Último muscle car: Fim do Camaro e Challenger abre espaço para crescimento do Ford Mustang

O Ford Mustang registrou um aumento expressivo nas vendas após o fim da produção dos Chevrolet Camaro e Dodge Challenger. Com 33.817 unidades vendidas no acumulado de 2024 nos EUA, o esportivo se beneficia da ausência de concorrentes diretos no segmento.
Publicado em Notícias dia 10/09/2024 por Alan Corrêa

O Ford Mustang aproveitou a lacuna deixada pelos seus tradicionais concorrentes no mercado norte-americano. O fim da produção do Chevrolet Camaro e do Dodge Challenger gerou uma migração de consumidores para o esportivo da Ford, elevando significativamente seus números de vendas. Em agosto de 2024, o modelo vendeu 3.164 unidades, um aumento de 54% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No acumulado de 2024, o Mustang contabilizou 33.817 unidades vendidas nos Estados Unidos, um crescimento de 17,7% em relação ao ano passado. O modelo tornou-se o único esportivo de sua categoria, o que impulsionou ainda mais sua popularidade entre os consumidores. Além disso, o Mustang se consolidou como o único carro de passeio da Ford no mercado americano, já que a marca interrompeu a produção de sedãs e hatches em seu portfólio.

A Ford também registrou bons resultados nas vendas gerais de veículos no país, com 1.400.341 unidades vendidas entre janeiro e agosto de 2024. A categoria de picapes representou a maior parte desse total, seguida pelos SUVs, enquanto os carros de passeio, liderados pelo Mustang, apresentaram crescimento expressivo.

Apesar desse cenário favorável, o reinado absoluto do Ford Mustang pode estar com os dias contados. A Dodge já anunciou o lançamento do Charger Daytona EV, um esportivo elétrico que deve chegar ao mercado ainda este ano. Além disso, a versão tradicional a gasolina está prevista para ser lançada em 2025, o que promete esquentar a competição no segmento de esportivos.

Enquanto a Chevrolet ainda não definiu os próximos passos para o Camaro, a marca deixou claro que o modelo não será abandonado para sempre. Em declarações recentes, executivos da General Motors indicaram que o Camaro pode retornar ao mercado em um futuro próximo, o que pode colocar fim à exclusividade temporária do Mustang.

Com um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação, o Ford Mustang segue como o líder absoluto dos esportivos nos Estados Unidos, mas as novidades da Dodge e a possibilidade do retorno do Camaro prometem desafiar essa liderança nos próximos anos.

Fonte: Motor1 e Ford.