Tudo o que você precisa saber antes de comprar um Ford EcoSport Titanium 2.0 automático 2019 usado; veja preço, fotos e ficha técnica

Na hora de trocar de carro, muitos consideram o Ford EcoSport Titanium 2.0 automático 2019. Com bom desempenho e conforto urbano, ele entrega potência e equipamentos, mas exige atenção com suspensão, ruídos e eletrônica. Comprar um usado requer checagem minuciosa e histórico claro.
Publicado em Usados dia 30/03/2025 por Alan Corrêa

O Ford EcoSport Titanium 2.0 automático 2019 continua sendo uma escolha relevante entre os SUVs compactos usados no Brasil, sobretudo para quem busca conforto no dia a dia e motor com desempenho superior à média da categoria. Com 176 cv quando abastecido com etanol e câmbio automático de seis marchas, ele é especialmente indicado para uso urbano e viagens esporádicas, oferecendo condução estável, posição de dirigir elevada e bom pacote de equipamentos, como teto solar, bancos de couro e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 com bom desempenho e câmbio automático de seis marchas.
  • Indicado para uso urbano e viagens esporádicas, com bom nível de conforto.
  • Suspensão pode apresentar ruídos e desgaste prematuro em unidades mal cuidadas.
  • Verificar histórico de manutenção, funcionamento da eletrônica e do câmbio antes da compra.
  • Porta-malas com abertura lateral pode ser incômodo em vagas apertadas.

No entanto, é importante considerar que o modelo não está livre de críticas. O porta-malas com abertura lateral pode dificultar o acesso em espaços apertados, e o isolamento acústico é apenas razoável. Além disso, relatos de ruídos internos e desgaste prematuro de componentes da suspensão são comuns em unidades mal conservadas. Por outro lado, o acabamento interno, o bom desempenho do motor 2.0 e a lista generosa de itens de série são pontos positivos que mantêm o EcoSport Titanium competitivo no mercado de seminovos.

Esse SUV compacto usado é ideal para quem busca conforto no uso urbano, desempenho elevado e bom nível de equipamentos, sem abrir mão da posição de dirigir elevada e segura.

Para quem pensa em adquirir um EcoSport Titanium 2019, a recomendação é verificar o histórico completo de revisões, preferencialmente em concessionárias Ford, e checar o estado da suspensão, freios e caixa de direção. Avaliar o funcionamento da eletrônica embarcada e do câmbio automático também é fundamental, assim como inspecionar teto solar e vedação de portas. Fazer um test-drive atento aos ruídos e funcionamento da transmissão pode evitar surpresas desagradáveis. Uma boa dica é procurar exemplares com baixo número de donos e quilometragem compatível com o ano.

Desempenho, motor e potência

Motor 2.0 flex de 176 cv no etanol e 170 cv na gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 s e atinge até 180 km/h. Aspiração natural e injeção direta com comando duplo.

Este modelo utiliza motorização de 1.999 cm³, com instalação dianteira e disposição transversal. O bloco é composto por quatro cilindros em linha, com aspiração natural e alimentação por injeção direta. A unidade motriz conta com comando de válvulas duplo no cabeçote, com tuchos mecânicos e variação de fase na admissão e no escape.

A potência máxima atinge 176 cv quando abastecido com etanol, ou 170 cv com gasolina, ambos entregues a 6.500 rpm. O torque também varia conforme o combustível, sendo de 22,5 kgfm com etanol e 20,6 kgfm com gasolina, sempre a 4.500 rpm. A razão de compressão é de 12:1, com curso do pistão de 83,1 mm e diâmetro de 87,5 mm.

O desempenho é satisfatório para o segmento, com aceleração de 0 a 100 km/h registrada em 9,5 segundos e velocidade máxima de 180 km/h. O conjunto mecânico trabalha em conjunto com a plataforma B-Car e tração dianteira, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas identificado pelo código 6F35, com acoplamento via conversor de torque.

