Carro elétrico com muita potência: veja detalhes do novo Audi RS e-tron GT

O Audi E-tron GT RS 2024 é um veículo elétrico de alto desempenho com especificações impressionantes. Este modelo é equipado com dois motores elétricos, um dianteiro que gera 238 cv e um traseiro que fornece 455 cv, resultando em uma potência combinada de 598 cv e um torque combinado de 84,6 kgfm. Com um peso total de 2347 kg, a relação peso/potência é de 3,92 kg/cv, o que facilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos.
Publicado por Alan Corrêa em Ficha técnica dia 26/05/2021

Esportividade, conforto, luxo e sustentabilidade, são os princípios do novo Audi RS e-tron GT. O carro possui um design aerodinâmico com um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,24, o que ajuda a maximizar sua eficiência e desempenho em estrada. A autonomia do veículo é de 313 km, apoiada por uma bateria de 93,4 kWh. Além disso, o carro oferece opções de recarga rápida DC de até 270 kW, permitindo carregamentos ágeis e práticos.

O Audi E-tron GT RS 2024 apresenta um desempenho notável graças aos seus dois motores elétricos. O motor dianteiro oferece 238 cavalos de potência, enquanto o traseiro contribui com 455 cavalos, totalizando 598 cavalos de potência combinada. Essa configuração resulta em um torque combinado de 84,6 kgfm.

Um dos aspectos mais impressionantes deste veículo é sua capacidade de aceleração: ele pode atingir de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, destacando-se como um modelo de alta performance no segmento de carros elétricos. A eficiência dos motores elétricos, além de proporcionar uma resposta rápida, contribui para a experiência de condução dinâmica e ágil.

Audi RS e-tron GT

O design escultural do Audi RS e-tron GT combina as proporções dinâmicas de um gran turismo com as características inconfundíveis da linha Audi RS.
O design escultural do Audi RS e-tron GT combina as proporções dinâmicas de um gran turismo com as características inconfundíveis da linha Audi RS.

Apresentado ao mundo no início de fevereiro, o 100% elétrico Audi RS e-tron GT precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 475 kW.

Equipado com tração elétrica nas quatro rodas, sendo que no modo “efficiency” do Audi drive select ele prioriza tração dianteira, o RS e-tron GT também possui uma excelente aerodinâmica com seu coeficiente de arrasto de 0,24, e para isso as entradas de ar na seção inferior da frente desempenham um papel fundamental. As cortinas de ar verticais no exterior direcionam o ar nos arcos das rodas do veículo de forma que ele flua perto da roda e então ao longo da lateral. O segundo fator mais importante no conceito de aerodinâmica ativa é o aerofólio traseiro, que se estende eletricamente em duas posições diferentes, dependendo da situação da condução.

No espírito de um gran turismo, a suspensão a ar adaptativa de alta tecnologia oferece conforto, esportividade e usabilidade para o dia a dia.
No espírito de um gran turismo, a suspensão a ar adaptativa de alta tecnologia oferece conforto, esportividade e usabilidade para o dia a dia.

Audi RS e-tron GT possui um sistema de bateria de íons de lítio localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo, equilibrando o peso entre os eixos dianteiro e traseiro.

A bateria de alta voltagem pode armazenar 93 kWh de energia, sua estrutura interna que contém os módulos, a estrutura em volta dela e as placas da tampa são feitas de alumínio. As entradas de recarga estão localizadas atrás das rodas dianteiras, e pode ser recarregado tranquilamente por completo durante a noite com 11 kW AC como padrão. Já em um terminal DC com potência adequada, o e-tron GT atinge um pico de capacidade de carga de até 270 kW. Isto permite que ele recarregue até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.

Design surpreendente

No interior do Audi RS e-tron GT o foco é no motorista, inspirado pela ideia de “monoposto”, uma característica dos modelos esportivos da Audi e do RS e-tron GT em particular.

O painel central é ligeiramente inclinado em direção ao motorista. O display do Audi virtual cockpit plus parece flutuar, enquanto o MMI touch é cercado por um acabamento black piano que fica acima do painel de instrumentos. O seletor compacto para as marchas está localizado no console do túnel central.

No interior do Audi RS e-tron GT, tudo está focado em um centro funcional: o banco do motorista.
No interior do Audi RS e-tron GT, tudo está focado em um centro funcional: o banco do motorista.

