Trail de Baixa Cilindrada: O Impacto da Crosser Z no Segmento Off-Road Urbano

No trânsito urbano ou na trilha de terra, a Yamaha Crosser Z ABS 2024 se adapta com motor flex de 149 cc, suspensão reforçada e freio ABS na dianteira. Com economia de 35 km/l e painel digital, equilibra segurança e desempenho. O design com para-lama elevado reforça sua proposta versátil, unindo agilidade e resistência.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Yamaha dia 7/02/2025

A Yamaha lançou a nova versão da Crosser Z ABS 2024, uma motocicleta projetada para atender tanto às demandas urbanas quanto às necessidades de deslocamento em terrenos irregulares. Com um motor flex e um design otimizado para diferentes tipos de solo, o modelo se apresenta como uma alternativa para motociclistas que buscam desempenho e eficiência em trajetos mistos

A Crosser Z ABS 2024 está equipada com um motor monocilíndrico de 149 cc, de quatro tempos e tecnologia BlueFlex, que permite o uso de gasolina e etanol. A potência máxima do motor atinge 12,5 cv com etanol e 12,4 cv com gasolina, e o torque máximo é de 1,3 kgfm. O câmbio de cinco marchas é projetado para entregar um equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível.

O sistema de alimentação é feito por injeção eletrônica, proporcionando um funcionamento mais eficiente e respostas rápidas na aceleração. A refrigeração a ar mantém a temperatura do motor dentro dos padrões para o uso diário e para deslocamentos mais exigentes em estradas de terra.

A moto é reconhecida por seu consumo médio na casa dos 35 km/l, podendo variar de acordo com o estilo de condução e o tipo de combustível utilizado. Esse desempenho coloca a Crosser Z como uma opção viável para quem busca economia aliada a uma condução versátil.

Suspensão e Estrutura

A Yamaha apresenta a Crosser Z ABS 2024, modelo projetado para uso misto, com motor flex, freio ABS e estrutura adaptada a diferentes tipos de terreno. O design reforça sua proposta versátil.
A Yamaha apresenta a Crosser Z ABS 2024, modelo projetado para uso misto, com motor flex, freio ABS e estrutura adaptada a diferentes tipos de terreno. O design reforça sua proposta versátil.

A estrutura da Crosser Z ABS 2024 combina resistência e conforto, com um quadro projetado para suportar impactos em terrenos acidentados. A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico de longo curso, enquanto a traseira adota um sistema monoamortecido com link, garantindo maior estabilidade e absorção de impactos.

A escolha das rodas segue o padrão das motocicletas com proposta mista. O modelo possui aro 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, um compromisso entre a mobilidade urbana e o desempenho em vias não pavimentadas. O conjunto de pneus foi selecionado para oferecer aderência em diferentes superfícies.

O peso reduzido da motocicleta contribui para a facilidade na condução, tornando-a uma opção acessível tanto para pilotos experientes quanto para iniciantes na categoria trail.

Freios e Segurança

Com peso reduzido e ergonomia otimizada, a Crosser Z ABS 2024 é uma opção versátil para trajetos urbanos e off-road. Seu conjunto mecânico prioriza eficiência, economia e segurança na pilotagem.
Com peso reduzido e ergonomia otimizada, a Crosser Z ABS 2024 é uma opção versátil para trajetos urbanos e off-road. Seu conjunto mecânico prioriza eficiência, economia e segurança na pilotagem.

A Crosser Z ABS 2024 se diferencia pelo sistema de freio ABS na roda dianteira, um recurso que melhora o controle da motocicleta durante frenagens bruscas ou em superfícies de baixa aderência. O freio traseiro continua sendo a tambor, mantendo um equilíbrio entre desempenho e custo de manutenção.

A distribuição do peso e o posicionamento do guidão favorecem uma pilotagem mais ergonômica, permitindo ao motociclista manter uma postura adequada para trajetos urbanos e off-road. O sistema de iluminação segue os padrões da Yamaha, garantindo boa visibilidade em diferentes condições.

Design e Diferenciais da Versão e preço Z

A injeção eletrônica garante respostas rápidas ao acelerador, enquanto a refrigeração a ar mantém a temperatura controlada. O consumo médio gira em torno de 35 km/l, variando conforme o uso.
A injeção eletrônica garante respostas rápidas ao acelerador, enquanto a refrigeração a ar mantém a temperatura controlada. O consumo médio gira em torno de 35 km/l, variando conforme o uso.

A principal distinção entre a Crosser Z e a versão S está no design do para-lama dianteiro. O modelo Z possui um para-lama alto, característico de motocicletas voltadas para trilhas e terrenos acidentados. Essa configuração evita o acúmulo de lama em situações off-road e reforça a proposta aventureira do modelo.

O painel de instrumentos digital exibe informações como consumo instantâneo, autonomia e indicador de marcha, auxiliando o condutor no gerenciamento da condução. A ergonomia do assento foi projetada para proporcionar conforto em percursos prolongados.

A Yamaha posiciona a Crosser Z ABS 2024 como uma alternativa equilibrada entre uma motocicleta urbana e uma opção para pequenos deslocamentos fora do asfalto. O conjunto mecânico, aliado às atualizações de segurança e design, reforça a proposta do modelo dentro do segmento de baixa cilindrada.

O preço sugerido para a Yamaha Crosser Z ABS 2024 é de aproximadamente **R$ 22.190,00**, acrescido de **R$ 997,00** referentes a frete e seguro de frete. O modelo pode ser adquirido online.

Ficha técnica Ymaha Crosser Z 2025

Motor

  • Tipo de combustível: Gasolina/Etanol
  • Torque (Etanol): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
  • Torque (Gasolina): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
  • Taxa de compressão: 9,6 : 1
  • Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
  • Cilindros: 1
  • Diâmetro X curso: 57,3 mm x 57,9 mm
  • Potência (Etanol): 12,4 cv (7.500 rpm)
  • Potência (Gasolina): 12,2 cv (7.500 rpm)
  • Cilindrada: 149 cc
  • Alimentação: Injeção eletrônica

Suspensão

  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico
  • Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link
  • Curso da suspensão dianteira: 180 mm (suspensão) / 180 mm (roda)
  • Curso da suspensão traseira: 61 mm (suspensão) / 160 mm (roda)

Câmbio

  • Embreagem: Multidisco úmida
  • Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
  • Transmissão final: Corrente

Freios

  • Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema antibloqueio
  • Freio traseiro: Disco hidráulico
  • Ø do freio dianteiro: 245 mm (Ø externo)
  • Ø do freio traseiro: 203 mm (Ø externo)
  • Sistema de freios: ABS

Dimensões

  • Altura mínima do solo: 235 mm
  • Capacidade do tanque (reserva): 12L (3L)
  • Comprimento x Largura x Altura: 2050 mm X 830 mm X 1160 mm
  • Distância entre eixos: 1350 mm
  • Peso Líquido: 137 kg
  • Pneu dianteiro: 90/90 – 19 M/C 52P – LEVORIN
  • Pneu traseiro: 110/90 – 17 M/C 60P – LEVORIN
  • Tipo de chassi: Berço Semi-Duplo
  • Altura do assento: 850 mm

Fonte: Yamaha.