foi à toa que o modelo recebeu a nota máxima nos testes realizados pela Latin NCAP.

Entre os muitos itens de série que incrementam a segurança da nova SW4 podemos destacar:

A versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC), para facilitar a concentração do motorista na direção enquanto o sistema cuida do freio e aceleração.

Toyota SW4 2021 (foto: divulgação)

Sistema de Pré-Colisão Frontal

Apesar de já termos listado os principais itens do sistema de segurança da nova SW4, vale ressaltar alguns mais importantes de forma detalhada. Um deles é o sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), da Toyota Safety Sense, que usa uma a câmera e radar de ondas milimétricas para detectar o que esteja ao redor do veículo.

Assim que o sistema detecta um objeto e a possibilidade de uma colisão contra ele, emite um alerta para o motorista por meio de avisos sonoros e visuais, e imediatamente aciona a assistência de frenagem para evitar ou pelo menos reduzir os danos causados por uma eventual colisão.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida

Outro item importante é o sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA) capaz de detectar desvios inadvertidos de direção por parte do motorista, desde que as linhas divisórias são visíveis.

O sistema emite alertas visuais e sonoros, mas não reconduz logo o veículo para a área que entende ser segura, isso cabe ao motorista. Contudo, se o sistema percebe que o motorista não está reagindo, pode efetuar pequenos movimentos de correção junto ao volante, ajudando o veículo permanecer na pista ou na faixa correta.

Controle de Cruzeiro Adaptativo

Outro sistema que merece destaque é o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que permite ao motorista definir uma velocidade constante sem precisar ficar pisando no acelerador. O ACC está vinculado ao radar de ondas milimétricas e à câmera. Assim que um veículo ou obstáculo é detectado, o sistema calcula a distância e ajusta a velocidade.

Toyota SW4 2021 (foto: divulgação)

Preço acessível para poucos

Como diz o ditado, tudo na vida tem um preço. Com a nova SW4 não é diferente. O valor do modelo não é acessível para qualquer um. A versão flex de entrada começa em R$ 202.390,00, e pode chegar a R$ 314.790,00. Confira abaixo:

As cores disponíveis são: Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para a versão SRX).