Os bancos são revestidos com uma combinação de couro artificial e material Kaskade ou com uma mistura de couro artificial e material de microfibra Dinamica. Materiais reciclados são usados nos dois casos, como fibras de poliéster que foram feitas de garrafas plásticas usadas, têxteis ou fibras residuais. O material de microfibra Dinamica é similar ao Alcântara, enquanto o Kaskade, cujo projeto de costura é baseado no visual da Singleframe, é criado a partir de fibras naturais como lã.

Além de todo esse luxo e conforto extremo, o RS e-tron GT ganhou um som esportivo exclusivo, um som sintético que oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração. O conjunto é composto por duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo.

O motorista ainda pode modular o som via Audi drive select. No perfil efficiency, somente o AVAS (Sistema Acústico de Alerta do Veículo) fica ativo, o que já gera um som mais amplo para reconhecimento de um veículo elétrico. O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O perfil dynamic torna o som ainda mais potente e o som interior é adicionado.

Já partindo para o exterior, a grade Singleframe do RS e-tron GT possui esquema invertido de cores, com o emblema Audi na frente. Já que o modelo é elétrico a grade está ali para ocultar a maioria dos sensores. Somente a parte inferior tem aberturas para passagem de ar.

Em toda a largura da traseira há uma faixa de luzes contínua, emoldurada por segmentos de LED em formato de V nas extremidades. Essa forma de sinalização, que une luzes de ré e de mudança de direção, é inédita em um Audi.
Em toda a largura da traseira há uma faixa de luzes contínua, emoldurada por segmentos de LED em formato de V nas extremidades. Essa forma de sinalização, que une luzes de ré e de mudança de direção, é inédita em um Audi.

Quem olha na lateral pode observar as linhas bem marcadas, que nasce no capô alongado e passa no para-brisa plano, até mergulhar na linha de teto rapidamente inclinada em direção à traseira. A tecnologia quattro é destacada nos arcos das rodas de liga-leve 21″ com detalhes em preto.

A traseira se destaca pela faixa de luz na lanterna que se estende em toda a traseira do veículo. Um difusor visualmente dá ao RS e-tron GT um inconfundível visual dentro do portfólio de produtos da Audi. O aerofólio corre em paralelo à faixa de luz.

Os faróis e as lanternas são elementos característicos do projeto exterior do RS e-tron GT e destacam ainda mais suas características de veículo esportivo. As luzes de condução diurna fornecem uma assinatura impactante das luzes de LED, junto com o característico friso azul do farol a laser.

Desempenho, motor e potência

O veículo está equipado com dois motores elétricos que proporcionam uma experiência de condução potente e eficiente. O motor situado na parte dianteira do veículo entrega 238 cavalos de potência, enquanto o motor traseiro oferece 455 cavalos, resultando em uma potência combinada de 598 cavalos. Este arranjo propicia um torque total de 84,6 kgfm. A capacidade de aceleração é um dos pontos fortes, com o carro alcançando de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. A plataforma sobre a qual o veículo é construído compartilha tecnologia de ponta com outros modelos de alta performance, garantindo não apenas velocidade, mas também estabilidade e segurança. A tração integral sob demanda e a transmissão automática de 2 marchas complementam suas características técnicas, oferecendo controle e resposta rápida em diversas condições de direção.

Consumo e autonomia

Em termos de eficiência energética, o consumo elétrico do carro é de 22,5 kWh por 100 km. A autonomia é outro aspecto relevante, sendo capaz de percorrer aproximadamente 313 km com uma única carga completa da bateria, que possui capacidade de 93,4 kWh. Estes números refletem a eficácia com que o veículo utiliza energia, maximizando o desempenho enquanto minimiza o consumo. As opções de recarga são versáteis, oferecendo 11 kW em corrente alternada (AC) e até 270 kW em corrente direta (DC), permitindo recargas rápidas e eficientes.

Interior

O interior do veículo é projetado para oferecer conforto e praticidade. Equipado com ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos em couro com ajustes elétricos e memória para o motorista, o ambiente interno promove uma experiência de viagem agradável para todos os ocupantes. A capacidade de carga útil é de 513 kg, complementada por um porta-malas espaçoso de 431 litros, o que é considerável para um veículo deste segmento. O design interno é focado não só no luxo, mas também na funcionalidade, com ampla visibilidade e acesso fácil a todos os controles e funções do veículo.

