Esportividade, conforto, luxo e sustentabilidade, são os princípios do novo Audi RS e-tron GT. O carro possui um design aerodinâmico com um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,24, o que ajuda a maximizar sua eficiência e desempenho em estrada. A autonomia do veículo é de 313 km, apoiada por uma bateria de 93,4 kWh. Além disso, o carro oferece opções de recarga rápida DC de até 270 kW, permitindo carregamentos ágeis e práticos.
O Audi E-tron GT RS 2024 apresenta um desempenho notável graças aos seus dois motores elétricos. O motor dianteiro oferece 238 cavalos de potência, enquanto o traseiro contribui com 455 cavalos, totalizando 598 cavalos de potência combinada. Essa configuração resulta em um torque combinado de 84,6 kgfm.
Um dos aspectos mais impressionantes deste veículo é sua capacidade de aceleração: ele pode atingir de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, destacando-se como um modelo de alta performance no segmento de carros elétricos. A eficiência dos motores elétricos, além de proporcionar uma resposta rápida, contribui para a experiência de condução dinâmica e ágil.
Apresentado ao mundo no início de fevereiro, o 100% elétrico Audi RS e-tron GT precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 475 kW.
Equipado com tração elétrica nas quatro rodas, sendo que no modo “efficiency” do Audi drive select ele prioriza tração dianteira, o RS e-tron GT também possui uma excelente aerodinâmica com seu coeficiente de arrasto de 0,24, e para isso as entradas de ar na seção inferior da frente desempenham um papel fundamental. As cortinas de ar verticais no exterior direcionam o ar nos arcos das rodas do veículo de forma que ele flua perto da roda e então ao longo da lateral. O segundo fator mais importante no conceito de aerodinâmica ativa é o aerofólio traseiro, que se estende eletricamente em duas posições diferentes, dependendo da situação da condução.
Audi RS e-tron GT possui um sistema de bateria de íons de lítio localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo, equilibrando o peso entre os eixos dianteiro e traseiro.
A bateria de alta voltagem pode armazenar 93 kWh de energia, sua estrutura interna que contém os módulos, a estrutura em volta dela e as placas da tampa são feitas de alumínio. As entradas de recarga estão localizadas atrás das rodas dianteiras, e pode ser recarregado tranquilamente por completo durante a noite com 11 kW AC como padrão. Já em um terminal DC com potência adequada, o e-tron GT atinge um pico de capacidade de carga de até 270 kW. Isto permite que ele recarregue até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.
No interior do Audi RS e-tron GT o foco é no motorista, inspirado pela ideia de “monoposto”, uma característica dos modelos esportivos da Audi e do RS e-tron GT em particular.
O painel central é ligeiramente inclinado em direção ao motorista. O display do Audi virtual cockpit plus parece flutuar, enquanto o MMI touch é cercado por um acabamento black piano que fica acima do painel de instrumentos. O seletor compacto para as marchas está localizado no console do túnel central.
Os bancos são revestidos com uma combinação de couro artificial e material Kaskade ou com uma mistura de couro artificial e material de microfibra Dinamica. Materiais reciclados são usados nos dois casos, como fibras de poliéster que foram feitas de garrafas plásticas usadas, têxteis ou fibras residuais. O material de microfibra Dinamica é similar ao Alcântara, enquanto o Kaskade, cujo projeto de costura é baseado no visual da Singleframe, é criado a partir de fibras naturais como lã.
Além de todo esse luxo e conforto extremo, o RS e-tron GT ganhou um som esportivo exclusivo, um som sintético que oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração. O conjunto é composto por duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo.
O motorista ainda pode modular o som via Audi drive select. No perfil efficiency, somente o AVAS (Sistema Acústico de Alerta do Veículo) fica ativo, o que já gera um som mais amplo para reconhecimento de um veículo elétrico. O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O perfil dynamic torna o som ainda mais potente e o som interior é adicionado.
