buscar
Carros

Veja detalhes do novo Audi RS e-tron GT

Para finalizar o Audi RS e-tron GT tem as dimensões de um gran turismo clássico: com distância entre eixos de 2,90 metros, ele mede 4,99m de comprimento, 1,96 m de largura e somente 1,41 m de altura. O compartimento de bagagem fornece um volume de 366 litros no RS e-tron GT. Um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.
Publicado em Carros dia 26/05/2021 por Alan Corrêa

Esportividade, conforto, luxo e sustentabilidade, são os princípios do novo Audi RS e-tron GT. O modelo terá autonomia de até 472 km e som exclusivo do motor.

No valor de R$ 949.990,00 o novo modelo totalmente elétrico da Audi conta com mais de 1,4 milhão de combinações e pode ser personalizado também pelo site da Audi do Brasil.

Descubra mais

O design escultural do Audi RS e-tron GT combina as proporções dinâmicas de um gran turismo com as características inconfundíveis da linha Audi RS.

Apresentado ao mundo no início de fevereiro, o 100% elétrico Audi RS e-tron GT precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 475 kW.

Equipado com tração elétrica nas quatro rodas, sendo que no modo “efficiency” do Audi drive select ele prioriza tração dianteira, o RS e-tron GT também possui uma excelente aerodinâmica com seu coeficiente de arrasto de 0,24, e para isso as entradas de ar na seção inferior da frente desempenham um papel fundamental. As cortinas de ar verticais no exterior direcionam o ar nos arcos das rodas do veículo de forma que ele flua perto da roda e então ao longo da lateral. O segundo fator mais importante no conceito de aerodinâmica ativa é o aerofólio traseiro, que se estende eletricamente em duas posições diferentes, dependendo da situação da condução.

No espírito de um gran turismo, a suspensão a ar adaptativa de alta tecnologia oferece conforto, esportividade e usabilidade para o dia a dia.

Audi RS e-tron GT possui um sistema de bateria de íons de lítio localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo, equilibrando o peso entre os eixos dianteiro e traseiro.

A bateria de alta voltagem pode armazenar 93 kWh de energia, sua estrutura interna que contém os módulos, a estrutura em volta dela e as placas da tampa são feitas de alumínio. As entradas de recarga estão localizadas atrás das rodas dianteiras, e pode ser recarregado tranquilamente por completo durante a noite com 11 kW AC como padrão. Já em um terminal DC com potência adequada, o e-tron GT atinge um pico de capacidade de carga de até 270 kW. Isto permite que ele recarregue até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.

Design surpreendente

No interior do Audi RS e-tron GT o foco é no motorista, inspirado pela ideia de “monoposto”, uma característica dos modelos esportivos da Audi e do RS e-tron GT em particular.

O painel central é ligeiramente inclinado em direção ao motorista. O display do Audi virtual cockpit plus parece flutuar, enquanto o MMI touch é cercado por um acabamento black piano que fica acima do painel de instrumentos. O seletor compacto para as marchas está localizado no console do túnel central.

No interior do Audi RS e-tron GT, tudo está focado em um centro funcional: o banco do motorista.

Os bancos são revestidos com uma combinação de couro artificial e material Kaskade ou com uma mistura de couro artificial e material de microfibra Dinamica. Materiais reciclados são usados nos dois casos, como fibras de poliéster que foram feitas de garrafas plásticas usadas, têxteis ou fibras residuais. O material de microfibra Dinamica é similar ao Alcântara, enquanto o Kaskade, cujo projeto de costura é baseado no visual da Singleframe, é criado a partir de fibras naturais como lã.

Além de todo esse luxo e conforto extremo, o RS e-tron GT ganhou um som esportivo exclusivo, um som sintético que oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração. O conjunto é composto por duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo.

O motorista ainda pode modular o som via Audi drive select. No perfil efficiency, somente o AVAS (Sistema Acústico de Alerta do Veículo) fica ativo, o que já gera um som mais amplo para reconhecimento de um veículo elétrico. O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O perfil dynamic torna o som ainda mais potente e o som interior é adicionado.

Já partindo para o exterior, a grade Singleframe do RS e-tron GT possui esquema invertido de cores, com o emblema Audi na frente. Já que o modelo é elétrico a grade está ali para ocultar a maioria dos sensores. Somente a parte inferior tem aberturas para passagem de ar.

Em toda a largura da traseira há uma faixa de luzes contínua, emoldurada por segmentos de LED em formato de V nas extremidades. Essa forma de sinalização, que une luzes de ré e de mudança de direção, é inédita em um Audi.

Quem olha na lateral pode observar as linhas bem marcadas, que nasce no capô alongado e passa no para-brisa plano, até mergulhar na linha de teto rapidamente inclinada em direção à traseira. A tecnologia quattro é destacada nos arcos das rodas de liga-leve 21″ com detalhes em preto.

A traseira se destaca pela faixa de luz na lanterna que se estende em toda a traseira do veículo. Um difusor visualmente dá ao RS e-tron GT um inconfundível visual dentro do portfólio de produtos da Audi. O aerofólio corre em paralelo à faixa de luz.

Os faróis e as lanternas são elementos característicos do projeto exterior do RS e-tron GT e destacam ainda mais suas características de veículo esportivo. As luzes de condução diurna fornecem uma assinatura impactante das luzes de LED, junto com o característico friso azul do farol a laser.

Para finalizar o Audi RS e-tron GT tem as dimensões de um gran turismo clássico: com distância entre eixos de 2,90 metros, ele mede 4,99m de comprimento, 1,96 m de largura e somente 1,41 m de altura. O compartimento de bagagem fornece um volume de 366 litros no RS e-tron GT. Um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.