Medidas

As medidas incluem um comprimento total de 4989 mm e uma largura de 1964 mm. A distância entre-eixos é de 2900 mm, proporcionando uma cabine espaçosa. A suspensão do veículo, composta por sistemas independentes com braços sobrepostos na frente e multibraço na traseira, ambos com molas pneumáticas, oferece um equilíbrio ideal entre conforto e capacidade de resposta. O peso do veículo é de 2347 kg. Os freios são discos ventilados tanto na dianteira quanto na traseira, garantindo desempenho de frenagem superior. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 11,6 metros, e os pneus são dimensionados em 265/35 R21 na frente e 305/30 R21 na traseira, o que contribui para uma aderência e manuseio excepcionais.

Preço aproximado

O preço aproximado do veículo no mercado brasileiro é de R$ 1.108.621. Este valor reflete as tecnologias avançadas, o desempenho e o luxo que o modelo oferece. Considerando suas especificações técnicas, recursos de segurança, e eficiência energética, o preço é justificado para aqueles que buscam um veículo elétrico de alto desempenho e com características premium.

Ficha Técnica do Veículo

Geral

  • Ano: 2024
  • Propulsão: Elétrica
  • Combustível: Eletricidade
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Grande
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: Modelo 2024
  • Plataforma: Porsche J1
  • Série: GT RS

Motor Elétrico

  • Potência Dianteira: 238 cv
  • Torque Dianteiro: 42,3 kgfm
  • Potência Traseira: 455 cv
  • Torque Traseiro: 42,3 kgfm
  • Potência Combinada: 598 cv
  • Torque Combinado: 84,6 kgfm
  • Peso/Potência: 3,92 kg/cv
  • Peso/Torque: 27,74 kg/kgfm
  • Autonomia: 313 km
  • Capacidade da Bateria: 93,4 kWh
  • Potência de Recarga AC: 11 kW
  • Potência de Recarga DC: 270 kW
  • Consumo Elétrico: 22,5 kWh/100 km

Transmissão

  • Tração: Integral sob demanda
  • Câmbio: Automático de 2 marchas
  • Acoplamento: Direto

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola pneumática
  • Traseira: Independente, multibraço
  • Elemento elástico: Mola pneumática

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco ventilado

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 11,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 265/35 R21
  • Altura do flanco: 93 mm
  • Traseiros: 305/30 R21
  • Altura do flanco: 92 mm
  • Estepe: Não aplicável

Dimensões

  • Comprimento: 4989 mm
  • Distância entre-eixos: 2900 mm
  • Bitola dianteira: 1702 mm
  • Porta-malas: 431 litros
  • Peso: 2347 kg
  • Reboque sem freio: Não aplicável
  • Ângulo de entrada: 10,8 graus
  • Ângulo central: Não disponível
  • Inclinação lateral máx.: Não disponível
  • Altura mínima do solo: Não disponível
  • Largura: 1964 mm
  • Altura: 1396 mm
  • Bitola traseira: 1667 mm
  • Tanque de combustível: Não aplicável (Elétrico)
  • Carga útil: 513 kg
  • Reboque com freio: Não aplicável
  • Ângulo de saída: 12,7 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 250 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 3,3 s

Autonomia

  • Urbana: Até 313 km
  • Rodoviária: Variável com base no consumo e recarga

Equipamentos do Veículo

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Câmeras para visão de 360 graus
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de laser
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Assistente de desembarque
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Indicador de fadiga
  • Assistente de farol alto
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de permanência em faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Assistente de visão noturna (Opcional)
  • Vetorização de torque
  • Tração integral
  • Frenagem automática em manobras

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 3
  • Ar quente
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Assistente de estacionamento semiautomático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Coluna de direção com ajuste elétrico
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco do passageiro com ajuste elétrico
  • Banco do motorista com memórias de ajuste
  • Banco do motorista com ventilação
  • Extensão frontal do assento do motorista
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Controle automático de velocidade
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Assistente de centralização em faixa
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Retrovisor externo fotocrômico
  • Retrovisor externo com aquecimento
  • Rodas de liga leve
  • Teto panorâmico
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas climatizado
  • Recuperação de energia cinética
  • Controle eletrônico de amortecimento
  • Suspensão pneumática
  • Controle de largada
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Auto Hold
  • Tampa traseira motorizada
  • Esterçamento das rodas traseiras
  • Alças de segurança no teto
  • Capô sustentado por mola a gás

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução
  • Reconhecimento de placas de trânsito
  • Sistema de som premium Bang & Olufsen
  • Head-up display
  • Leitor de cartão de memória
  • HD interno

*Com informações da Audi e Webmotors.