Tudo sobre o novo GWM Tank 300

Tudo sobre o novo GWM Tank 300, um SUV híbrido plug-in que promete ser bruto; confira preço, fotos e ficha técnica

Imagine um jipão híbrido que encara trilhas como um Wrangler, mas custa menos que um Commander. O GWM Tank 300 chega ao Brasil com 394 cv, tração 4x4 mecânica, 75 km de autonomia elétrica e pacote de luxo. É força bruta com alta tecnologia.
Publicado em GWM dia 5/04/2025 por Alan Corrêa
alan

GWM aposta alto no mercado brasileiro com o lançamento do Tank 300, um SUV híbrido com tração 4×4 mecânica e proposta voltada ao uso fora de estrada. O modelo, produzido pela marca chinesa conhecida pelas linhas Haval e Ora, marca a estreia da submarca Tank no Brasil. O valor o posiciona entre opções consolidadas no segmento de utilitários esportivos, ficando próximo do Haval H6 GT e abaixo de versões do Jeep Commander.

Pontos Principais:

  • GWM Tank 300 estreia no Brasil com motor híbrido de 394 cv e tração 4×4 mecânica.
  • Visual combina elementos de Jeep Wrangler, Mercedes Classe G e Land Rover Defender.
  • Bateria de 37,1 kWh garante autonomia elétrica de até 75 km segundo o Inmetro.
  • Interior traz telas de 12,3”, massagem no banco, volante aquecido e câmeras 360°.
  • Com preço promocional de R$ 333.000, desafia SUVs médios e grandes do mercado.

O modelo apresenta dimensões generosas, com 4,76 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,90 metro de altura e entre-eixos de 2,75 metros. No conjunto mecânico, o destaque é a combinação de um motor 2.0 turbo a gasolina e um motor elétrico dianteiro, que juntos geram 394 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. Essa configuração é responsável por impulsionar os 2.630 kg do veículo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, conforme dados da montadora.

O GWM Tank 300 é o primeiro modelo da nova linha off-road da marca chinesa, com design robusto e mecânica voltada para uso extremo, inspirado em clássicos do segmento.
O GWM Tank 300 é o primeiro modelo da nova linha off-road da marca chinesa, com design robusto e mecânica voltada para uso extremo, inspirado em clássicos do segmento.

No design externo, o utilitário segue uma proposta funcional, com para-choques e para-lamas sem pintura, rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 265/60 e estribos fixos. Os faróis redondos com corte horizontal e luzes diurnas integradas remetem ao estilo clássico de veículos voltados ao fora de estrada, reforçando o apelo visual que a marca pretende oferecer com esse lançamento.

Projeto e construção focados no uso fora de estrada

Com 4,76 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e 863 litros no porta-malas, o Tank 300 oferece espaço interno amplo e ótima capacidade de carga para viagens e aventuras.

O GWM Tank 300 não aposta em soluções eletrônicas para oferecer tração nas quatro rodas. Em vez disso, utiliza um sistema 4×4 com eixo cardã e três bloqueios de diferencial: dianteiro, central e traseiro. Essa arquitetura segue o padrão tradicional de veículos projetados para terrenos acidentados. O vão livre do solo é de 222 mm e a profundidade de travessia em trechos alagados chega a 700 mm.

A suspensão é composta por conjunto McPherson na dianteira e eixo rígido five-link na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas, e o tanque de combustível comporta 70 litros. A capacidade de carga do veículo é de 440 kg e a de reboque com freio atinge 2.500 kg. O porta-malas oferece 863 litros, com abertura lateral da tampa, o que exige atenção em áreas urbanas, já que o lado da calçada no Brasil pode dificultar o acesso.

Entre os recursos voltados ao fora de estrada, o modelo conta com piloto automático off-road, assistente para manobras em curvas fechadas, bússola, inclinômetro, medidor de altitude e pressão atmosférica. O sistema de “chassis transparente”, por meio de câmeras, permite visualizar o terreno sob o veículo.

Interior com elementos técnicos e funcionalidade

O interior mistura elementos do Classe G e do Defender, com acabamento emborrachado, painel com duas telas de 12,3” e comandos físicos para facilitar o uso em trilhas.

No habitáculo, o modelo incorpora elementos inspirados em outros utilitários, como as saídas de ar redondas e iluminadas semelhantes às do Classe G e a alça frontal ao passageiro, como no Wrangler. O painel é verticalizado e o volante remete ao que é encontrado em modelos como o Defender. A alavanca de câmbio possui design exclusivo, posicionado entre os modos de condução e ajustes de tração.

Com entre-eixos de 2,75 m, o GWM Tank 300 acomoda bem até cinco ocupantes. O banco traseiro tem bom espaço para pernas e cabeça, garantindo conforto até para o passageiro central.

