Toyota SW4 SR 2.7 2013 manual: Uma Opção Robusta no Mercado de Usados; confira preço e ficha técnica do SUV

Encarar terrenos desafiadores ou rodar pela cidade com espaço e conforto: a Toyota SW4 SR 2.7 2013 entrega versatilidade e robustez. Com motor 2.7 flex e suspensão macia, é confiável, mas exige atenção no consumo e no estado de manutenção em modelos usados. Ideal para quem busca durabilidade e revenda fácil.
Publicado em Usados dia 26/01/2025 por Alan Corrêa

Se você está pensando em comprar uma Toyota SW4 SR 2.7 2013 usada, é bom saber que está olhando para um SUV que parece mais um tanque de guerra disfarçado de carro de família. Com DNA de Hilux, ele aguenta o tranco em terrenos difíceis, é confiável como um relógio suíço e ainda tem espaço de sobra para levar a família, o cachorro e até a mudança, se precisar. Esse é o tipo de carro feito para quem quer algo robusto o suficiente para encarar viagens no interior, mas confortável o suficiente para o trânsito da cidade. Ah, e ele roda tanto com gasolina quanto com etanol, o que pode ser uma vantagem dependendo do preço na bomba.

Pontos Principais:

  • Motor 2.7 flex com até 163 cv de potência no etanol.
  • Consumo elevado, típico de SUVs de grande porte.
  • Suspensão confortável, mas requer atenção ao desgaste.
  • Ótima revenda e alta valorização no mercado de usados.

Mas nem tudo é perfeito. O motor 2.7 flex, apesar de ser resistente, não é nenhum velocista. Com 163 cavalos no etanol, ele dá conta do recado, mas não espere arrancadas emocionantes ou respostas rápidas em ultrapassagens. Além disso, o consumo não é dos mais econômicos, algo esperado para um SUV desse porte. No lado positivo, a suspensão macia e a posição elevada de dirigir garantem conforto, enquanto a revenda fácil e o valor de mercado estável dão aquela tranquilidade para o futuro. Ainda assim, o acabamento interno é funcional, mas sem grandes luxos, algo que pode decepcionar quem está acostumado com SUVs mais modernos.

Antes de fechar negócio, vá preparado: confira se a manutenção está em dia e, principalmente, se há registro de serviços realizados. Preste atenção no estado da suspensão – carros desse tipo costumam ser usados em terrenos ruins, o que pode desgastar peças mais rápido. Teste o funcionamento da tração e veja se há sinais de ferrugem, especialmente embaixo do veículo. Se puder, opte por unidades com quilometragem moderada e histórico de uso urbano, já que elas tendem a estar melhor conservadas. E lembre-se: um test-drive não é só para sentir o carro, mas para ouvir barulhos e sentir possíveis vibrações que possam indicar problemas. Se fizer tudo certinho, você terá um SUV confiável e pronto para encarar qualquer aventura – ou, pelo menos, o próximo buraco na sua rua.

Desempenho, motor e potência

O modelo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, com instalação longitudinal e sistema de alimentação por injeção multiponto. Esse motor apresenta cilindrada total de 2.694 cm³, com quatro cilindros em linha e comando de válvulas duplo no cabeçote, além de variação no comando de admissão. A potência máxima é de 158 cavalos (com gasolina) ou 163 cavalos (com etanol), alcançada a 5.000 rpm. O torque máximo é de 25 kgfm a 3.800 rpm, independentemente do combustível utilizado.

A transmissão é manual de 5 marchas, com tração traseira e acoplamento por embreagem monodisco a seco. O desempenho, embora não seja o ponto mais forte, apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos, e a velocidade máxima chega a 170 km/h. A plataforma utilizada é a IMV, conhecida por sua robustez, especialmente em terrenos mais acidentados.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 5 km/l com etanol e 6,5 km/l com gasolina. Já no consumo rodoviário, os números são melhores: 6,1 km/l com etanol e 7,9 km/l com gasolina. A autonomia estimada, considerando o tanque de combustível de 80 litros, é de 400 km em ambiente urbano e até 632 km em rodovias ao usar gasolina.

O consumo, apesar de não ser o mais eficiente, é compensado pela capacidade do tanque e pela possibilidade de rodar com dois tipos de combustível, o que oferece mais flexibilidade para o motorista.

Interior

O interior oferece espaço suficiente para acomodar até cinco ocupantes com conforto. Os bancos contam com ajustes, incluindo regulagem de altura para o banco do motorista. O espaço interno é complementado por um porta-malas de 500 litros, que atende bem tanto para viagens quanto para o uso diário.

Em termos de conforto, o veículo inclui ar-condicionado com uma zona de climatização, direção hidráulica, vidros e retrovisores com ajustes elétricos, além de retrovisores rebatíveis eletricamente. Os bancos traseiros são bipartidos e rebatíveis, o que aumenta a versatilidade do espaço interno.

Para o entretenimento, estão presentes um sistema de som com rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de volante multifuncional. Esses elementos contribuem para uma experiência de condução mais agradável, mesmo em viagens mais longas.

Medidas

O modelo possui suspensão dianteira independente, com braços sobrepostos e mola helicoidal. Na traseira, a suspensão é de eixo rígido com o mesmo tipo de mola. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores.

O peso total do veículo é de 1.760 kg, com uma carga útil de 630 kg. O comprimento total é de 4.705 mm, a largura é de 1.840 mm, a altura de 1.850 mm, e a distância entre-eixos é de 2.750 mm. O ângulo de entrada é de 30 graus, enquanto o ângulo de saída é de 25 graus, com uma altura mínima do solo de 220 mm, garantindo boa capacidade em terrenos irregulares.

Os pneus são do modelo 265/65 R17, com estepe na mesma medida. O diâmetro de giro do veículo é de 11,6 metros, o que facilita manobras em espaços mais apertados. A direção possui assistência hidráulica, garantindo boa resposta mesmo em condições exigentes.

Preços aproximados da Toyota SW4 2013

Ficha Técnica do Toyota SW4 SR 2.7 2013

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Toyota SW4 SR 2.7 2013

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Icarros, Webmotors, AutoPapo e Motor1.