Vale a pena comprar SUV e picape diesel? Estudo revela dados importantes aos consumidores

O aumento no preço do diesel em 2022 é citado como um dos principais motivos para essa desvalorização acelerada. O custo do diesel S10 ultrapassou R$ 7,50 por litro, um aumento que teve um impacto direto na decisão de muitos proprietários de veículos a diesel de vender seus carros, muitas vezes por valores abaixo do preço de mercado, para evitar custos operacionais elevados.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 13/05/2024

Um estudo recente realizado pela Mobiauto e divulgado por várias plataformas, incluindo AutoEsporte e Olhar Digital, aponta que veículos a diesel têm apresentado uma taxa de desvalorização superior em comparação com veículos que operam com outros tipos de combustível. Este levantamento analisou a depreciação de veículos seminovos, considerando dados de diversos modelos e marcas ao longo de um período especificado. Os resultados do estudo oferecem uma perspectiva sobre as tendências econômicas que influenciam o mercado de automóveis usados.

O relatório detalha que, historicamente, os veículos a diesel desvalorizam quase 50% mais do que seus equivalentes que utilizam gasolina ou etanol. Essa tendência foi observada analisando-se o comportamento do mercado ao longo dos últimos anos, com um foco particular no período subsequente a um aumento significativo no preço do diesel em 2022. Esse fenômeno é explorado no contexto das condições econômicas que afetam a oferta e a demanda por esses tipos de veículos.

O estudo explora a relação entre o preço do combustível e as decisões de venda de veículos por parte dos proprietários, apontando que a alta nos preços do diesel, que ultrapassou R$ 7,50 por litro em 2022, incentivou muitos a vender seus carros abaixo do valor de mercado. Essa prática contribuiu para uma percepção de depreciação acelerada dos veículos a diesel no mercado.

Impacto no Mercado de Veículos Seminovos

Toyota Hilux Power Pack
Toyota Hilux Power Pack

O levantamento da Mobiauto incluiu uma análise detalhada de 19 veículos de 11 marcas diferentes, totalizando 103 modelos. Alguns modelos específicos, como a Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 TDI CD 4×4, o Jeep Commander Overland 2.0 TD380 e a Mitsubishi L200 Triton Sport, destacaram-se por terem sofrido uma desvalorização significativa. Por exemplo, a Toyota Hilux apresentou uma queda de 29,11% em seu valor ao longo do período analisado.

O estudo identificou que, em geral, picapes e SUVs a diesel são os segmentos que mais sofrem com essa desvalorização acelerada. Esse padrão é atribuído ao alto custo operacional relacionado ao preço do diesel e à preferência do consumidor por veículos mais econômicos em um contexto de incerteza econômica. O relatório indica que a tendência de desvalorização pode ter atingido seu pico, mas ainda persistem resquícios dessa fase de alta desvalorização.

Além dos modelos citados, o estudo aborda o comportamento de venda de outros veículos semelhantes, demonstrando como a desvalorização não se limita a casos isolados, mas é uma tendência observada em uma ampla gama de veículos a diesel no mercado de seminovos. A análise considera fatores como a condição dos veículos, o ano de fabricação e as variações regionais no preço do diesel para oferecer um panorama abrangente.

Perspectivas Futuras

Mitsubishi L200 Triton
Mitsubishi L200 Triton

Os especialistas envolvidos no estudo, incluindo economistas e consultores automotivos como Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto, sugerem que a situação está evoluindo. Embora o período de alta desvalorização pareça estar diminuindo, a percepção do valor dos veículos a diesel ainda está influenciada pelo histórico recente. A queda no preço do diesel atualmente, que está abaixo de R$ 6, poderia estabilizar o mercado, mas o impacto dos anos anteriores ainda é sentido pelos proprietários e potenciais compradores.

*Com informações do Autoesporte, Autopapo, MobiAuto e OlharDigital.