Consumo e autonomia

Consumo urbano 6,1 km/l (E) e 8,8 km/l (G). Rodoviário: 8,3 km/l (E) e 12 km/l (G). Tanque de 52 litros garante autonomia de até 624 km, dependendo do combustível.

No uso urbano, os dados de consumo mostram eficiência moderada. Com etanol, o consumo é de 6,1 km/l na cidade, enquanto com gasolina o número sobe para 8,8 km/l, oferecendo uma alternativa mais econômica para o dia a dia.

Em trajetos rodoviários, o consumo com etanol é de 8,3 km/l. Já com gasolina, o desempenho melhora para 12 km/l, refletindo maior autonomia e eficiência em viagens longas. Esses números, embora dentro da média do segmento, são superados por modelos de menor cilindrada.

A autonomia é de 317 km no ciclo urbano com etanol e 432 km no ciclo rodoviário. Abastecido com gasolina, a autonomia aumenta para 458 km na cidade e 624 km na estrada, com base no tanque de combustível de 52 litros.

Interior

Câmbio automático de 6 marchas com trocas no volante, tração dianteira e direção elétrica leve. Condução confortável na cidade e estável em velocidade de cruzeiro.

O interior oferece configuração para cinco ocupantes e quatro portas, com bancos revestidos em couro e banco traseiro bipartido e rebatível. O banco do motorista possui ajuste de altura e apoio de braço, enquanto os cintos têm regulagem de altura. O volante traz ajustes de profundidade e altura, além de comandos multifuncionais.

Interior confortável com bancos em couro, ar automático, espaço para 5 ocupantes, controle de cruzeiro e direção elétrica. Sete airbags garantem maior proteção.

Em termos de conforto, o modelo é equipado com ar-condicionado automático de zona única, ar quente, direção com assistência elétrica e sistema de chave presencial. Conta também com teto solar elétrico, faróis com acendimento automático e limpador de para-brisa com acionamento automático.

Porta-malas com 356 litros e capacidade de carga útil de 376 kg. Com assentos rebatíveis, amplia a versatilidade para bagagens e uso familiar no dia a dia.

No quesito tecnologia e entretenimento, há sistema de som premium com navegador GPS, conexão USB, Bluetooth, espelhamento de celular, computador de bordo e termômetro do líquido de arrefecimento. A presença do retrovisor interno fotocrômico, comandos elétricos nos vidros, retrovisores e travas complementam a lista de comodidades. A carga útil é de 376 kg e o porta-malas possui capacidade de 356 litros.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais. Na traseira, utiliza eixo de torção também com molas helicoidais, uma solução comum no segmento que privilegia espaço e custo. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor, o que pode ser considerado um ponto de atenção por alguns consumidores.

O peso em ordem de marcha é de 1.359 kg, com distribuição proporcional à proposta do veículo. A direção possui assistência elétrica, proporcionando leveza em manobras urbanas e controle em velocidades mais altas, com um diâmetro de giro de 10,6 metros.

Os pneus são de medida 205/50 R17, com altura de flanco de 103 mm nas quatro rodas. O estepe mantém a mesma medida, algo pouco comum em modelos da categoria. A altura mínima do solo é de 200 mm, com ângulos de entrada de 21,5°, central de 19° e saída de 31,5°, permitindo uso em terrenos levemente irregulares.

Preços aproximados do Ford EcoSport 2019

Ficha Técnica do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2019

Pontos negativos: suspensão ruidosa em pisos ruins, acabamento interno simples, porta-malas com abertura lateral e falhas pontuais em itens eletrônicos em carros sem manutenção.

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Aerodinâmica

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2019

Sete airbags, controle de tração e estabilidade, alerta de ponto cego, chave presencial, som Sony, GPS, espelhamento, sensores e câmera. Equipado e tecnológico.

Segurança

Conforto

Infotenimento

Fonte: Ford, Wikipedia, OLX, Icarros, Webmotors e Mobiauto.