A Omoda, empresa chinesa subsidiária da Chery, realizou o lançamento do modelo Omoda 7 em Wuhu, China. O evento ocorreu após o Salão de Pequim, diretamente na sede da empresa. Este modelo é um SUV médio e representa uma das novidades automotivas que a marca planeja introduzir no mercado brasileiro nos próximos anos. O Omoda 7 está planejado para chegar ao Brasil por volta de 2025, inserindo-se no mercado como parte de uma estratégia mais ampla da Omoda e da Jaecoo. Essa estratégia inclui o lançamento de aproximadamente dez novos veículos no Brasil até 2026. A apresentação do Omoda 7 ocorreu de maneira independente dos grandes eventos automobilísticos, como o Salão de Pequim.
A presença da Omoda no Brasil já está confirmada com a chegada de outros modelos, incluindo o Omoda 5, Jaecoo 7 e Jaecoo 8. A empresa tem demonstrado um interesse crescente no mercado brasileiro, o que se reflete na possível reativação da fábrica da Caoa Chery em Jacareí, São Paulo, conforme mencionado por Alex Wang, diretor da operação brasileira das duas empresas.
Embora não todos os detalhes técnicos do Omoda 7 tenham sido revelados, algumas especificações foram anunciadas durante o lançamento. O veículo possui um motor híbrido plug-in, com 154 cv de potência e 22,5 kgfm de torque. Além disso, o SUV é capaz de percorrer até 95 km apenas no modo elétrico, com uma autonomia total de 1.250 km quando combinado o uso dos motores elétrico e a combustão. A transmissão escolhida para este modelo é do tipo DHT, específica para veículos híbridos. Essa escolha visa oferecer uma melhor eficiência no consumo de combustível e menor emissão de poluentes, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade e novas tecnologias automotivas.
Quanto ao tamanho, embora as dimensões exatas não tenham sido divulgadas, é informado que o Omoda 7 será maior que o Omoda 5. Isso sugere que o novo modelo terá dimensões que superam 4,40 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,58 metros de altura e 2,63 metros de entre-eixos.
O design externo do Omoda 7 apresenta faróis estreitos com uma linha de LED superior na parte dianteira. A grade do veículo inclui detalhes iluminados nos cantos, proporcionando um visual distinto na categoria de SUVs médios. A traseira do veículo não segue o estilo cupê, mas possui uma leve queda acentuada, diferenciando-o de outros modelos similares. No interior, o Omoda 7 é equipado com uma central multimídia de 15,6 polegadas. O sistema oferece controle por voz para os principais comandos, facilitando a interação do motorista com o veículo. O volante é descrito como tendo um visual que lembra controles de videogame, destacando-se em um interior que busca oferecer conforto e tecnologia.
O sistema de som do veículo é composto por 12 alto-falantes, configurado para oferecer qualidade sonora superior. Essa característica é parte do esforço da Omoda em fornecer uma experiência de condução prazerosa e envolvente, tanto em termos de desempenho quanto de conforto ambiental dentro do veículo.
A chegada do Omoda 7 ao Brasil faz parte de uma estratégia mais ampla das marcas Omoda e Jaecoo de expandir sua presença no mercado nacional. Os executivos das empresas têm planos ambiciosos para o lançamento de até dez novos modelos no país até 2026, indicando um compromisso significativo com o mercado automobilístico brasileiro. A potencial reativação da fábrica da Caoa Chery em Jacareí é um indicativo do investimento que as marcas chinesas estão dispostas a fazer no Brasil. A fábrica, que está sendo considerada como uma opção primária para a montagem dos veículos, poderia significar uma redução nos custos de importação e um aumento na personalização dos modelos para o mercado local.
Além disso, o foco em veículos híbridos e elétricos alinha as marcas Omoda e Jaecoo com as políticas de redução de emissões de carbono e com a demanda crescente por veículos mais sustentáveis. Esta tendência é observada tanto no mercado internacional quanto no brasileiro, onde a procura por alternativas mais ecológicas está em ascensão.
Embora o preço exato do Omoda 7 ainda não tenha sido revelado pela fabricante, espera-se que o valor de mercado do SUV esteja na faixa de R$ 250 mil no Brasil, posicionando-o em uma faixa de preço competitiva em relação ao seu rival direto, o BYD Song Plus. A estratégia de precificação adotada pela Omoda parece visar uma boa colocação no segmento de SUVs médios, onde o equilíbrio entre custo e benefício é crucial para atrair consumidores. A definição do preço será um fator chave para o sucesso do modelo no mercado brasileiro, considerando as expectativas dos consumidores e as características do veículo.