O mercado de veículos eletrificados no Brasil iniciou 2025 com resultados expressivos, alcançando 7.785 unidades vendidas na primeira quinzena de janeiro. Esse número representa um crescimento de 20,89% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado pelo estoque de mais de 50 mil unidades importadas no ano anterior e por estratégias comerciais direcionadas.
Pontos Principais:
Os dados, compilados pelo consultor Marcelo Cavalcante, mostram que o segmento foi influenciado tanto pelo aumento na demanda quanto pela diversidade de modelos disponíveis. Com a entrada de novas marcas e a expansão de opções, o mercado tende a manter um ritmo de crescimento consistente ao longo do ano.
O destaque entre os segmentos foi dos híbridos plug-in (PHEV), que lideraram as vendas com 3.563 unidades, registrando um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento reflete uma preferência crescente por modelos que oferecem flexibilidade entre combustão e eletricidade.
Os híbridos leves (MHEV) tiveram a maior expansão percentual, com 254,42%, somando 1.843 unidades vendidas. Essa categoria foi impulsionada pela disponibilidade de modelos mais acessíveis no mercado nacional.
Por outro lado, os carros elétricos puros (BEV) registraram uma queda de 20,15%, com 1.629 unidades emplacadas. Já os híbridos convencionais (HEV) tiveram retração ainda mais acentuada, com redução de 52,62% e 750 veículos vendidos.
A liderança do mercado ficou com a BYD, que vendeu 2.989 unidades e obteve um crescimento de 43,56%. A Fiat ocupou a segunda posição no ranking, com 1.331 unidades, destacando-se na comercialização de híbridos leves.
Outras marcas que apresentaram resultados significativos incluem GWM, Toyota e Volvo. Além disso, as marcas Zeekr e Neta realizaram seus primeiros emplacamentos no Brasil, marcando o início de suas operações no mercado nacional.
Entre os modelos elétricos, o BYD Dolphin Mini liderou as vendas com 661 unidades. Outros modelos que se destacaram foram o BYD Dolphin (190 unidades), GWM Ora (177 unidades) e os modelos Volvo EX30 e XC40, com 146 e 99 unidades, respectivamente.
No segmento de híbridos, o BYD Song liderou com 1.583 unidades. Em seguida, vieram o GWM Haval H6, com 1.109 unidades, o Fiat Fastback, com 727 unidades, e o Fiat Pulse, com 385. O Toyota RAV4 completou a lista com 303 unidades.
Com o avanço das vendas e a diversificação do mercado, a expectativa é de que o segmento de veículos eletrificados continue crescendo em 2025. A fabricação nacional, especialmente de marcas chinesas, deve contribuir para esse avanço.
Além disso, a combinação de incentivos governamentais, novas tecnologias e uma maior variedade de modelos promete impulsionar ainda mais o interesse do consumidor. O setor também será influenciado pela entrada de novas marcas e pela consolidação daquelas que já possuem operação no país.