O acabamento interno utiliza materiais emborrachados no painel e nas portas, mas com uso de plásticos rígidos na região central e botões de dimensões maiores. O objetivo é facilitar o manuseio mesmo em condições adversas. O veículo traz ainda duas telas de 12,3 polegadas, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Esta última conta com loja de aplicativos, além de suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Os bancos dianteiros oferecem ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massagem, com memória de posição para o condutor. O volante tem aquecimento e há carregador de celular por indução com 50W de potência. O ar-condicionado é digital com duas zonas de climatização e há saídas de ar para os ocupantes traseiros.

Tecnologia embarcada e pacote de segurança

Entre os recursos, o SUV oferece teto solar, bancos com aquecimento, massagem, ACC, câmeras 360°, frenagem de emergência, alerta de ponto cego e assistente de estacionamento.

O Tank 300 incorpora uma lista completa de tecnologias de assistência à condução. Conta com 12 sensores de estacionamento, câmeras 360°, cinco câmeras externas e quatro radares para detecção do ambiente. Há sistema de estacionamento automático, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro e sistema de manutenção e centralização em faixa.

Além desses recursos, o veículo também oferece reconhecimento de placas de velocidade, monitoramento de ponto cego e manobra automática em marcha à ré. No total, são seis airbags distribuídos entre os ocupantes.

Os modos de condução estão organizados conforme o tipo de tração ativado. No modo 4×2, estão disponíveis os modos Normal e Expert. No modo 4×4 integral, os modos são Normal, Neve e Expert. Já com a tração reduzida, as opções se expandem para Montanha, Rocha, Lama, Areia e Estrada Acidentada.

Motorização híbrida e desempenho urbano

A tração é 4×4 mecânica com bloqueios de diferencial dianteiro, central e traseiro, permitindo uso em condições severas, com modos específicos para lama, rocha, neve e montanha.

O motor elétrico dianteiro é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 37,1 kWh, posicionada acima do eixo traseiro, protegida pelas longarinas e pelo próprio eixo. A recarga pode ser feita em corrente alternada com potência de até 6,6 kW ou em corrente contínua com até 50 kW. A autonomia elétrica declarada pelo Inmetro é de 75 quilômetros.

O consumo energético, segundo dados oficiais, é de 18,4 km/l em ciclo urbano e 18,7 km/l em estrada. A proposta do conjunto híbrido plug-in não é apenas oferecer eficiência energética, mas também garantir força suficiente para situações de exigência no uso fora de estrada ou em reboque de cargas.

A entrega de torque é instantânea devido à atuação do motor elétrico, enquanto o câmbio automático de nove marchas realiza a transição entre os modos de tração e os diferentes terrenos com fluidez. A presença dos bloqueios de diferencial reforça a capacidade de manter tração mesmo em situações de perda de aderência.

Ficha Técnica do GWM Tank 300 2.0 PHEV 2026

Geral

Motor

Motor Elétrico

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Aerodinâmica

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do GWM Tank 300 2.0 PHEV 2026

O Tank 300 traz câmeras 360°, sensores, ACC, frenagem autônoma, alerta de ponto cego, assistente de faixa e estacionamento automático, com seis airbags e comandos físicos intuitivos.

Segurança

Conforto

Infotenimento

Sucesso no LAAD Security & Defence

A estreia nacional do GWM Tank 300 movimenta o setor automotivo e o segmento de segurança pública simultaneamente.

O GWM Tank 300 foi uma das principais atrações da LAAD Security & Defence 2025, evento realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro. A marca apresentou uma versão tática do SUV híbrido plug-in, especialmente desenvolvida para aplicação no policiamento ambiental. Adaptado pela empresa REVO, o modelo foi equipado com itens como guincho de 12 mil libras, para-choques metálicos, base para drones, sinalização acústica e luminosa, além de interior com revestimentos laváveis, voltado para atuação em áreas de difícil acesso.

Com motorização híbrida composta por um motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico, o Tank 300 entrega 394 cv de potência e 76,5 kgfm de torque, além de autonomia elétrica de até 75 km. A tração 4×4 com reduzida e os bloqueios de diferencial dianteiro, central e traseiro tornam o modelo capaz de enfrentar terrenos irregulares, travessias aquáticas e trilhas de alta complexidade, características essenciais para ações em zonas de proteção ambiental e regiões remotas.

Além da robustez mecânica, o modelo conta com tecnologias úteis para o uso tático, como o sistema de câmeras 360°, piloto automático off-road, assistência de curva em locais estreitos, inclinômetro e bússola. Esses recursos ajudam em operações de patrulhamento e monitoramento em campo, oferecendo segurança, controle e confiabilidade em missões ambientais e de segurança pública.

Fonte: Gwmmotors.