Já partindo para o exterior, a grade Singleframe do RS e-tron GT possui esquema invertido de cores, com o emblema Audi na frente. Já que o modelo é elétrico a grade está ali para ocultar a maioria dos sensores. Somente a parte inferior tem aberturas para passagem de ar.
Quem olha na lateral pode observar as linhas bem marcadas, que nasce no capô alongado e passa no para-brisa plano, até mergulhar na linha de teto rapidamente inclinada em direção à traseira. A tecnologia quattro é destacada nos arcos das rodas de liga-leve 21″ com detalhes em preto.
A traseira se destaca pela faixa de luz na lanterna que se estende em toda a traseira do veículo. Um difusor visualmente dá ao RS e-tron GT um inconfundível visual dentro do portfólio de produtos da Audi. O aerofólio corre em paralelo à faixa de luz.
Os faróis e as lanternas são elementos característicos do projeto exterior do RS e-tron GT e destacam ainda mais suas características de veículo esportivo. As luzes de condução diurna fornecem uma assinatura impactante das luzes de LED, junto com o característico friso azul do farol a laser.
O veículo está equipado com dois motores elétricos que proporcionam uma experiência de condução potente e eficiente. O motor situado na parte dianteira do veículo entrega 238 cavalos de potência, enquanto o motor traseiro oferece 455 cavalos, resultando em uma potência combinada de 598 cavalos. Este arranjo propicia um torque total de 84,6 kgfm. A capacidade de aceleração é um dos pontos fortes, com o carro alcançando de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. A plataforma sobre a qual o veículo é construído compartilha tecnologia de ponta com outros modelos de alta performance, garantindo não apenas velocidade, mas também estabilidade e segurança. A tração integral sob demanda e a transmissão automática de 2 marchas complementam suas características técnicas, oferecendo controle e resposta rápida em diversas condições de direção.
Em termos de eficiência energética, o consumo elétrico do carro é de 22,5 kWh por 100 km. A autonomia é outro aspecto relevante, sendo capaz de percorrer aproximadamente 313 km com uma única carga completa da bateria, que possui capacidade de 93,4 kWh. Estes números refletem a eficácia com que o veículo utiliza energia, maximizando o desempenho enquanto minimiza o consumo. As opções de recarga são versáteis, oferecendo 11 kW em corrente alternada (AC) e até 270 kW em corrente direta (DC), permitindo recargas rápidas e eficientes.
O interior do veículo é projetado para oferecer conforto e praticidade. Equipado com ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos em couro com ajustes elétricos e memória para o motorista, o ambiente interno promove uma experiência de viagem agradável para todos os ocupantes. A capacidade de carga útil é de 513 kg, complementada por um porta-malas espaçoso de 431 litros, o que é considerável para um veículo deste segmento. O design interno é focado não só no luxo, mas também na funcionalidade, com ampla visibilidade e acesso fácil a todos os controles e funções do veículo.
As medidas incluem um comprimento total de 4989 mm e uma largura de 1964 mm. A distância entre-eixos é de 2900 mm, proporcionando uma cabine espaçosa. A suspensão do veículo, composta por sistemas independentes com braços sobrepostos na frente e multibraço na traseira, ambos com molas pneumáticas, oferece um equilíbrio ideal entre conforto e capacidade de resposta. O peso do veículo é de 2347 kg. Os freios são discos ventilados tanto na dianteira quanto na traseira, garantindo desempenho de frenagem superior. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 11,6 metros, e os pneus são dimensionados em 265/35 R21 na frente e 305/30 R21 na traseira, o que contribui para uma aderência e manuseio excepcionais.
O preço aproximado do veículo no mercado brasileiro é de R$ 1.108.621. Este valor reflete as tecnologias avançadas, o desempenho e o luxo que o modelo oferece. Considerando suas especificações técnicas, recursos de segurança, e eficiência energética, o preço é justificado para aqueles que buscam um veículo elétrico de alto desempenho e com características premium.